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Usando o Telegram para criar um clube de compras

Por: Marlon Vidal

Fundador da Lambda Marketing Digital, agência especializada em geração de tráfego para websites e e-commerces. Arquiteto de software e consultor de marketing digital, especialista em SEO/SEM, já trabalhou para grandes empresas nacionais e americanas do Vale do Silício, em São Francisco/CA.

Estamos vivendo a era das reinvenções de negócios. Potencializados pela necessidade de mudanças que a pandemia trouxe aos tempos atuais, os varejistas estão antecipando a inevitável transformação digital para seus negócios.

A quantidade de novos e-commerces lançados nas últimas semanas supera até a melhor expectativa de crescimento prevista para o ano de 2020. Além disso, muitos desses lojistas são marujos de primeira viagem, navegando pelas turbulentas e, às vezes, sombrias águas das vendas online.

O que fazer para conseguir atrair novos clientes pela internet? Como fazer para continuar vendendo para minha clientela atual por este canal que eles ainda não estão acostumados?

O objetivo desse artigo é lhe ajudar a utilizar de maneira eficiente o Telegram, estimulando sua base atual de clientes a se comunicarem diretamente com você e educando os novos clientes a consumirem seus novos conteúdos e ofertas.

Por que usar o Telegram?

O Telegram, principal concorrente do WhatsApp, é uma ferramenta de mensagem instantânea na qual você consegue conversar com outras pessoas, criar grupos e canais.

Inicialmente, era mais utilizado pelo público de TI e geeks, mas devido à instabilidade do WhatsApp ao longo do tempo, ganhou uma base relevante de usuários e acabou se destacando por algumas funções que o concorrente não consegue oferecer.

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O primeiro grande ponto é a quantidade de pessoas que podem fazer parte de um grupo. No WhatsApp, o número é limitado a 256 pessoas no total, já no Telegram esses números podem chegar à 200 mil pessoas.

O segundo fator, que é o que iremos explorar em nossa estratégia, é a criação de um canal: uma forma de comunicação direta com o usuário que se inscreve.

Ele somente recebe mensagens e só consegue responder com mensagens privadas para o administrador que enviou a mensagem.

Quem faz parte de um canal não consegue ver os outros inscritos e isso é uma forma da empresa se proteger contra possíveis concorrentes ‘bisbilhotando’ sua audiência.

Por que fazer um clube de compras?

A recorrência de receita tornou-se a nova menina dos olhos de todo empresário. Ao invés de ficar se preocupando em alcançar novos clientes todos os meses, por que não cultivar relacionamento com minha base existente e estimular a recompra dessas pessoas, todo o mês?

E apesar do relacionamento parecer uma ação básica, muitas vezes ela é negligenciada por grande parte das empresas. Além disso, pode ser uma excelente fonte de receita, que é deixada em segundo plano.

A ideia de construir um clube de compras serve para resolver esse problema, usando o Telegram como canal de comunicação para estreitar esse relacionamento com o consumidor final.

Como implementar um clube de compras

Vamos acompanhar alguns passos que devem ser feitos antes de começar a divulgar o seu novo programa:

  • A primeira coisa a se fazer é criar uma conta no Telegram em nome da sua empresa. Se possível, vincule o mesmo número utilizado no atendimento da sua loja;
  • Defina o nome de usuário com o mesmo nome das suas redes sociais, para facilitar a identificação;
  • Personalize a foto de perfil com a logomarca da empresa.

Feito isso, o próximo passo é a criação de um canal. Como dito anteriormente, o canal permite uma comunicação unidirecional, na qual somente o dono enviará mensagens e os interessados podem responder no particular.

O canal é importante pois evita que conversas paralelas aconteçam por parte dos membros, às vezes desviando o assunto, levantando uma discussão que não está sob seu controle e pode causar um impacto negativo para a empresa.

Para criar um canal, você deve instalar o aplicativo do Telegram em seu celular, disponível para as plataformas iOS ​e Android. Basta informar o nome e selecionar uma imagem de perfil. No processo de criação, você pode definir o nome do link para fazer parte do canal, essa é a informação que vamos precisar para divulgar às pessoas

De posse do link do canal, você pode começar a divulgá-lo para sua audiência. Recomenda-se a utilização nos seguintes locais:

  • Banner na página inicial do site;
  • Link da bio no Instagram;
  • Pop-up de saída do site;
  • Lista de transmissão no whatsApp;
  • Disparo de email marketing para a sua base.

O que oferecer num clube de compras

Para concluir o raciocínio, algumas das ações que você pode oferecer para seus clientes num clube de compras são:

  • Descontos progressivos;
  • Compre 2, leve 3;
  • Cupons secretos;
  • Programas de indicação;
  • Brindes exclusivos;
  • Pré-venda de lançamento de novos produtos.

Conclusão

De posse de todas essas informações, escolha a que mais faz sentido ao seu negócio e comece a colocar em prática agora mesmo essa ação. Assim, será possível começar a colher resultados da sua base fiel de clientes, que amam seu produto ou marca.

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