Logo E-Commerce Brasil

Tendências: nichos promissores no e-commerce até 2021

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

A expansão do comércio eletrônico se mostrou gigante em sua atuação no varejo em 2018 e 2019. O mercado online ampliou o seu número de lojas virtuais em 37,59%, segundo pesquisa “Perfil do E-Commerce Brasileiro”, parceria entre BigData Corp e PayPal Brasil. A tendência é que esse número cresça ainda mais neste ano e em 2021.

Para embarcar e ficar bem preparado para a ascensão do comércio eletrônico, você deve estar atento às tendências de nicho para saber onde é recomendado investir. Deve-se manter em mente o alerta ao modismo, nichos que são “fogo de palha” e tendem a atingir um pico muito alto no início e depois serem rejeitados pelos consumidores. É indispensável analisar os índices de crescimento de uma determinada aposta de nicho e saber aproveitar as brechas que o mercado dá. Sabendo planejar da maneira correta, o e-commerce deve ser um sucesso.

Leia também: Estudo aponta tendências de logística e transporte do país em 2020

Ideias de negócios são importantes para que você saiba colher os insights e aplicar ao seu negócio. Pode ser uma sugestão para um novo e-commerce ou, até mesmo, uma solução para adaptar sua loja às tendências de mercado. Deve-se prestar atenção no comportamento e nas necessidades do consumidor, pois a loja virtual deve acompanhar o ritmo do seu público.

Por isso, listei alguns nichos que podem demonstrar grande avanço em 2020 e 2021. Confira:

Alimentação alternativa

Mercado amplo e em constante ascensão, a alimentação alternativa varia desde veganismo, zero lactose, glúten free e alimentos orgânicos. Esse nicho apresenta grandes oportunidades de negócio online, pois abrange um público diverso que tende a crescer e não se esgotar.

Clubes de assinatura

A facilidade e a praticidade chamam a atenção dos consumidores na internet. Dessa forma, quanto maior a unificação dos serviços em um só lugar, maior a chance do consumidor efetivar a compra. Para isso, surgiram os clubes de assinatura, agrupando diferentes nichos em uma só loja virtual, como bebidas, literatura, alimentação, entre outros.

Pet

Variando de locais pet friendly até o oferecimento de novos produtos que agregam benefícios à saúde do melhor amigo do homem, o mercado pet cresceu 5,4% em 2019, sobre o faturamento de 2018, segundo o Instituto Pet Brasil (IPB). Dessa forma, investir nesse segmento, administrando corretamente, pode trazer sucesso progressivo para seu negócio.

Autocuidado

Não é exatamente um nicho, mas uma atualização do segmento “Beleza e Cosméticos”. O autocuidado pode ser uma oportunidade para a abordagem da ideologia dos consumidores que se preocupam com saúde e bem-estar.

Produtos artesanais

Abrir uma loja virtual em 2020 pode ser uma ótima aposta para quem comercializa produtos artesanais. Essa é uma tendência que está migrando muito da rede social para um e-commerce efetivo. Produtos artesanais estão conquistando cada vez mais os consumidores por, normalmente, possuírem mais qualidade e, além disso, serem exclusivos, originais e customizados.

Mercado de segurança digital

Serviços relacionados à segurança estão em alta devido à aprovação da LGPD (Lei de Proteção de Dados), que serve como proteção de informações pessoais e garante transparência na coleta e compartilhamento de dados do consumidor. O serviço de segurança digital pode aproveitar essa abertura no mercado para garantir segurança ao consumidor e também às lojas virtuais.

Brechó

A venda de artigos semi-novos tem crescido muito. O brechó sai da zona de conforto e busca novas tentativas de se aperfeiçoar no mercado. No entanto, é um nicho ainda pouco explorado dentro do cenário de e-commerces. E, dessa forma, pode ser um ótimo nicho a ser aproveitado.


Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!

Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br