Tendências para lojas virtuais em 2016

por Eduardo Macedo Segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

2016 promete ser um ano de grande lucratividade e crescimento para o e-commerce mundial, segundo relatório da Kantar Worldpanel, as lojas virtuais vão movimentar $53 bilhões de dólares em todo o planeta. Para acompanhar o crescimento dos sites de vendas online, você deve ficar atento às tendências.

Por isso, listamos alguns dos principais movimentos para o mercado digital que você precisa estar por dentro, e se possível, implementar em seu negócio.

Mobile – (Mais do que tendência, uma realidade)
Segundo pesquisa feita pela Coupfy, as compras por celulares e tablets, mais conhecida por mobile commerce, devem crescer 42% até o final de 2016. Só no primeiro semestre de 2015, o volume de compras por dispositivos móveis cresceu 10,1% se comparado ao ano anterior. O mobile apresenta uma nova necessidade, os sites responsivos.

Mas, o que são sites responsivos?
Quando você acessa um site pelo computador, pelo celular ou tablet e tem a mesma experiência de navegação. Uma vantagem proporcionada por layouts responsivos é a indexação junto aos buscadores, o Google indexa muito melhor um site que é capaz de se adaptar aos dispositivos móveis. Algumas lojas também tem apostado em aplicativos mobile, mas isso vai depender muito mais da sua estratégia de negócio.

Engajamento social
Hoje vivemos um momento em que se intensifica o uso das redes sociais. 2015 foi considerado o ano de maior uso das redes sociais, mas 2016 promete superar as expectativas. Conforme publicado pelo portal O Globo, em maio de 2015, os brasileiros gastaram 650 horas por mês em redes sociais, 78% dos usuários de internet em nosso país utilizam o Facebook. Por isso, é importante estar presente e desenvolver uma estratégia onde seja possível converter esse público potencial em clientes. Umas das frentes para trabalhar redes sociais é o marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo
Essa tendência, que já vem sendo trabalhada em 2015, vai se intensificar no próximo ano. Ser reconhecido pelo conteúdo gerado e se tornar referência nos principais temas do seu negócio é o que vai guiar as estratégias de marketing em 2016. O marketing de conteúdo funciona como uma forma de atrair clientes por meio de materiais especiais como, blog com conteúdos relacionados ao segmento que sua loja virtual se encaixa, eBooks, pesquisas, entre outros. Segundo uma pesquisa realizada pela Startup Rock Content, em 2016, 70% dos entrevistados pretendem aumentar seu orçamento em marketing de conteúdo.

Segurança e Credibilidade
Com o aumento do número de sites de compra na Internet o número de ataques cibernéticos também vem crescendo. Segundo pesquisa da Karspersky Lab, o número de crimes online contra negócios mais do que dobrou em 2015. Na medida em que os clientes chegam até sua loja virtual, você precisa oferecer um ambiente que seja convidativo a compra, isso será fundamental para a conversão. Mas, além da usabilidade e um site que proporcione uma experiência de compra agradável, o cliente precisa se sentir seguro ao inserir seus dados, por isso tome alguns cuidados, dentre eles a utilização do certificado digital SSL.

O certificado é essencial para a transição de dados. Além de ser obrigatório, você melhora sua indexação no Google, pois o buscador prioriza sites que tenham certificado digital. Outra medida de muito impacto para o seu negócio é a utilização de um selo de segurança, como o da Site Blindado, que atesta que a loja realizou testes e corrigiu as vulnerabilidades existentes no site. Esse selo pode ser encontrado em algumas das principais lojas virtuais do Brasil

Business Inteligence
O BI ou Business Inteligence nada mais é do que coletar, organizar e apresentar dados de navegação ou qualquer outra informação de forma estruturada. Atualmente é praticamente impossível desenvolver ações de venda, promoções, estruturar uma campanha sem essa análise prévia.

Com o BI, é possível identificar padrões de comportamento do seu consumidor, formas que ele tem interagido com a sua mareca, hábitos de busca e compra entre outros insights. Todas essas informações servirão de base para o seu time de marketing trabalhar as ações junto aos consumidores finais.

Marketplace
O Marketplace já é mais do que uma tendência no mercado de e-commerce. Para que você tenha um panorama do cenário, dos mais de 320 milhões de produtos oferecidos no site da Amazon, 80% são oferecidos via Marketplace.
O conceito de Marketplace é muito simples: um lojista se credencia em um grande player para comercializar seus produtos dentro desse site. Isso significa que as grandes lojas virtuais se tornam vitrines para que você possa oferecer seus produtos para os milhões de clientes que acessam essa loja virtual diariamente.

Programas de fidelidade
Com o aumento da concorrência no mercado online, fidelizar o cliente tem se tornado um desafio para as lojas virtuais. Algumas tem utilizado os programas de fidelidade para aumentar o número de clientes que voltam a comprar no site.
Os modelos de programas são diversos, existem os mais comuns em que o cliente acumula pontos conforme realiza as compras até novas formas que são mais como planos de assinatura. Alguns desses oferecem benefícios como entregas mais rápidas, frete grátis em todas as compras e promoções exclusivas.

Entrega no mesmo dia
Hoje o consumidor possui diversas possibilidades para pesquisar o melhor preço e a entrega mais rápida.
Vantagens como entrega no mesmo dia para compras realizadas até determinado horário estão se tornando um diferencial para atrair clientes. O frete grátis que foi comumente utilizado no boom do surgimento das lojas online não é mais tão atrativo quanto a entrega em 24 horas.

Além de todos esses itens e tendências, você deve se preocupar com outros aspectos da gestão do e-commerce, como treinamento do time e melhorias em tecnologia, por exemplo. 2016 promete muito ao ambiente online e você deve se atentar a todas as novidades e se destacar perante a concorrência.

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