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Cinco técnicas de e-commerce que estão se conectando com os millennials

por Neil Patel Sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Millennials são aqueles consumidores com idade entre 14 e 35 anos, considerados os mais valiosos do momento. Mesmo que não sejam a maior parte da população (27%, em agosto de 2014), possuem poder de compra.

De fato, eles possuem um montante gritante de US$ 600 bilhões em poder de compra anual. Em 2020, eles serão metade do mercado de trabalho dos Estados Unidos. Em 2025, esse número subirá para 75%.

Claramente, esse é o mercado que um e-commerce deve mirar para atingir o sucesso. Todo profissional de marketing lhe falará para seguir o dinheiro. Bem, no momento, o dinheiro está com os millennials. Nesse momento, apenas 50% dos varejistas estão segmentando suas estratégias de acordo com dados demográficos, deixando uma grande oportunidade sobre a mesa.

Se você escolhe focar nos millennials, está escolhendo uma oportunidade valiosa e cheia de potencial inexplorado.

1. O que quer que você venda, venda online

Online é o lugar para se estar. Em pesquisas, 40% dos millennials homens admitem que comprariam online se pudessem. Poucas mulheres disseram a mesma coisa (33%), mas, no geral, esse é um grupo de pessoas que sempre estive confortável em comprar online. Portanto, millennials gostam de comprar online. E qual é a resposta dos varejistas? Apenas 50,5% deles têm uma presença online, como indicado pelo Yahoo!.

O que todos os outros estão fazendo? “Pesquisando”, “construindo” ou apenas fazendo nada. Se você tem uma plataforma de e-commerce e presença, então você já está na metade dos vendedores que sabem como vender para millennials.

E-commerce é onde os consumidores millennials gastam seu dinheiro. Há, no entanto, algumas exceções notáveis que vale mencionar. Millennials preferem comprar de empresas que possuem estabelecimentos físicos: farmácias (91%), mobília (81%), sapatos (76%), joias (62%), roupas (74%) e produtos para casa (62%). Mesmo que você venda esses itens, ainda seria estratégico ter uma plataforma de e-commerce em adição à sua presença física.

2. Criar uma experiência de compra otimizada para qualquer dispositivo

Consumidores millennials compram em dispositivos – vários dispositivos. De acordo com pesquisas, 30% dos millennials usam quatro ou mais dispositivos por dia. Smartphones correspondem à maior categoria, claro. A maioria dos millennials checa seus smartphones 34 vezes por dia.

Seu método de compra preferido é via mobile, com 52% dos millennials utilizando smartphones para navegação e compras.

Existem alguns tópicos óbvios:

Crie uma experiência mobile otimizada

Imagens grandes, botões fáceis de clicar e carregamento mobile suave precisam ser parte do poder de marketing do seu e-commerce. O Google entrega uma etiqueta “mobile-friendly”, além dos resultados de pesquisa que indicam sites com uma experiência mobile diferenciada. Você pode testar o seu site para ver se ele possui essa etiqueta.

Entregue um processo de checkout mobile otimizado

O checkout mobile otimizado é tão importante quanto um site responsivo. As formas tradicionais de formulários para desktop simplesmente não funcionam para consumidores millennials que utilizam dispositivos móveis.

Aqui está onde eu vejo as maiores oportunidades. A maioria dos varejistas, 88% de acordo com o Yahoo!, não possui opções de pagamento mobile. Se você está na minoria magérrima de vendedores em e-commerce que possuem pagamento mobile, então está pontuando bem com os consumidores millennials.

3. Faça do compartilhamento social um componente central do seu esforço de marketing

Qual é a melhor forma de obrigar um millennial a comprar? É uma boa pergunta. O negócio é: métodos tradicionais de persuasão não funcionam mais. Por exemplo, o Yahoo! relata que “68% [dos millennials] são invulneráveis a endossos de celebridades ou anúncios estrelados por elas. Não há motivo para investir nessa estratégia de marketing.

Aqui está o que fazer no lugar: social.

