Logo E-Commerce Brasil

Geração T: como o TikTok está revolucionando o mercado digital

Por: Alfredo Soares

Empreendedor hustler e palestrante com experiência em empreendedorismo, Soares tem dois grandes cases bootstraps no cenário de startups brasileiro. Atualmente é Head Global SMB da VTEX e está na frente da Loja Integrada.

Lançado em 2016, na China, com o nome de Douyin, o aplicativo de mídia para compartilhar e criar vídeos de curta duração se tornou popular no final de 2017 com o nome TikTok, e rapidamente atingiu o status de fenômeno global.

Desde sua criação, a marca foi a que mais cresceu no mundo, 215%, e também foi reconhecida como a mais popular do planeta no período de pandemia, com número de usuários ativos superando um bilhão mensalmente. O sucesso colocou a ByteDance, dona do TikTok, como a startup mais valiosa de todas, chegando a US$ 350 bilhões e superando a SpaceX de Elon Musk.

Confira os números sobre a ascensão do TikTok, principalmente entre jovens e durante a pandemia de Covid-19.

O app já faz frente a todo o ecossistema desenvolvido por Mark Zuckerberg, sendo o sexto mais utilizado:

  1. Facebook
  2. WhatsApp
  3. YouTube
  4. Instagram
  5. WeChat
  6. TikTok

Com um horizonte tão promissor, não é de se estranhar que ele tenha se tornado um canal interessante para os negócios no ambiente digital. Para se ter uma ideia, só em 2021, foram gastos mais de US$ 2,3 bilhões dentro do aplicativo.

Os números também surpreendem no Brasil, país que só perde para a China no total de usuários. São 4,72 milhões de brasileiros que dedicam mais de cinco horas de suas vidas diariamente dentro do canal. A média de tempo gasto dentro do app é a maior do mundo, superando até mesmo o YouTube. E não para por aí, em janeiro de 2020 fomos responsáveis por 10% de todos os downloads do TikTok no mundo, ou seja, aproximadamente 11 milhões em um único mês.

Um futuro de possibilidades>

Hoje, as mulheres são maioria dentro do aplicativo, representando 59% do total de usuários. As pesquisas também mostram que 66% do público têm menos de 30 anos, com a maioria entre 16 e 24, indicando uma nova tendência de comportamento dos jovens, que passam a deixar o Instagram e o Facebook gradualmente.

Além disso, uma informação chama a atenção nesse novo cenário: aproximadamente 35% das pessoas que utilizam o TikTok com frequência informaram que estão assistindo menos TV após o uso do app, e 25% do total buscam comprar um produto na internet imediatamente após serem impactados por ele na rede social.

Especificamente no Brasil, 38% dos usuários já compraram alguma coisa após serem ativados por anúncios no TikTok, e 74% deles demonstram interesse nos produtos e serviços oferecidos ali dentro. Os resultados vão além: para 66% deles, a rede foi fundamental na tomada de decisão para a efetivação de uma compra. Além disso, algumas hashtags se destacaram dentro do TikTok em 2021:

  • #empreendedorismo: 1.3 bilhão de visualizações
  • #empreender: 420 milhões de visualizações
  • #empresa: 323 milhões de visualizações
  • #pequenosnegocios: 194 milhões de visualizações
  • #negocioonline: 82 milhões de visualizações

E você? Já conhecia o aplicativo? Acha que ele pode ser um bom canal de aquisições no seu negócio?

Fontes: Statista, WeAreSocial, BusinessOfApps, App Annie, TikTok, OpinionBox

Leia também: TikTok está transformando o marketing e as vendas em 2022