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Tempos disputados: criatividade e inovação podem ditar o sucesso da sua loja!

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Uma das certezas na vida de qualquer varejista é a existência da concorrência. Seja no universo físico ou virtual dificilmente uma empresa reinará sozinha em seu segmento. A partir desta certeza cabe ao empreendedor arrojar-se, criar alternativas que tornem-se diferenciais e, portanto, coloquem sua marca à frente.

Sendo assim, a palavra de ordem no comércio é: criatividade. Especialmente no ambiente virtual, onde o concorrente está a um clique de distância e a tolerância do consumidor é ainda menor. Pesquisas já apontaram, por exemplo, que sites que demoram mais de 10 segundos para carregar são fechados instantaneamente pelo usuário.

Portanto, vale ressaltar: antes de qualquer coisa, uma loja virtual precisa garantir o básico aos seus clientes: velocidade, design bacana, convidativo, segurança, variedade nas formas de pagamento, bom atendimento, etc. É claro que soluções para essas etapas do processo, implantadas e executáveis com criatividade são muito mais atrativas. Por isso, o empreendedor deve sempre exercitar seu pensamento criativo, assim como incentivar sua equipe a dividir ideias, ter insights bacanas, que possam renovar um determinado processo do sistema de vendas, atendimento ou entregas.

Uma ideia para quem tem um e-commerce e que também atende a região em que está situado – como um restaurante, uma mercearia ou farmácia -, seria implantar mais um sistema de entregas diferenciado: além da tradicional entrega de moto, disponibilizar também uma entrega ecológica, de bicicleta. Muitos consumidores valorizam este tipo de iniciativa. E ela já é realidade em algumas cidades. A ideia faz bastante sentido, especialmente para e-commerces de esportes, universo fitness, etc., o que não descarta a possibilidade para outros segmentos. Claro que este tipo de inovação requer um certo investimento e depende do modo de atuação do e-commerce em questão, mas não deixa de ser uma tendência que está aí, precisa e pode ser muito bem observada para servir de exemplo e inspiração.

Outra inciativa criativa que pode ser colocada em prática bem mais facilmente é uma embalagem diferenciada, com cheiros, texturas, elementos que mexam com a experiência sensorial do cliente ou uma embalagem que o cliente possa, de algum modo, reaproveitar depois. Sair do básico por si só é o primeiro passo para começar a criar soluções criativas.

Uma das formas de fazer isso usando a tecnologia – tão disponível para o e-commerce, mas, muitas vezes, subutilizada – é por meio dos QR Codes, aqueles códigos que qualquer smartphone lê. Eles podem ser utilizados para disponibilizar conteúdos exclusivos para clientes específicos, ofertas e promoções personalizadas para determinados grupos de clientes. Uma ideia é, por exemplo, enviar junto ao pedido dos consumidores um QR Code – impresso na própria embalagem do produto ou em um cartão enviado em anexo. O cliente lê o código com seu smartphone e é direcionado para uma landing page específica no site da loja virtual, onde encontrará um vídeo. No vídeo, alguém que represente a loja agradece o cliente pela compra, pergunta como foi a experiência, se o produto serviu, se chegou em perfeitas condições, além de dar dicas de utilização e cuidado com o produto. Essa ideia aproxima o consumidor da loja/marca, porque dá um rosto à ela, humaniza a relação e faz com que ele sinta-se importante a ponto de a empresa ter feito algo diferente pensando em sua satisfação. É claro que essa ideia também tem um certo custo, mas em se tratando de relacionamento com o cliente, custo – bem pensado e estudado – é sempre investimento e nunca gasto.

Para o empreendedor, ficam as ideias, vale refletir sobre elas, tentar adaptá-las ao seu negócio ou criar uma ideia totalmente inovadora. O importante é não estacionar no mesmo ponto onde se começou. O e-commerce pede dinamismo!