Millennials são influenciados por recomendações sociais

Millennials são pessoas que conduzem interações sociais nas mídias sociais. Quando se preparam para uma decisão de compra, 66% deles pedem conselhos aos amigos. Não se deixe levar pelas estatísticas. São 68%! Se você alinha 10 millennials, sete deles (aproximadamente) irão pedir um conselho a um colega antes de comprar uma bicicleta, um disco ou um smartphone. E eles possivelmente não irão conversar com esse amigo pessoalmente. Eles irão conversar via Facebook ou Twitter.

Fieis à forma, 93% dos millennials fizeram uma compra baseada numa recomendação de um amigo ou familiar, e 89% dos millennials confiam nessas recomendações mais do que as reivindicações da própria marca.
Millennials, por sua vez, farão recomendações sociais

O que um millennial faz após ter comprado algo que o satisfez? Ele vai às redes sociais para recomendar. Um total de 59% dos millennials usam os compartilhamentos sociais para expor suas experiências positivas e negativas, e 41% deles usam mídias sociais apenas para fazer recomendações.

4. Desenvolva marketing de conteúdo focado para millennials

Marketing de conteúdo é a primeira forma como millennials aprendem sobre empresas e seus produtos. A maioria dos millennials (85%) pesquisa antes de comprar, e 60% dessas pesquisas acontecem no site da empresa. Assim, o conteúdo que você publica é importante. Millennials sabem como pesquisar produtos e serviços, e eles encontrarão o conteúdo que você produziu se estiverem considerando seriamente fazer uma compra.

Conteúdo social é tão importante quanto conteúdo estático em seu site. Um total de 60% dos millennials seguem suas marcas preferidas para saber de seus últimos lançamentos, promoções e vendas.

Millennials demandam bom conteúdo – imagens, experiências online e o sentimento geral de que a presença de um site precisa ser otimizada em diversos dispositivos para refletir bem sobre a marca.

Mesmo que seu conteúdo seja importante para eles, millennials preferem estar no controle de como interagem com você. A maioria dos millennials prefere opt-outs fáceis de e-mails ou listas, e outras decisões on/off para sua compra.

E por “conteúdo” eu não falo de televisão ou propaganda impressa. Millennials ignoram esses canais de marketing, preferindo seguir por toda sua ingestão de marketing online.

5. Crie cupons e estratégias de fidelização para millennials

Cortar cupons é parte de um passado distante, mas cupons online estão vivíssimos. Programas de fidelidade são algo considerável para os consumidores millennials. O site Practical Ecommerce diz que “Millennials são tipicamente vorazes com cupons e procuram promoções antes de comprar”. Essas são pessoas que procuram por uma barganha.

Veja algumas das estatísticas, essas vindas do Yahoo!, para se ter uma ideia do quanto consumidores millennials adoram cupons.

  • 63% dos millennials são tendem a fazer um “check-in” em diversos canais sociais se isso significar que irão receber cupons ou desconto.
  • 20% de desconto são suficientes para levar quase 50% de resposta ao estabelecimento.
  • 23% dizem que eles precisam de cupons de pelo menos 50% de desconto. 17% disseram que apreciam qualquer porcentagem.

A mesma mentalidade se estende a programas de fidelidade:

  • 84% dos consumidores disseram que estão mais inclinados a visitarem sites de varejistas em programas de fidelidade.
  • 75% dos consumidores mudaram para marcas que entregam descontos em tempo real e promoções em seus smartphones enquanto compram.
  • 73% dos usuários de smartphones estão interessados em usar seus dispositivos moveis para interagir com marcas em seus programas de fidelidade.

Agarre a oportunidade. Não há muitos e-commerces que oferecem cupons em dispositivos móveis. Se você ofertar recompensas ou cupons móveis, começará a atrair consumidores que importam.

Faz sentido vender para millennials. Eles têm dinheiro. Eles têm poder. E você? Você tem o produto e possui experiência em vendas.

A oportunidade está aí. É hora de tomá-la! Quais técnicas você adotaria para ganhar consumidores millennials?

Artigo publicado originalmente na Revista E-Commerce Brasil

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