A importância da tecnologia para tornar o seu marketplace mais competitivo

por Beatriz Bear Sexta-feira, 09 de abril de 2021   Tempo de leitura: 3 minutos

O Marketplace tem se tornado uma das vertentes mais importantes para o mercado de e-commerce mundialmente. O modelo de negócio, que surgiu como um shopping virtual, conquistou de pequenas a grandes empresas, proporcionando muitas oportunidades de crescimento para o setor. Apenas no primeiro semestre de 2020, os marketplaces brasileiros faturaram mais de R$ 30 bilhões.

Pensando nesse cenário bastante promissor… As empresas SaaS, por exemplo, surgem com soluções que prometem se adequar a todos os tipos de nichos para tornar as operações de Marketplace mais escaláveis. Em contrapartida, o que realmente se vê são empresas tentando se adequar aos modelos básicos e prontos, deixando de lado um fator essencial para todo negócio: a inovação.

Neste artigo, falarei um pouco sobre a importância de se investir em tecnologia para marketplace, principalmente em um cenário que muda muito rápido e exige das empresas estarem sempre se atualizando para se manterem competitivas.

Vantagens e desvantagens dos marketplaces prontos

No mercado existe uma variedade de plataformas prontas para marketplace, ofertadas por empresas especializadas em desenvolvimento e manutenção de sites para vendas. Essas empresas normalmente vendem um pacote de serviços e entre as principais vantagens desse tipo de contratação estão: baixo custo; escalabilidade para operar de acordo com a demanda — levando-se em consideração períodos promocionais, por exemplo —; tempo de implantação menor e integração entre sistemas.

Ao contratar uma plataforma pronta de marketplace, você não terá que se preocupar com as questões técnicas de seu negócio, por isso, é ideal sempre se certificar de que a empresa contratada oferece um bom serviço de suporte. Desta forma, você fica livre para focar no desenvolvimento dos seus produtos, serviços e nas vendas.

Contudo, a principal desvantagem desse modelo é que a plataforma não é tão customizável, criando de maneira massiva muitos marketplaces iguais. Além disso, como as plataformas costumam cobrar por set up, dependendo da complexidade da operação, os custos de implementação serão maiores.

Desenvolvimento próprio: inovação e competitividade

Quem atua no ramo digital sabe que inovação é a alma do negócio. Por isso, investir na própria plataforma pode ser a opção mais adequada para quem deseja ter a liberdade de conduzir a sua operação de marketplace com mais autonomia. Sem contar que também dificulta bastante ao seu concorrente implementar as mesmas soluções que você.

A principal desvantagem dessa opção são os custos envolvidos, tanto para o desenvolvimento como para a manutenção e suporte da plataforma. Aqui, vale colocar na ponta do lápis quais as necessidades iniciais do seu projeto, seja na hora de terceirizar o serviço ou montar um time próprio de tecnologia para cuidar do site.

Entretanto, o que muitas empresas às vezes não consideram é que ao desenvolver a própria plataforma, também estão adquirindo um importante ativo digital que atuará no fortalecimento da sua marca. Sendo assim, a empresa não perde o investimento inicial.

O que avaliar na hora de escolher a melhor plataforma de marketplace para o seu negócio

Além de avaliar os custos envolvidos e a viabilidade de cada modelo, tenha em mente quais as soluções atendem às suas demandas e às exigências de um público que está muito mais antenado com as tecnologias e que preza cada vez mais a melhor experiência de compra.

Hoje em dia, é fator crucial que os sites de venda sejam responsivos e adaptados para o mobile, por exemplo. Iso pode ser decisivo para tornar o seu marketplace mais atrativo em frente à concorrência.

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.