T-Commerce: a união do e-commerce com a televisão

por Anselmo Martini Quinta-feira, 20 de julho de 2017   Tempo de leitura: 3 minutos

Imagine poder comprar a jaqueta do ator do seriado de TV mais popular ou o batom da apresentadora, enquanto você assiste ao seu programa favorito? Isso já é possível devido à tecnologia T-Commerce, a qual permite realizar compras enquanto assiste a programação do canal aberto. A grande questão é: o que é T-Commerce?

Trata-se de um modelo de negócio que une tecnologia e conteúdos pouco explorados, o qual integra dois segmentos em franca expansão: TV somada a seus serviços de “streaming” e plataformas. O tradicional e-commerce, que resultam na união do entretenimento com o mundo do comércio eletrônico.

Com o passar dos anos e em uma velocidade cada vez maior, outras áreas da tecnologia se juntarão ao T-Commerce. Isso acontecerá porque hoje temos uma demanda de consumidores ávidos por novas experiências e facilidades, que os permitam fazer parte desse novo mundo, não só com acesso rápido e com qualidade aos seus conteúdos favoritos, mas também a novas oportunidades de maximizar sua experiência multiplataforma com cada vez menos interrupções.

Essa tecnologia permite que o espectador adquira qualquer produto ou serviço exibido, desde itens eletrônicos, figurino dos apresentadores e entrevistados, objetos de cena e outros, sem precisar sair do canal ou do conteúdo que está assistindo. Essa funcionalidade já foi muito discutida como conceito e chegou inclusive a ser testada por algumas empresas.

Porém, alguns obstáculos impossibilitaram sua implantação integral, entre eles a TV analógica, o nível de avanço da tecnologia em geral e a cultura do público.

Os avanços tecnológicos e o constante desenvolvimento de novas soluções ligadas ao entretenimento são fatores que contribuem para o crescimento do mercado de T-Commerce no país. A TV Digital, por exemplo, conta com muitos recursos que permitem uma maior interatividade e que novos campos sejam explorados.

O T-Commerce é um deles, inclusive por ser um canal que possibilita uma nova fonte de receitas financeiras para emissoras, serviços de streaming, marcas, e-commerces e produtores de conteúdo independentes, além de fornecer novas oportunidades de marketing para as marcas e produtos, sem prejudicar a experiência de entretenimento do consumidor atual.

Esta possibilidade de conexão rápida entre marca e usuário cria diversas possibilidades de vendas que não ocorrem hoje nos meios tradicionais de publicidade televisiva, assim como os anúncios publicitários que são rapidamente esquecidos sem interação.

Por fim, o T-Commerce já chegou ao Brasil, mas ainda há um longo caminho a ser percorrido. O mais desafiador é mostrar ao mercado televisivo que essa solução existe para agregar receita gerando dados a todos os envolvidos e que não é um concorrente, mas sim um aliado. Para isso, ainda é preciso educar o espectador para consumir a tecnologia, da mesma maneira que fizemos nos primórdios do e-commerce, quando era grande o receio de fazer compras pela internet. E aí, está ansioso para usufruir dessa novidade?

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Leads Qualificados: Dialhost Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss People Marketing: Dialhost

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.