Acesso rápido

O que é tempo? Como gerenciá-lo de forma eficaz e ser uma pessoa de alta performance?

por Nôga Simões Segunda-feira, 12 de junho de 2017   Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje em dia, é comum as pessoas dizerem que não têm tempo, alguns de vocês talvez busquem ter mais tempo, outros visam aproveitar melhor o tempo, pode ser que seu objetivo seja fazer mais coisas em menos tempo ou ainda escolher como usá-lo melhor. Mas afinal, o que é tempo?

Eu, particularmente, gosto da definição de Jaime Wagner: “Tempo não é dinheiro, tempo é vida. E vida é muito mais do que dinheiro.” Desde quando passei a lidar com essa concepção de tempo finito de vida, que se estende do nascimento até a morte, passei a pensar em estratégias de como administrar melhor o tempo, visto que temos que viver nestas vinte e quatro horas do dia. Delas devemos extrair riqueza, prazer, dinheiro, satisfação, respeito e evolução de nossas alma.

“O seu uso correto, o seu uso mais eficaz, é questão de máxima urgência. Tudo depende disso.” (Arnold Bennett).

Afinal no que consiste administrar o tempo? Administrar o tempo é agir mais e reagir menos, pois a ação é uma resposta voluntária, na qual está imbricado o conceito de responsabilidade, ao passo que a reação é uma resposta automática condicionada. Agir é escolher fazer o uso do tempo da melhor forma possível, visando o resultado final. Ou seja, é agir de forma eficiente para gerar a eficácia. Pois, fazer o que precisa ser feito, bem feito, na primeira tentativa, com menos esforço, gera o melhor resultado!

Costumo dizer que não existe falta de tempo, mas sim falta de prioridade. Cada escolha implica em uma renúncia. Na economia esse processo de escolha é chamado de custo de oportunidade ou preço a pagar, pois temos que escolher o que fazer primeiro, afinal não é possível fazer tudo ao mesmo tempo.

Este processo de escolha e priorização está atrelado à importância ou tamanho do valor que aquilo representa. O valor está relacionado ao tamanho do ganho ou perda, dessa forma o que tem maior valor precisa ser feito antes. Para definir o tamanho do valor eis algumas estratégias:

  • Monetária (monetizar é uma boa estratégia);
  • Tamanho do impacto nos valores fundamentais (seus valores fundamentais devem ser suas maiores prioridades);
  • Distanciamento dos objetivos (é importante fazer primeiro o que lhe aproxima dos seus principais objetivos);
  • Atraso nos prazos (é necessário fazer o que tem importância maior valor primeiro, pois quanto mais próximo do prazo, maior a urgência.)

Assim, é necessário ter noção de importância e não senso de urgência.

Mas como priorizar? A matriz ABCD elucida esses conceitos de importância e urgência, conforme ilustração abaixo:

Como pode ser observado no quadro, a urgência está relacionada ao prazo fatal, ou seja, quanto mais próximo do prazo de entrega, maior a urgência. A importância, por sua vez, diz respeito ao tamanho do valor, refere-se à necessidade e qualidade.

Assim, para ser uma pessoa de alta performance é necessário administrar o tempo de forma eficaz, priorizar as coisas importantes, ter coragem para ir além dos seus limites e autocontrole e disciplina para seguir em frente em direção ao resultados que gerem prosperidade. Afinal, administrar o tempo é ter coragem de escolher fazer aquilo que tem mais valor.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.