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Tendências para as vendas em marketplace para 2018

por Igor Castanho Terça-feira, 28 de novembro de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Com o fim de 2017 se aproximando há uma tendência natural de que os agentes econômicos comecem a traçar perspectivas para o ano que está por vir. No segmento de e-commerce essa análise é particularmente interessante, já que o setor passa por um momento de grande ebulição.

Nesse contexto, vale a pena realizar o recorte de um modelo de vendas específico: os marketplaces. Essa estratégia comercial tem ganhado relevância para os grandes varejistas digitais, ao mesmo tempo em que segue proporcionando resultados interessantes para os lojistas parceiros.

Tomando como base mercados nos quais o modelo já está amadurecido (Estados Unidos e China, por exemplo), é possível antecipar alguns fatos que tendem a se tornar realidade no Brasil em 2018. Listamos a seguir algumas das tendências mais prováveis:

Aumento no número de canais

A expansão do marketplace da Amazon neste ano foi um dos fatores de maior impacto para o setor, com efeito até mesmo no comportamento dos preços de ações de grandes e-commerces.

Em 2018, novos players devem entrar nesse segmento, ao mesmo tempo em que os agentes já consolidados tendem a ampliar a oferta de serviços disponíveis para os lojistas parceiros (como soluções de logística e fulfillment, por exemplo).

Crescimento no número de lojistas parceiros

Para manter o ritmo de crescimento do modelo, os canais devem dar continuidade ao esforço de atrair novos comerciantes parceiros. Para isso, vão pesar alguns argumentos como aumento nas vendas, maior visibilidade para a marca e diversificação dos canais de divulgação.

Esses são os principais benefícios apontados pela pesquisa Vender em Marketplaces: diagnóstico e tendências no Brasil , elaborada pelo Olist, a qual ouviu quase 600 lojistas.

Obsessão por boa performance e atendimento

Com o aumento no volume de lojistas operando em parceria com grandes e-commerces, as exigências em termos de qualidade de atendimento vão se intensificar ainda mais.

O objetivo disso é garantir uma boa experiência de compra aos consumidores. Grandes e-commerces têm ajustado e aprimorado seus programas de reputação para se adequar a essa realidade e valorizar os parceiros com performance de excelência.

Maior confiança dos consumidores

Ano após ano os marketplaces tornam-se mais familiares na rotina de compra dos consumidores digitais. Marcas de renome nacional têm firmado parceria com os grandes e-commerces para operar dentro desse modelo, contribuindo para criar um senso de familiaridade perante os clientes.

O aumento na oferta de itens de nicho (cauda longa) também tem contribuído para essa atração de novos compradores.

Amadurecimento do ecossistema

As soluções tecnológicas que visam facilitar e otimizar a venda por meio de marketplaces têm se tornado mais robustas e estão incorporando novos recursos que visam simplificar ainda mais todo o processo de venda.

Esse ciclo de evolução tende a se intensificar ainda mais em 2018, tanto por meio de aquisições realizadas por grandes grupos quanto pelo surgimento de novas plataformas.

Todas essas novidades são acompanhadas de um relevante grau de otimismo por parte dos lojistas que atuam nos marketplaces. A pesquisa realizada pelo Olist identificou que 89% dos comerciantes adeptos do modelo projetam um aumento nas vendas nos próximos 12 meses.

Os varejistas que estiverem melhor preparados para esse cenário tendem a sair em vantagem na disputa por vendas. Para isso é preciso ter um propósito claro: a excelência no atendimento ao cliente. Desse modo, será mais fácil lidar com todas as novidades previstas, transformando-as em vantagem competitiva.

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