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SXSW - Comércio do futuro vira realidade nas ruas de Austin

Downtown Austin

Downtown Austin

O e-commerce foi destaque no SXSW (South by Southwest) Interactive, evento que aconteceu este ano em Austin, Texas (EUA). Trilha digital do evento precursor da mistura entre as culturas Nerd + Geek + Indie do Software, da Música e do Cinema, o “South By” comemorou seus 20 anos no efervescente mês de março.

Antes de entrar nos detalhes dos destaques do e-commerce, acho importante contextualizar o evento na cidade. Austin é uma cidade de 820 mil habitantes (a 13ª maior nos EUA).  O SXSW este ano vendeu 65 mil badges (diferentes tipos de credenciais que permitia entrar em um ou mais festivais). A programação tinha mais de três mil atividades, a grande maioria delas simultâneas – que ocuparam o gigante centro de convenções + demais centros de convenções da cidade + todas as salas dos hotéis da região central. 50% dos bares e restaurantes “assumiram” marcas como SalesForce, Yahoo! e Microsoft para receber qualquer um que tivesse o badge que dava ingresso ao “meetup”.  A estimativa é que pelo menos 260 mil habitantes da cidade (um em cada 3 habitantes) tenham sido “impactados pelo evento”. As escolas e as universidades decretaram o spring break. Todos os seis mil quartos de hotéis do centro estavam com suas vagas esgotadas desde dezembro. As outras demais 30 mil vagas da rede hoteleira foram completadas nas vésperas do evento. O site de hospedagem AirBNB criou uma página especial para incentivar a população a oferecer quartos para atender a visitantes que não tinham onde dormir.

Por que todo esse contexto é importante? Porque é em eventos e situações como essa que o e-commerce mostra toda sua força. Escolhi livremente quatro empresas que achei que merecem destaque e que ajudam a mostrar algumas tendências do e-commerce.

1. Yabbly – A startup de Seattle foi uma das Top 3 do SXSW Accelerator, trilha da competição entre startups que aconteceu no Hotel Hilton, ao lado do Centro de Convenções. O negócio se apresenta como capaz de transformar a experiência de compra do consumidor e abocanhar parte das vendas do varejo americano (de US$ 1 trilhão!).

“Quem quer comprar um aspirador de pó e vai à Amazon e encontra centenas de modelos, milhares de reviews e eu não quero ter que ler e pesquisar tudo, eu quero saber qual é o melhor para as minhas necessidades – viemos para melhorar a experiência de compra”, disse sorridente Tom Leung, líder do time, frente a uma banca comandada por Bob MetCalfe, fundador de 3Com e um dos inventores do Ethernet.

Ao propor a formação de uma comunidade de perguntas e respostas de usuários, o Yabbly promete que você tenha a indicação do melhor produto para você em uma pergunta. Curioso? Visite o site da empresa (yabbly.com) e peça para ser convidado a participar da comunidade. “Queremos acabar com aquela história de a pessoa comprar uma coisa e de não ser o que ela esperava”.

2. Social Passaport – O tema de integração entre o varejo físico e online era recorrente em toda SXSW Trade. Para demonstrar essa categoria de soluções, escolhi a Social Passaport, que é focada para atender ao pequeno varejo. Funciona através de uma suíte que reúne software + hardware e promete prover ao lojista (tradicional) uma solução completa de marketing online.

Através da instalação do sistema de check-out da empresa (que funciona num hardware da empresa), os clientes podem, por meio de aplicações que rodam num app de smartphone, participar de promoções personalizadas, ter acesso a cupons exclusivos, além de acessar, no telefone, uma loja “inteligente” de acordo com seus hábitos de compra. A solução prevê ainda um programa de fidelidade próprio. Para quem quiser saber mais, acesse socialpassport.net.

3. Isis Mobile Wallet – Praticamente todas as lojas e cafés do centro de Austin estavam habilitadas a receber pagamento via ISIS Mobile Wallet. O aplicativo usa a tecnologia NFC (Near Field Comunicator), ou seja, por aproximação – como os bilhetes de transporte, em que apenas por aproximação é feito o débito do saldo da conta.

A startup já está atuando em Austin e também em Salt Lake City, numa operação que conta com o apoio e o suporte das gigantes AT&T e Verizon, que vêem na ISIS um possível concorrente ao Google Wallet. Conheça em paywithisis.com.

Usuários de smartphones Samsung e outros que já utilizam NFC habilitavam sua conta da carteira virtual (que compete com Google Wallet) para ganhar pelo menos US$ 5 de crédito em cada compra. Tudo para incentivar o teste do novo sistema “mágico”.  Além disso, a empresa criou uma campanha muito criativa para mostrar a evolução dos meios de pagamento, que começava na galinha e levou nada menos que o cyber ilusionista Marco Tempest para lançar a mágica do pagamento NFC, como se pode ver em bcove.me/ou5ccsfp.

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4. PayPalLounge – A PayPal preparou, no primeiro andar do Centro de Convenções, um lounge que tinha como foco principal distribuir e incentivar os desenvolvedores a criarem novas aplicações com o uso das APIs. A pegada não era uma apologia à tecnologia. Pelo contrário – o tema do lounge era design. Em enormes ilustrações inspiradas nos comic books, a empresa buscava atrair os criativos para criar formas inovadoras de experiência de check-out para o cliente.

A empresa, que comemora mais de US$ 4 bilhões de transações em 2012, criou uma “caixa de ferramentas” que permite que as empresas combinem funcionalidades através do site https://developer.paypal.com/. Aproveitou para lançar seu pacote de bibliotecas para o mundo mobile. Já para o consumidor “final” (não técnico), a aposta foi distribuir gratuitamente o hardware necessário para o funcionamento da solução PayPalHere. Através de um adaptador simples para smartphones Android e iOS, qualquer um pode receber pagamento via cartão de crédito – a transação é online, e o crédito já aparece na conta PayPal do usuário. Simples assim – todos agora já podem ser uma loja ambulante!

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Até o SXSW 2014, Austins here we go!