Como trabalhar a estratégia de posicionamento no seu e-commerce

por Rafaela Ricardo Quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020   Tempo de leitura: 6 minutos

Ter um empreendimento reconhecido e cheio de notoriedade é o sonho de qualquer empresário. Especialmente quando falamos em uma empresa que atua de forma online, ou seja, um e-commerce.

Para ter um bom posicionamento, é necessário ter planejamento, além de muita dedicação e paciência. No entanto, também não é preciso esperar até sua cartela de clientes chegar.

É possível criar estratégias para atrair clientes e ser posicionado nas primeiras páginas do Google, por exemplo!

Quer saber como fazer isso? Nesse post nós iremos explicar sobre algumas das estratégias de posicionamento mais utilizadas pelas empresas.

Entendendo o seu público-alvo

Antes de tudo, é importante ressaltar que nem sempre uma empresa sabe para quem ela está oferecendo seus produtos ou serviços. Esse, apesar de ser o erro mais comum, também é o que pode gerar prejuízos financeiros e diminuir o índice das vendas.

Para entender melhor sobre o que se trata o público-alvo, vamos te dar a seguinte situação: você atua em uma empresa que fabrica resina epóxi, ou que presta serviços de reciclagem de eletrônicos ou de manutenção de aquecedor a gás, por exemplo.

Para quais pessoas irá oferecer seus produtos ou serviços? Logicamente, para as que possuem as necessidades que podem ser solucionadas pelos seus produtos ou serviços.

Como se posicionar no meio online

Agora que você já sabe do que se trata o público-alvo, veja abaixo como se posicionar para que seu público encontrem sua empresa com mais facilidade:

Marketing de conteúdo

Basicamente, o marketing de conteúdo possui como finalidade criar conteúdos ricos e relevantes para atrair um público-alvo e transformá-lo em leads (potenciais clientes).

De outro modo, o marketing de conteúdo são textos escritos justamente para seu público. Esses conteúdos podem falar sobre suas principais dores e quais as soluções que eles podem alcançar por meio do que sua empresa oferece.

Criando assuntos relevantes, mais pessoas interessadas nos assuntos chegaram até seu site ou blog.

SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ou otimização para mecanismos de busca se trata de um conjunto de métodos e táticas aplicadas na estrutura de um texto, com o intuito de posicioná-lo nas páginas de busca.

De maneira mais simples, o SEO se baseia em estratégias para posicionar um site ou blog em páginas de busca, como o do Google, do Bing, entre outros.

Imagine um conteúdo do seu site estar nas primeiras páginas de busca do Google. Incrível, não é mesmo?

Redes sociais

Outra forma de se posicionar é por meio das redes sociais. Por sua vez, as redes sociais são espaços onde pessoas podem se relacionar e compartilhar diversas informações.

Já para os empreendimentos, as redes sociais servem como ferramenta de auxílio para divulgar a empresa, os produtos e os serviços.

As redes sociais mais utilizadas pelas empresas são o Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn, entre outros.

Cada uma dessas redes tem suas funcionalidades e características, e analisá-las é o melhor jeito de chegar até seu público-alvo.

Tenha sucesso em seu posicionamento

Ao longo do post, ficou claro que as estratégias de posicionamento requerem tempo e dedicação. Porém, quando é possível ver que os métodos foram importantes e geraram receitas, seu negócio pode obter sucesso.

Uma das estratégias mais utilizadas é o marketing de conteúdo, utilizado para criar conteúdos relevantes para seu público. Já o SEO, são estratégias para posicionar seu conteúdo, site ou blog.

Por último, as redes sociais são os melhores locais para se relacionar e se comunicar com seus leads e clientes de forma online. E você, o que acha de apostar nessas estratégias de posicionamento?

Leia também: Com crescimento de 18%, e-commerce deve movimentar R$ 106 bi em 2020, estima ABComm

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