Logo E-Commerce Brasil

Top 5: tendências do varejo de moda online

Por: Fernanda Weber

Especialista em Negócios da Moda, com formação em Design. Trabalhou como estilista e vivencia o varejo de moda do desenvolvimento de produto ao pós-venda. Entrou para o mundo digital como empreendedora e hoje gerencia e participa de projetos de ECommerces.

No mundo do varejo de moda as novidades precisam ser constantes, tanto em produto quando no atendimento, nas lojas físicas e virtuais, e principalmente na experiência do cliente com a marca. Hoje, o mundo digital é um fato, não tem volta, e por isso o mercado de moda está em movimento, buscando inovações para atender às novas demandas dos consumidores – que hoje entendem a marca como um todo e não fazem distinção do online e off-line (físico).

Dentre tantas tendências, selecionei as que considero “Top 5” de importância, pontos que precisam estar em foco agora, como guia para os próximos passos de crescimento.

São elas:

1- Mobile E-commerce

A compra pelo celular já representa mais que 40% das vendas do varejo online segundo dados Ebit. O cliente mobile precisa de atenção, a navegação no mobile precisa atender as necessidades dos usuários de forma intuitiva e fluida para que a conversão de compras aconteça.

Estudos de usabilidade são essenciais para chegar em um layout que faça sentido para a marca e seus clientes alvo, que hoje esperam (às vezes até sem saber) que todos os sites sejam responsivos e funcionem no celular e em tablets. A “cultura do teste” (que deve fazer parte de qualquer e-commerce), precisa estar viva nas empresas para que soluções e inovações aconteçam, pois as melhorias precisam que ser constantes.

2- Multicanalidade e Omnichannel

Hoje, não basta vender em vários canais (multicanal), como loja física, e-commerce, whatsapp, instagram. Além de ter vários pontos de venda, é preciso que estes canais se comuniquem e estejam em sintonia (omnichannel).

Se a cliente comprou no site, ela espera poder trocar em uma loja física. Se comprou um short ou um vestido na loja física, ela espera que os próximos e-mails marketing que ela receberá tenham peças complementares, do tamanho dela, para estimular uma nova compra. Nesse sentido, trabalhar os dados dos cadastros dos clientes é primordial. Dados valem ouro no varejo, só é preciso traduzi-los para o seu negócio.

3- Experiência

A experiência do consumidor nos pontos de venda e pontos de contato com a marca (redes sociais) transformam consumidores em fãs. Como consumidor, os clientes estão cada vez mais exigentes e demandam experiências de compra cada vez mais simples, fáceis e rápidas.

Como fãs, os clientes querem ser reconhecidos como tal e esperam ser surpreendidos com detalhes como personalização (uma mensagem em seu nome, ou quem sabe um mimo) e esperam receber comunicação da marca focada e assertiva em seus gostos e preferências.

4- Provadores virtuais e realidade aumentada

Provadores virtuais estão cada vez mais populares e presentes nas lojas virtuais. Os provadores aumentam as chances de vendas assertivas e diminuem as quantidades de troca.

Com a realidade aumentada em vista, o próximo passo é oferecer aos clientes uma vivência de experimentação de produtos com tamanhos, combinações, opções de cores etc e com isso fazer com que o contato do cliente com a marca fique cada vez mais estreito e emocional.

5- Entrega expressa

Entregas expressas são uma forma diferenciada de atender clientes de moda online. Entregas de duas, três horas, no mesmo dia ou em até vinte e quatro horas estão ficando comuns e existe demanda para isso.

O preço mais alto para uma entrega como esta faz parte e os clientes virtuais já entendem isso. Necessidades como compra de uma peça para um evento inesperado ou um presente que não deu tempo de comprar são atendidas com essa entrega. Ter esta opção é um diferencial!

Tendo estes pontos em vista, é importante desenhar as prioridades da empresa e traçar metas para que os projetos saiam do papel. O mercado de moda é ágil e inquieto, acompanhar as tendências é essencial para se manter atual e saudável em um mercado como este, sempre de olho no que vem por aí.