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TikTok e e-commerce: como promover o seu negócio nesta rede social

Por: Maria Lilian

É natural do México e formada em Design na Faculdade de Sonora. Possui mais de 10 anos de experiência em branding e e-commerce e já atendeu empresas no México, Paraguai, Brasil, EUA e Índia. Atualmente, é CEO da Agência Mango, especializada em Inbound Marketing para e-commerces.

Talvez você já tenha ouvido falar ou até baixou o aplicativo do TikTok no seu celular. Para a maioria das pessoas, principalmente a galera da minha geração (rs), ele provavelmente deve ser mais uma, entre as tantas, plataformas de vídeo. Mas, te garanto: é muito mais que isso! O que pouca gente sabe é que TikTok e e-commerce podem caminhar de mãozinhas dadas e gerar ainda mais lucro para a sua empresa!

De acordo com a Sensor Tower, empresa de marketing do Vale do Silício que monitora dados das redes sociais, só nos três primeiros meses de 2020 o app bateu o recorde de downloads na Apple Store e no Google Play e atingiu um total de 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo!

E os números não pararam por aí. Durante a pandemia, causada pelo covid-19, o app (também) chinês, foi o aplicativo mais baixado do mundo e teve 2 bilhões de downloads concluídos. Portanto, se você ainda pensa que o TikTok é brincadeira de criança, está na hora de rever seus conceitos!

Claro que os jovens Millennials e a Geração Z estão mais “encantados” com a ferramenta, no entanto, como essa é a plataforma de mídia social que mais cresce no momento, usar o TikTok na estratégia de marketing do seu e-commerce é uma maneira inteligente de dominar o mercado. Especialmente se a sua persona estiver na adolescência ou no início dos vinte anos.

Obviamente, o TikTok não é a plataforma certa para todos os tipos de negócios, mas se usado da maneira certa poderá apresentar seu serviço ou produto a um grande público.

Estude a plataforma

A última coisa que você quer é investir em marketing nas redes sociais e parecer que não sabe o que está fazendo. Para evitar que seja rejeitado pelos usuários do TikTok, você precisa conhecer a plataforma e suas funcionalidades.

Ao estudar que tipo de conteúdo funciona e como interagir com outras pessoas, sua empresa pode se encaixar na cultura naturalmente. Se você já sabia como ganhar seguidores no Instagram, por exemplo, você pode até utilizar de algumas estratégias parecidas e fazer alguns testes!

O TikTok tem tudo a ver com conteúdo divertido e visualmente atraente. Portanto, o aplicativo não é o lugar para argumentações sérias ou que criem polêmicas. O TikTok é usado principalmente por pessoas entre 16 e 24 anos, então busque se conectar com eles de uma forma criativa se quiser ter sucesso.

Crie conteúdo divertido

Agora que você sabe que o TikTok tem tudo a ver com diversão e criatividade, é hora de colocar a cabeça para pensar e fazer suas próprias dublagens ou dancinhas!

Além disso, um dos maiores benefícios do TikTok é que você não precisa criar vídeos profissionais. Apenas puxe o seu smartphone do bolso e começar a filmar.

Mas, fique atento: embora alguns vídeos “malucos” sejam populares no TikTok, não tente criar um meme ultrajante se esse não for o estilo do seu negócio. Ao invés disso, você pode mostrar seus produtos de forma atraente, usando músicas, danças, dublagens etc.

Foque no que é simples e original! Um vídeo alegre, que mostre as vantagens da sua marca, será mais autêntico do que se sua empresa tentar criar um meme viral e fracassar.

Lance um desafio de hashtag

Outra forma de promover seu negócio no TikTok é lançando um desafio de hashtag. Um desafio de hashtag é quando você incentiva os usuários do TikTok a criar ou recriar conteúdo e adicionar a hashtag da sua marca.

Por exemplo, a marca Guess foi uma das primeiras empresas a lançar um desafio de hashtag. Eles encorajaram os usuários do TikTok a se filmar usando a nova linha de jeans da empresa com a hashtag #InMyDenim.

Esta estratégia não apenas promove apenas o seu negócio, mas também estimula a interação e o envolvimento do usuário.

Trabalhe com influenciadores do TikTok

Os influenciadores específicos do TikTok podem não ser tão famosos ainda, mas possuem muito potencial e você pode trabalhar com eles para ampliar seu alcance na plataforma. A geração Z normalmente se opõe a qualquer coisa que se pareça com um anúncio tradicional. Portanto, trabalhar com influenciadores pode realmente ajudá-lo a fazer uma conexão com esses usuários.

Para obter resultados certifique-se de que o público do influenciador corresponda ao seu público-alvo. Para encontrar o influenciador certo para o seu negócio, você pode procurar ferramentas online que permitem pesquisar biografias no TikTok, procurar menções de outras marcas, as linguagens mais populares usadas em um público influenciador e muito mais.

Aproveite as vantagens da publicidade do TikTok

Demorou um pouco, mas a TikTok finalmente introduziu anúncios em sua plataforma. O TikTok oferece cinco tipos diferentes de anúncios, incluindo:

TopView

É um formato focado nos vídeos, com até 60 segundos de duração em tela cheia, reprodução automática e som ligado. É o anúncio mais impactante e com maior capacidade de prender a atenção de um consumidor.

Brand Takeover

Anúncios estáticos ou em vídeos de 3 a 5 segundos em tela cheia, normalmente redirecionando a um link externo.

In-Feed Ads

Anúncios veiculados através de um perfil próprio da marca, com até 60 segundos de duração. Funciona como qualquer outro perfil de criador e permite a interação dos usuários em curtidas, comentários, compartilhamentos e gravação utilizando a mesma música.

Branded Hashtag Challenge

Em vez de tentar tornar um desafio de hashtag viral por conta própria, você pode usar hashtags promovidas para obter mais engajamento.

Branded Effects

Uso de filtros e efeitos especiais com realidade aumentada para a exposição dos produtos ou da marca.

Agora é com você

Então, o TikTok fez um pouco mais de sentido para você agora? Se o seu e-commerce tem um público-alvo mais jovem, essa rede social é o lugar perfeito para chamar a atenção dos seus consumidores.

Use essas dicas e obtenha o máximo de sua estratégia, além de claro, promover o seu e-commerce enquanto faz umas dancinhas também (brincadeirinha, rs)!

E por último: lembre-se sempre de avaliar os resultados para identificar se você está fazendo a divulgação correta da sua marca nas redes sociais!