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TikTok vira nova opção de busca para consumidores

Por: Felipe Paniago

Cofounder e CMO do Reclame AQUI.

Primeiramente, é fato que o TikTok tem se consagrado como uma das redes sociais mais relevantes do momento. Mas o que muita gente não sabe é que o aplicativo está concorrendo com o Google. Afinal de contas, o app de vídeos já virou uma ferramenta de buscas para os consumidores.

Sendo assim, é importante ficar de olho na tendência para atrair clientes e vender mais. E é justamente esse o tema do nosso artigo. Saiba mais!

TikTok: febre no Brasil e no mundo

Em primeiro lugar, o TikTok é uma rede social focada em conteúdos em vídeos. No início, a plataforma permitia postagens de mídias de, no máximo, 15 segundos. No entanto, agora, os usuários podem postar conteúdos de até dez minutos.

E para você entender melhor o sucesso do TikTok, trouxemos alguns números interessantes sobre a rede social. Olha só!

Número de usuários

Segundo dados da Statista, o TikTok foi o app mais baixado do mundo em 2021. E, olha, a tendência de alta continua, viu? Isso porque a rede social se manteve em primeiro lugar no número de downloads no primeiro trimestre de 2022.

Tem mais: no mundo inteiro, a rede social reúne cerca de um bilhão de usuários. Só por aqui, são mais de 29,7 milhões de pessoas usando a plataforma. A título de curiosidade, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking global de países com mais usuários no TikTok, perdendo apenas para Estados Unidos e Indonésia.

Perfil dos usuários

As mulheres são maioria no app. De acordo com pesquisas, aproximadamente 59% dos usuários são do gênero feminino. Os homens representam 39% dos usuários e 2% se declaram não-binários.

Outro fator bem marcante é a idade dos amantes do TikTok. Segundo levantamentos, por volta de 85% dos usuários têm menos de 35 anos. Isto é, a rede social é queridinha dos jovens.

A maior adesão, na verdade, está entre pessoas de 18 a 24 anos (42%). Em seguida, aparecem os adolescentes de 13 a 17 anos (27%), jovens de 25 a 34 anos (16%), pessoas na faixa dos 35-44 anos (8%), quem tem mais de 55 anos (4%) e, por último, usuários de 45 a 54 anos.

Aliás, os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vão de encontro a isso. De acordo com a pesquisa feita pelo instituto sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC Domicílios), aproximadamente 46% dos adolescentes – 10 a 17 anos – têm conta no TikTok.

Algoritmo: modus operandi da rede social

Antes de tudo, vale esclarecer o conceito de algoritmos das redes sociais. Na prática, é um conjunto de regras de classificação dos conteúdos com o objetivo de entregar vídeos alinhados aos gostos de cada usuário.

É justamente por causa do algoritmo que as redes sociais são tão viciantes. Só no TikTok, por exemplo, o brasileiro gasta, em média, 5,4 horas por dia.

Mas a pergunta que não quer calar é: o que a rede social considera na hora de fazer essa classificação? Explicamos a seguir!

Configurações de conta e do dispositivo

Ao criar a sua conta no TikTok, o app pede uma série de informações sobre você e seus principais interesses, como dança, animais, beleza, comida, comédia etc. A plataforma mostra as primeiras indicações com base nessas marcações.

Mais: as configurações do dispositivo também são consideradas – se o usuário permitir, é claro. Se o seu aparelho está configurado em português do Brasil, por exemplo, o app privilegia a exibição de conteúdos produzidos por aqui, entende?

Interações

Curtidas, comentários, visualizações, compartilhamentos, salvamentos, tempo médio de exibição, taxa de conclusão, conteúdo do vídeo, vídeos marcados como “não tenho interesse” e por aí vai.

Cada passo que você dá no TikTok contribui para o algoritmo entender melhor o seu gosto. Assim, o app passa a exibir conteúdos mais alinhados aos seus interesses.

Mudança de comportamento: TikTok é nova opção de buscas para consumidores

Que o TikTok é um forte concorrente do Facebook, do Instagram e do YouTube ninguém duvida, não é mesmo? Mas quem diria que aplicativo incomodaria o maior motor de buscas, o Google?

Pois acredite se quiser: a gigante de tecnologia já identificou uma mudança importante de comportamento. De acordo com o próprio buscador, cerca de 40% dos usuários da geração Z usam o TikTok para fazer pesquisas em vez de dar aquele famoso Google. Então, a rede social, que antes era usada apenas para entretenimento, virou uma ferramenta para buscas de informações.

Na hora de escolher um restaurante para jantar, por exemplo, os usuários pesquisam opções no TikTok. Na oportunidade, eles podem ver diversos vídeos feitos no local e tomar a sua decisão. Agora, imagine uma pessoa em busca de uma receita. Em vez de jogar o nome do prato no Google ou até no YouTube, esse pessoal mais jovem prefere a rede social de vídeos curtos. Assim, é possível a preparação de forma bem mais rápida e prática.

E olha: o mesmo vale para a busca de produtos de vários nichos, viu? De acordo com dados do aplicativo de vídeos, 74% dos usuários se sentem motivados a saber mais sobre um produto após ver algum conteúdo promocional. Além disso, os conteúdos exibidos no TikTok são decisivos para a decisão de compra para 66% dos usuários.

O fato é que os nativos digitais preferem consumir conteúdos visuais e que ofereçam experiências mais imersivas. É daí que vem o sucesso do TikTok. E para correr atrás do prejuízo, o Google já pensa em alternativas para tornar a ferramenta mais dinâmica. Nós vamos aguardar por aqui os próximos capítulos para conhecer as novas estratégias do buscador.

Resumindo: o TikTok caiu no gosto dos brasileiros e já virou a nova ferramenta de buscas para consumidores, em especial para os usuários da geração Z. Para atrair esse perfil de público, portanto, é importante marcar presença por lá e investir em conteúdos que gerem engajamento.

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