Acesso rápido

Prepare-se para 2020: 4 tendências macro que você precisa saber

por Leandro Dettenborn Quarta-feira, 30 de janeiro de 2019   Tempo de leitura: 6 minutos

Mobile Commerce? Omnichannel? Marketing de conteúdo? Algum desses soa familiar? Aposto que sim. Afinal, o segmento de performance digital destacou, e muito, esses temas nos últimos anos.

Mas o que quero trazer para destaque hoje: esses temas ainda são as grandes tendências para o segmento em 2019? Ou são os temas de casa que ficaram de outros anos?

M-commerce, por exemplo, se fala desde 2012. E embora seja um assunto que sempre está atualizado, hoje o m-commerce já é uma realidade cada vez mais popular, não uma tendência ou novidade. O mesmo vale para omnichannel, e ainda mais para o marketing de conteúdo.

Com isso em mente, avaliei o contexto de diversos clientes e outras marcas que nos procuraram a consultoria da Trinto ao longo de 2018 e nesse início de 2019. E, principalmente, suas necessidades reais a partir do problema que nos apresentaram.

Também pesquisei e estudei com parceiros, como Google, plataformas de e-commerce e profissionais da área sobre suas percepções do setor. Além de buscar as novidades no segmento de e-commerce nos Estados Unidos, dominado pela Amazon (que inclusive acabou de abrir operação própria no Brasil).

E cheguei a 4 tendências macro em marketing digital que estão em alta e em pauta no momento, que tem previsão de serem realidade já em 2020.

1 – Customer-Centric Marketing

Essa é uma abordagem de marketing que entende o cliente no centro da estratégia. Isso significa que todo o investimento, esforço, ações, comunicação, estoque e etc. são pensados para e a partir do nosso cliente específico.

No Brasil, a abordagem que ainda domina o mercado digital é o de channel-centric marketing. Nesse modelo, channel-centric, e tenho certeza que você vai identificar essa abordagem, a estratégia de marketing está pensada e otimizada para canais ou canal utilizado.

Nessa abordagem existe um grande esforço para melhorar as taxas de algum canal específico. Por exemplo, o canal e-mail marketing. Ao rever sua estratégia atual, você decide fazer alguns ajustes para melhorar o desempenho desse canal.

Nesse caso, você consegue ter resultados com esses ajustes: as taxas de abertura e clique do canal aumentam consideravelmente. Seus clientes estão consumindo mais da sua comunicação (relacionamento) por e-mail.

Mas e se estiverem consumindo esse material e adorando, mas indo comprar na loja física ou até mesmo finalizando a compra por outro canal utilizado? Isso significa que sua estratégia de e-mail marketing é um fracasso?

Você colocou o canal no centro da estratégia, sem analisar ou pensar no que de fato o seu cliente quer ou precisa. Essa é a mudança com o customer-centric marketing. Você coloca o seu consumidor no centro da estratégia, não mais um canal.

O resultado: estratégias e táticas mais eficientes para converter hoje e incentivar o retorno do seu cliente.

2 – Evoluçāo do Google Ads

Não é apenas o nome da ferramenta que mudou em 2018. O marketing por keywords já está mudando radicalmente e técnicas de performance que eram utilizadas há anos estão cada vez mais ineficientes.

Os simples CPC e keywords como conhecemos deixarão de existir e os próximos anos estarão baseados nos 3A’s do Google: audiência, atribuição e inteligência artificial (AI).

O Google é provavelmente o maior case de sucesso quando se fala em colocar o usuário/cliente no centro da estratégia. E por isso, entender a sua audiência, pensar em como você atribui valor aos canais ao longo da jornada dessa audiência e então automatizar o seu sucesso são as grandes dicas do momento.

3 – Voice Search Marketing

Até 2020, metade de todas as buscas será por voz, aponta pesquisa da ComScore. A pesquisa por voz já pode ser identificada em relatórios do Google Ads desde 2016. E já analisamos um aumento nas buscas por voz em cenário nacional.

Mas esse comportamento de busca está sendo acelerado pela chegada de assistentes pessoais, dispositivos de connected home e smartphones cada vez mais avançados. Sua loja e sua estratégia de canais está preparada para atender esse comportamento?

4 – Anúncio x criatividade

É uma verdade que o retorno do investimento em formatos tradicionais e conteúdos pouco relevantes (que não pensaram o cliente como centro da estratégia!) são cada vez menores.

A principal dica do Google e vários outros parceiros do segmento de mídia e conteúdo é: o anúncio deve ser sinônimo de criatividade.

Mas, por que? Porque existem milhares de marcas disputando a atenção e interesse do mesmo consumidor e o seu anúncio precisa se destacar.

Apenas animar imagens ou destacar o “preço à vista + frete grátis” em seu banner não são estratégias recomendadas se você quer se destacar da concorrência.

Ter uma metodologia de criação voltada para performance, com artes e peças apoiadas num processo de avaliação de dados, já é outra história. O segredo está em aliar essa metodologia e pensar no seu cliente primeiro, antes mesmo de pensar na estratégia de investimento.

Agora, se você se interessou por esses temas, tem algo a acrescentar, discordar, ou quer trocar uma ideia sobre algum deles, estou à disposição para para marcarmos um bate-papo!

Fontes:
administradores.com.br
exame.abril.com.br
nerdweb.com.br
www.go-agency.com
blog.keepi.media

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.