Tendências e estratégias para o e-commerce em 2021

por Jacqueline Phillips Terça-feira, 05 de janeiro de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos

O e-commerce se mostrou como um dos mais prósperos setores da economia em 2020, sobretudo no Brasil. A tendência de alta segue também em 2021. A DHL, uma das maiores empresas de transporte e logística do mundo, apresentou um estudo sobre o varejo eletrônico na América Latina. O relatório prevê um crescimento para toda a região.

A pesquisa destacou o Brasil, com previsão de aumento nas vendas pelo e-commerce de 17%. Um índice que ficou atrás apenas do México, que deverá crescer em torno de 22%. Números como esses são um alento, em especial se comparados a outras áreas da economia global, impactadas de maneira profunda pela pandemia do novo coronavírus.

O Brasil passa pelo mesmo processo, o que mostra quanto o e-commerce pode ser uma saída lucrativa para o próximo ano. Afinal, segundo pesquisas mensais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a indústria chegou a ter uma queda de -18,8% e, nos serviços, a maior baixa foi de -11, 7%.

Como o pequeno empreendedor pode aproveitar o crescimento do e-commerce em 2021?

É um erro considerar o e-commerce algo voltado apenas para grandes companhias. Uma prova disso é o fato do Mercado Livre ser a maior empresa do ramo no Brasil. Muitos dos produtos oferecidos no site são vendidos por meio de pequenos empreendedores. Além disso, com o avanço da tecnologia, criar uma loja virtual se tornou algo bem mais simples e acessível.

Nessa conjuntura, somado ao elevado índice de desemprego, o empreendedorismo por meio das plataformas digitais se tornou uma ótima oportunidade para 2021. Por outro lado, os pequenos empresários que já atuam no e-commerce devem ter o foco em novas estratégias. Para apoiar tais negócios, uma das soluções é utilizar um software de CRM.

Um sistema de Customer Relationship Management tem diversos atributos que podem contribuir para que esses empreendedores aumentem as vendas e consigam atrair novos clientes. Além disso, por meio da integração com aplicativos de mensagens, como o WhatsApp Business, essas pequenas empresas de e-commerce tem o necessário para oferecer um atendimento de excelência.

Esses benefícios serão muito relevantes em 2021, ainda mais em cenário bastante competitivo. Por isso, as empresas de e-commerce que utilizam um CRM tem uma vantagem competitiva. Afinal, conhecer as necessidades dos clientes, e estar pronto para atendê-las quanto antes, é crucial para a evolução de qualquer negócio na Internet.

Um novo ano pede novas estratégias

Para as pequenas empresas que ainda desejam implementar um e-commerce no negócio delas, o CRM tem o necessário para ser um excelente captador de leads. A maneira como isso ocorre é simples e automatizada. Basta que uma pessoa se conecte com a empresa por meio do Facebook Messenger, Instagram, WhatsApp, e-mail, entre outros aplicativos de mensagens.

Nesses casos, o sistema reconhece os novos leads e os adiciona automaticamente na plataforma. Com isso, a empresa pode identificar no funil de vendas o status desses leads, e assim analisar quais deles podem gerar mais valor para o negócio.

O exemplo acima é apenas uma das diferentes maneiras sobre como um CRM ajuda as empresas de e-commerce a estarem ainda mais próximas dos novos leads e clientes. Por isso, com o crescimento que está por vir, aplicar esse tipo de estratégia pode ser o diferencial para um 2021 de muito sucesso nas vendas.

Para saber mais, essas foram as pesquisas que utilizei neste artigo:

DHL
IPEA

 

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