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Já pensou em usar o Telegram para sua campanha de performance?

Por: Caiki Flaeschen

Managing Director LATAM

Atualmente Diretor Regional América Latina na Admitad, responsável pelo processo de fundação e expansão da Admitad no continente. Conta com mais de dez anos de experiência internacional em campos como experiência do cliente, gestão e geração de demanda, já tendo atuado em três continentes diferentes em grandes corporações.

Lançado em 2013, o aplicativo de mensagens instantâneas, Telegram, já apresenta 1,2 bilhão de downloads e 500 milhões de usuários ativos no mundo todo¹.

No Brasil, o aplicativo começou a ganhar força em 2019. Na época, 13% dos smartphones no país tinham o app instalado. Este ano, 2022, o app já está em 60% dos aparelhos.

Assim como no WhatsApp, também existem diversas formas de rentabilizar o conteúdo do aplicativo, e aqui vamos falar sobre como explorar esse canal em suas campanhas.

Existem diversas formas de rentabilizar o conteúdo do Telegram, e aqui vamos falar sobre como explorar esse canal em suas campanhas.

Como se gera monetização no Telegram

Os métodos mais populares são:

  • Os canais compram anúncios uns dos outros. Hoje, é o principal modelo de monetização para a grande maioria dos canais existentes. Um canal compra um anúncio de um segundo, o segundo de um terceiro e assim por diante.
  • Os anunciantes compram anúncios nos canais. O anunciante chega ao criador do canal com uma proposta. Aqui funciona apenas para canais bem promovidos e grandes blogueiros, pessoas famosas, dos quais existem muito poucos no Telegram no momento.
  • Monetização com CPA (através da rede de afiliados). De um modo geral, o CPA é um modelo de custo por ação, em que um anunciante paga por determinadas ações dos usuários. Consequentemente, o Telegram serve como sua plataforma para colocar o link de afiliado e aumentar a quantidade de tráfego (usuários potencialmente interessados ​​em comprar).

Quais tipos de canais existem no Telegram?

A seguir, focaremos nos formatos mais adequados para se trabalhar via CPA:

  • Blog. Este tradicional formato de conteúdo pode ser encontrado nos mais variados tipos de mídia, e no ambiente Telegram não é exceção. No aplicativo, quando um blogueiro promove algo, o faz através de um formato recomendativo, explorando determinado nicho de conteúdo, e isso foge à arquitetura clássica agressiva de um anúncio. O resultado é a criação de um poderoso canal de alta conversão. Utilize afiliados nesse formato para explorar a divulgaçãoo de coleções e linhas de produtos complementares explorados um a um em meio a um conteúdo significativo para o público do nicho.
  • Reviews. Assim como no YouTube, os canais de avaliações no Telegram podem ser dedicados a reviews de qualquer tipo (roupas, cosméticos etc.), onde é possível falar sobre um produto e inserir links afiliados (parametrizados com rastreadores) das lojas onde este pode ser adquirido. É simples: o usuário lê, se interessa, clica no link e é direcionado direto para o site ou a página do produto em foco onde pode realizar a compra.
  • Promoções e descontos. Provavelmente, uma das melhores soluções (em termos de ganhos) para monetização de CPA no Telegram. É um canal onde os usuários recebem informações sobre descontos, cupons e ofertas. Normalmente, são canais superdinâmicos com grande impacto e popularidade. Basicamente, você oferece a esses canais códigos promocionais exclusivos (que aumentam a motivação dos usuários para fazer a compra através do seu link). Esses canais são um dos formatos mais populares explorados por redes de afiliados no ambiente Telegram. Contudo, também existem canais não recomendados, independentemente do número de assinantes. Referimo-nos aos canais de entretenimento, onde o conteúdo é republicado de um canal para outro ou de sites de entretenimento, como gifs ou memes. Nesse tipo de canal, o foco é entretenimento, e por isso o público pode ser supervariável e muitas vezes fora do seu alvo de consumidor ideal, o que implica em canais com menor número de conversões.

As temáticas dos canais

Ainda não existe um catálogo oficial de canais no Telegram e não há como classificar os canais por categoria, e por isso é muito difícil navegar pelos canais existentes. Então aqui está o nosso conselho:

Acesse o catálogo não oficial do canal para o idioma que você precisa (é facilmente encontrado no mecanismo de busca) e pesquise por categoria: vendas, blogs, beleza, moda, medicina, o que for. E com isso confira quais canais do seu segmento já estão no mercado.

Você também pode buscar por uma rede de afiliados e se informar sobre o portfólio de canais oferecidos pelos afiliados da rede.

Ferramentas úteis

Existem diversas ferramentas dedicadas tanto para afiliados quanto para anunciantes que pretendem explorar o Telegram. Seguem nossas dicas das principais:

  • ControllerBot é o bot para proprietários de canais no Telegram. Com a ferramenta, você pode criar e agendar publicações, adicionar às suas postagens botões de reação baseadas em emoji e coletar as reações dos membros em seus canais.
  • SkeddyBot é uma ferramenta de lembrete simples, mas poderosa, que pode ajudá-lo a criar e gerenciar seus lembretes.
  • PronunciatonBot é para te ajudar com línguas estrangeiras. Basta escrever a palavra ou frase no chat que ele enviará para você um arquivo de áudio com a pronúncia correta.
  • Admitad Bot é um bot que permite criar links de afiliados diretamente no Telegram. Você só precisa enviar o link para o produto e o bot o converte em um deeplink.
  • GetMediaBot pode ser utilizado para obter qualquer arquivo de mídia de qualquer lugar. Por ele, você pesquisa vídeo e música e pode baixar do Instagram e do Twitter.

Criando seu próprio canal? Saiba como conseguir assinantes

Como todo novo canal de mídia social, novos usuários reais e ativos são fundamentais para a consolidação de um crescimento orgânico posterior, e aqui não tem mistério: compartilhe nas redes sociais, envie push notification para seus clientes cadastrados,, insira links de atalho a partir de seu site e espaços digitais, dispare uma campanha de e-mail específica etc.

O importante é ter paciência e constância de ações. Com isso, seu canal crescerá de forma pulsante e orgânica, e poderá vir a contribuir visivelmente no aumento de performance mensal.

¹.segundo Sensor Tower/Telegram

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