Logo E-Commerce Brasil

7 tecnologias que vão impactar o e-commerce em 2021

Por: Gustavo Perina

Especialista em e-commerce com mais de 20 anos de experiência no mercado digital. Criou a Webstore em 2009, uma das pioneiras do mercado de plataforma de e-commerce, com intuito de levar às pequenas e médias empresas de varejo uma tecnologia de ponta com custo acessível. Através de sua plataforma, ajudou a criar mais de 100 mil lojas virtuais de todos os tamanhos e segmentos.

Apesar de todos os imprevistos e inconvenientes que a pandemia trouxe no ano de 2020, principalmente para os lojistas que tiveram de fechar lojas e permanecer em um estado de alerta financeiro, a tecnologia deu um salto espetacular, promovendo inovações nas mais variadas áreas.

Não poderia ser diferente no e-commerce. Afinal, o setor cresceu mais de 47% no último ano, tornando-se a opção de mais de 50% das pessoas que perderam o emprego ou ficaram incapacitadas de trabalhar presencialmente.

Este crescimento fez com que novos investimentos fossem feitos e as plataformas se tornassem ainda mais modernas — isso porque muitos varejistas acabaram perdendo seu comércio físico. Por isso, no ano de 2021 existem 7 tendências no e-commerce com grande potencial tecnológico.

Separei em detalhes cada uma dessas novas tendências no e-commerce e como elas vão impactar a vida dos lojistas.

1 – Cibersegurança

Segundo especialistas da área, como William Stallings, nenhum sistema será sempre 100% seguro. Essa informação pode causar pânico, mas a verdade é que o que hoje é considerado seguro, amanhã pode não ser mais. Por isso, vale ressaltar a importância da cibersegurança como tendência no e-commerce — se seu site não é seguro, certamente irá afastar clientes.

Neste sentido, algumas boas práticas podem ajudar a manter a confiança dos seus clientes:

  • Utilização do protocolo HTTPS;
  • Exigir que o cliente use uma senha forte;
  • Se possível, utilizar a verificação em duas etapas;
  • Ativar o certificado SSL.

Na Internet, a segurança sempre foi umas das primeiras preocupações dos usuários. Portanto, quando se trata de compras online é imprescindível garantir isso ao cliente.

2 – Realidade virtual

A realidade virtual ainda não se difundiu completamente, e isso se deve a um motivo simples: necessita de um óculos VR (Virtual Reality) que possibilite a experiência. Mesmo assim, diversas lojas começaram a utilizar a tecnologia nos seus ambientes físicos, a fim de proporcionar aos clientes uma experiência mais profunda com os produtos.

No Brasil, o óculos costumava ser caro. Porém, devido a pandemia e a adoção da tecnologia por empresas, escolas e governos, tornou-se mais acessível. Por isso, apostar em meios de utilizar a realidade virtual da maneira correta na sua loja pode ser um diferencial e uma boa sacada para tirar proveito de uma das tendências no e-commerce.

3 – Realidade aumentada

Realidade aumentada e realidade virtual são termos que podem se confundir. A realidade virtual, como já visto, necessita de um óculos especial. Já no caso da realidade aumentada requer apenas de um smartphone.

Essa tendência de tecnologia em 2021 é surpreendente. Anos atrás, o jogo Pokémon Go apresentou essa inovação de maneira bombástica: foram milhões de downloads do aplicativo que une o virtual ao real. Além disso, marcas de tênis e roupas permitem que o cliente aponte a câmera do celular para si (e pode ser na frente do espelho, viu?) para “provar” o look. Empresas de tintas, móveis e decoração também apostaram alto e aplicaram a tecnologia nos seus negócios.

A realidade aumentada está muito mais próxima das pessoas do que se pode imaginar. Além disso, se trata de uma ferramenta poderosa para convencer e dar uma experiência de compra maravilhosa aos clientes.

4 – Cloud

Ainda é bem comum ir ao supermercado, loja de roupas, eletros, móveis etc. e ver funcionando sistemas ERP antigos. Sim, aqueles com cores acinzentadas e, muitas vezes, de desempenho lento. Nos últimos anos, tem crescido o segmento de ERP na nuvem (o jeitinho brasileiro de dizer “cloud”).

Para quem tem uma loja virtual, é importante considerar a nuvem como uma regra e não uma das tendências no e-commerce. Manter os serviços do seu e-commerce, site ou blog vinculado a servidores que estão sempre disponíveis é essencial. Ninguém quer receber ligação de cliente reclamando de erro 404 na página de vendas, não é mesmo?

5 – Internet das Coisas

Essa tecnologia não diz respeito necessariamente aos clientes, mas pode ter grande importância nas estratégias internas de uma empresa. Internet das Coisas (IoT)é, em linhas gerais, a intercomunicação de dispositivos. Estes, por sua vez, trocam informações que podem ser utilizadas para um determinado fim.

É possível, por exemplo, adotar a Internet das Coisas com a realidade aumentada ou a inteligência artificial. Essa tecnologia permite a integração de toda a cadeia do varejo, do pré ao pós-venda. E, com a ajuda de sensores, analisa o funcionamento do negócio, antecipa eventos e ajuda a entender melhor o cliente.

6 – Inteligência artificial

A inteligência artificial é sempre uma das tendências no e-commerce. Digo isso porque as novas funcionalidades são sempre implementadas com a ajuda deste recurso. Os chatbots e a recomendação de produtos já são velhos conhecidos do lojista. Entretanto, a inteligência artificial pode ir além: atuar no marketing, criar modelos de compreensão dos clientes, organizar estoque e muito mais.

Além de tudo, existe um time que é usado pelos grandes varejos do mercado: inteligência artificial e Data Analytics. Com essas duas tecnologias é possível ir além, trazer novos clientes, ajudá-los a encher o carrinho com os produtos que realmente querem e finalizar a compra sem receios.

7 – Data & Analytics

A análise de dados tem deixado de se limitar à área científica nos últimos anos, sendo utilizada por grandes empresas para alavancar seus negócios. Essa é uma das grandes tendências no e-commerce, permitindo que sejam analisados dados sobre carrinho de compras, tráfego, taxa de abandono, marcas mais buscadas, características dos clientes etc.

Com todos estes dados é possível identificar padrões e inclinações; prever comportamentos e entender melhor quem são os clientes e o que buscam. Estes dados, que parecem meros números, são transformados em informações válidas e que possibilitam a tomada de ações que podem significar desde pequenas a grandes mudanças no negócio.

Essas são 7 tendências no e-commerce para 2021. Entretanto, pode-se dizer que são tendências para os próximos 2 ou 3 anos. Afinal, são tecnologias novas e que se renovam, trazem novas funcionalidades e ampliam a maneira como os negócios podem trabalhar. Se você tem ou pensa em ter e-commerce, atente-se a estas ferramentas. Adote-as o mais rápido possível e se mantenha atualizado nas novidades tecnológicas que permitem alavancar um negócio online.