Saiba como tornar suas vendas B2B mais eficientes

por Matheus Vasconcellos Quinta-feira, 16 de janeiro de 2020   Tempo de leitura: 5 minutos

O mercado B2B (business to business) diz respeito às vendas de produtos ou serviços entre empresas. Esse é um nicho que possui grande expressão e, por isso, existem estratégias de marketing específicas para essa área.

Com certas diferenças do marketing tradicional que busca alcançar o maior número de pessoas possíveis, as práticas de divulgação do B2B trabalham com um perfil específico de comprador. Geralmente, esse público-alvo se trata de um especialista que também busca algum benefício com aquela compra.

Para ter dimensão desse mercado, as transações digitais realizadas entre empresas movimentaram R$ 1,81 trilhão em 2017, marcando um crescimento de 12% em relação ao ano anterior, de acordo com pesquisa da E-Consulting.

As empresas que procuram por mais visibilidade e novas oportunidades de negócio. Para isso precisam estar atentas às formas de captar clientes. Considerando isso, separamos este conteúdo para entender como é atuar no B2B. Acompanhe:

Entenda como funciona o mercado B2B

Toda a comercialização de serviços ou produtos que ocorrem entre empresas. Para atingir o público-alvo, as ações de marketing devem ser voltadas para esse perfil.

Nas indústrias, por exemplo, tendo em mente que o mercado B2B trabalha com fornecedores de matéria-prima, todo o marketing deve ser elaborado para a captura desse tipo de comprador.

Os clientes do mercado B2B são exigentes e entendem do assunto. Por isso, mais que apenas uma forma de anunciar os produtos, o marketing desse segmento visa apresentar soluções para os clientes industriais.

Formas de atuar no mercado B2B

Uma maneira eficiente de fazer com que o seu negócio cresça é com a utilização de um marketplace. Antes que se pergunte o que é marketplace e como ele funciona para as vendas B2B, irei explicar.

Uma plataforma de marketplace se trata de um site ou aplicativo que possibilita a junção de compradores e vendedores de um produto ou serviço.

De um modo geral, esse modelo de negócio é voltado para uma quantidade grande de pessoas, ofertando produtos ou serviços de segmentos específicos. Exatamente por essa especialização, os marketplaces são eficientes no mercado B2B.

É possível divulgar qualquer tipo de produto ou serviço nessas plataformas, sendo excelentes para todos os negócios.

Para produtos e serviços específicos, como a venda de ímã de ferrite, ou mesmo objetos mais comuns, como um soleira de mármore para residências ou um serviço de reciclagem de eletrônicos.

Essas são vitrines online, que unem produtos específicos aos potenciais clientes que desejam consumi-los. Tudo isso de forma segura e com a credibilidade transmitida pelo marketplace.

Aumente os negócios no ramo B2B

Como vimos ao longo deste conteúdo, para alcançar mais clientes no segmento B2B, a estratégia de marketing deve ser voltada a isso.

Diferente do marketing tradicional, o público desse segmento é especialista e procura boas oportunidades de negócio.

Mas, agora que chegamos aqui, o que achou das nossas informações? Entender as informações necessárias antes de elaborar sua estratégia é uma maneira assertiva de conseguir alavancar suas vendas.

Com mais visibilidade, sua indústria consegue aumentar o número de clientes no ramo B2B, elevando as vendas e consequentemente o lucro e a relevância do seu negócio.

Leia também: B2B: como fazer, gerenciar e vender melhor?


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