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Conheça as principais tendências para fidelização de clientes

por Letícia Eleutério Sexta-feira, 29 de novembro de 2019   Tempo de leitura: 7 minutos

Muitas empresas podem perceber que os tempos são difíceis dentro do mercado e, para aliviar os gastos, a primeira alternativa deve ser focar na fidelização dos seus clientes.

Isso porque fidelizar o cliente custa menos do que a prospecção de novos. Além disso, os consumidores fidelizados podem virar grandes propagadores da sua empresa, indicando para conhecidos através de propaganda gratuita.

Atualmente, as estratégias de fidelização têm sido cada vez mais utilizadas pelas empresas, principalmente na área do e-commerce.

Quer entender um pouco mais sobre como realizar estratégias para isso? Confira!

A importância de clientes fidelizados

Atualmente, as empresas têm percebido que o valor de um cliente vai além da sua compra. Isso porque a importância das vendas não está apenas no dinheiro a ser gasto, mas também na propagação da marca e, principalmente, na autoridade que apresenta no mercado.

Veja alguns pontos essenciais para garantir a fidelização dos seus clientes.

Conheça o seu cliente

Para que qualquer tipo de comunicação seja estabelecida entre uma empresa e seus clientes, o primeiro passo é saber quem são eles, quais são suas necessidades e, principalmente, suas expectativas.

Dessa forma, é possível criar estratégias voltadas diretamente a eles, como uma forma de garantir que sejam atingidos da maneira correta, aproveitando esse relacionamento.

Para isso, a melhor forma de estreitar os laços com o cliente é através das redes sociais. Atualmente, por conta de toda a competitividade do mercado, é essencial que as empresas estejam também presentes no meio digital, como uma forma de garantir maior visibilidade.

As principais redes sociais são:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Twitter;
  • LinkedIn.

Entretanto, é importante pensar que sua empresa não precisa estar em todas as redes sociais, apenas aquelas em que seu público está inserido e sempre adequando a linguagem a cada uma.

Incentive o retorno

Atualmente, há diferentes estratégias para incentivarem o retorno dos seus consumidores. Uma delas, importante principalmente para quem trabalha com e-commerce, é ter um fluxo de email marketing que faça sentido ao seu cliente.

Dessa forma, além de incluir cupons de desconto e oferecer novas promoções, também é possível ter um feedback da venda feita para que a empresa consiga entender quais foram os pontos positivos e negativos das transações feitas.

Esse incentivo ao retorno pode ser feito por qualquer empresa, independente do segmento. Isso significa que uma clínica odontológica pode dar novos descontos ou diferentes formas de pagamento para alguns clientes. Da mesma forma, uma corretora de convênio odontológico pode oferecer planos especiais para a continuidade do programa.

Para as empresas que funcionam no meio digital, isso é ainda mais fácil de ser feito, principalmente porque, no momento da compra, é solicitado um e-mail para cadastro. Com esses dados, é possível enviar conteúdos relevantes para o indivíduo, que sigam a linha do produto já comprando, garantindo preços especiais e promoções, caso efetue uma nova compra.

Mantenha a comunicação aberta

A principal estratégia para fidelizar seus clientes é manter a comunicação aberta. Dessa maneira, é possível garantir que todas as principais questões serão resolvidas em relação ao seu cliente, assim como você terá um feedback melhor.

Manter esse canal aberto, que pode ser feito tanto pelas redes sociais, como também pelo SAC da empresa, é importante para que o cliente se sinta à vontade para realizar suas críticas, sugestões ou até mesmo elogios.

Essa também é uma maneira eficiente de mensurar seus dados com relação ao retorno das estratégias que estão sendo utilizadas e também é uma das formas de monitoramento de quão expressivo e significativo está sendo o seu negócio.

Afinal, medir os seus resultados é um dos grandes benefícios das estratégias de marketing. Isso pode ajudar em diferentes áreas analisadas, até mesmo para a redução de turnover, um grande problema em algumas empresas.

Foque no relacionamento

Já deu para perceber que o grande destaque para a fidelização dos seus clientes é, exatamente, o seu relacionamento com ele, não é mesmo?

Para isso, é possível utilizar diferentes estratégias de marketing. A grande vantagem está em que todos esses processos podem ser utilizados, independente do segmento em questão.

Por exemplo, um segmento que vêm crescendo é o marketing digital para dentistas. Isso porque esses profissionais viram a necessidade de estarem inseridos no meio digital para garantir uma melhor prospecção e fidelização de clientes.

Qualquer outra empresa pode fazer o mesmo, seja de uma clínica dental, de empresas que vendem apenas para outras empresas, como é o caso do B2B, ou então para aqueles negócios totalmente online, em que toda a comunicação é feita através das telas.


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