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Tendências para 2018: conteúdo em e-mail personalizado

por Freddy Thorvaldsen Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018   Tempo de leitura: 3 minutos

E-mail marketing continua sendo uma das ferramentas mais eficazes em marketing digital. E não será diferente em 2018, pesquisas apontam para isso. De acordo com levantamento da Radicati, uma mensagem tem 5x mais chances (você leu certo, cinco vezes mais!) de ser visualizada no e-mail do que em redes sociais. E o Marketing Sherpa nos mostra que 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais via e-mail que pelas redes sociais.

E qual é o diferencial que mantém o e-mail marketing no topo quando o assunto é divulgação online?

Para quem não sabe, através do o e-mail marketing além de vender, você pode engajar seus leads através de conteúdos originais, manter contato, educar sua base, fidelizar clientes. Essa é uma das poucas ferramentas que além de permitir que você analise todo o histórico de interesses do seu lead ou cliente, tenha o contato direto que outras ferramentas não proporcionam.

Mensagem só autorizada

Ao contrário das mídias sociais que utilizam estratégia mais invasiva, baseada em perfis de consumo, no e-mail marketing só pode receber sua mensagem quem o autorizou a enviá-la. Aí já temos um primeiro passo importante: a iniciativa em receber seu conteúdo parte do próprio lead.

De acordo com dados da Salesforce, 95% das pessoas que optam por receber mensagens de uma marca creem na utilidade dessas mensagens. E, segundo a Exact Target, 70% dos usuários afirmam que sempre abrem e-mails de suas empresas favoritas. Um fator que influencia a 64% dos destinatários a abrir as mensagens é o endereço do remetente, o assunto do e-mail está em segundo lugar com 47% das taxas de abertura, conforme aponta Outbound Engine.

Viu só como ser reconhecido como um remetente aceito e confiável é super importante?

Segmentar é o diferencial

Em 2017, a segmentação teve 80% da prioridade nas campanhas de e-mail marketing e foi uma das técnicas mais utilizadas neste período. É o que nos mostra o estudo Email Marketing Industry Census 2017, da Econsultancy em parceria com a Adestra. Porém, houve aumento de apenas 1% em relação ao ano anterior. Isso nos mostra que muitos negócios ainda não utilizam essa estratégia.

Para fazer parte da vida de seu cliente é necessário ser mais empático. Mostrar que se importa com ele, que entende suas necessidades e gostos. Portanto a automação passa a ser importante aliada. O levantamento do Lenskold Group mostra que empresas que priorizam automação de e-mail possuem 133% mais chance de enviar mensagens relevantes, e que tenham a ver com o estágio o qual se encontra o consumidor no funil de vendas. Essa é uma dica importante sobre como fazer um bom email marketing.

Mobile aponta crescimento

Ainda sobre o censo da Econsultancy, o acesso ao e-mail marketing em dispositivos móveis aumentou em 9% em 2017, foi o maior registrado. Cerca de 75% dos mais de 900 milhões de usuários do Gmail utilizam a plataforma móvel, de acordo com a Tech Crunch. Isso mostra que a otimização para mobile passa a não ser só importante, mas uma das prioridades para criação de conteúdo para e-mail marketing em 2018.

Cada vez mais popular, o conteúdo passa a ter características mais dinâmicas, rápidas e convenientes em smartphones. E isso aponta também outros desafios. Como é um conteúdo que pode ser acessado de qualquer lugar, perde um pouco dos padrões a que estamos condicionados, tal como determinados melhores horários de abertura das mensagens por perfis de grupos.

É importante saber que tipo de abordagem é preferida pelo seu público-alvo. Usa mais mobile ou desktop? Mesmo que a utilização do mobile tenda a crescer e quem sabe até equiparar ao desktop tratando-se de e-mail, ainda é um momento de transição entre plataformas.

A pesquisa da Global Web Index aponta que usuários mais jovens, entre 16 e 24 anos, tendem a se dividir igualmente entre dispositivos móveis e desktop. Entretanto, conforme a idade aumenta o tempo de uso do celular diminui. Mas a tendência é que o mobile-first seja uma abordagem cada vez mais adotada.

Conversa que aproxima

O tom de conversa pode aproximar mais cliente e marca e gerar mais engajamento. No entanto pode não ser apropriado em todos os setores. Para o B2B pode ser mais apropriado um tom mais neutro e formal. Mas para o consumidor final pode fazer toda a diferença.

Negócios que saem na frente na comunicação via e-mail utilizam essa técnica. Você pode começar a mensagem com perguntas que, além de estimular seu lead a pensar sobre o assunto abordado, estimula também a interação. A resposta dele pode determinar que tipo de diálogo será adotado dali por diante e a linguagem que prefere utilizar pode dizer muito sobre ele.

Lembre-se, mais de 75% da receita gerada por e-mail tem origem em mensagens automatizadas e personalizadas, campanhas enviadas em massa geram baixo retorno, de acordo com a DMA. Além disso, um tom mais informal e próximo pode ser útil também em outras plataformas.

Em vez de campanhas feitas diretamente em redes sociais de forma invasiva e parecendo um total desconhecido, que tal utilizar o botão de compartilhamento nas redes sociais em sua próxima newsletter?

Pesquisa da Nonprofit Hub mostra que e-mails com botões de compartilhamento em mídias sociais aumentam em 158% a taxa de cliques. E sabe por quê? Não é você como um completo estranho que estará divulgando sua marca lá, mas o seu lead ou cliente emprestando a credibilidade dele entre amigos para divulgar o negócio, e isso gera um efeito cascata, faz o velho boca a boca gerar resultado no mundo digital.

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