Logo E-Commerce Brasil

Tendências para o consumo em 2021 - e por que você deve ficar de olho nelas

Por: Sirlene Costa

CEO da marca Dassi Boutique. Atualmente, a empresa possui o e-commerce e duas lojas físicas, com faturamento em torno de R$ 10 mi.

O mundo inteiro tem passado por profundas e rápidas transformações desde o início da pandemia do coronavírus. Aqui no Brasil, estamos prestes a completar um ano desde que tudo se alterou nas nossas vidas, rotinas, negócios, estudos, lazer e demais experiências do dia a dia. Com tantas mudanças, é claro que os hábitos de consumo também se alteraram, trazendo novas perspectivas e tendências para 2021.

Para quem trabalha com o varejo, é essencial ficar de olho nessas tendências. Afinal, são elas que definirão como seu negócio vai se relacionar com o consumidor da melhor maneira possível nesse cenário.

O que vem por aí

Relação com o universo digital

Na pandemia, a relação com o universo digital passou por extremos, positiva e negativamente, como sabemos. Se por um lado as telas ajudaram a transpor as barreiras físicas impostas pela quarentena, por outro houve a fadiga e a saturação justamente pelo uso intenso das telas. Isso porque praticamente todas as atividades rotineiras — estudos, trabalho, lazer, relacionamentos — passaram a ser realizadas online. E aí, como equilibrar esses extremos em 2021 na relação com o seu cliente?

Uma recomendação que dou é proporcionar experiências mais ricas, com conteúdo mais humanizado, focado na qualidade de vida e nas histórias pessoais. Acredite: tem tudo para ser um bom caminho. Oferecer ferramentas para tornar a experiência de compra mais autônoma também é importante. Vídeos explicativos, tutoriais, reels… O conteúdo precisa ajudar o cliente e realmente trazer melhorias para o dia a dia dele.

Minimalismo

A crise geral que se instaurou com a pandemia trouxe muitas reflexões. Entre elas, a de que muitas pessoas entendessem que o consumo consciente é algo importante para a vida individual e também do planeta. Se a ostentação antes ditava as regras, agora o minimalismo é quem dá as cartas. Ofereça para seus clientes dicas de conservação de peças de vestuário, ou de criação de diversos looks com uma peça chave. Busque conteúdos que reforcem essa importância.

Experiências transformadoras

A atenção às necessidades do outro e o fortalecimento dos vínculos emocionais são tópicos que tomaram grande força nesse período — e não é para menos. A dura experiência que estamos atravessando une as pessoas, mesmo que elas sejam muito diferentes entre si. Portanto, iniciativas solidárias fortalecerão sua marca e ainda ajudarão tanta gente que está precisando. Mobilize sua empresa em ações altruístas. Crie promoções que beneficiem de alguma forma quem necessita. Não é só sua marca que ganha — o mundo também.

Vale também destacar que pautas como a proteção ambiental, a saúde física e mental e o comércio local também ganharam grande relevância em 2020. E, pode apostar: estarão ainda mais em foco em 2021. Sabendo dessas tendências, é possível trabalhar o marketing da sua empresa de forma responsável, humana e que ofereça conteúdo e experiência de valor para seus clientes.