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Sua plataforma permite estratégia de venda eficiente e ágil?

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Se você é lojista há algum tempo, com certeza já se pegou planejando alguma ideias clássicas: E se eu conseguir vender alguns produtos com exclusividade ou com grande diferencial? O que vou fazer para a próxima data sazonal? Como posso aumentar meu ticket médio?

A boa notícia é que você está visando o caminho certo para alcançar soluções e alavancar vendas. Cada uma das estratégias acima tem pontos fortes que podem render resultados positivos! Produtos exclusivos em geral são mais rentáveis do que os convencionais.

De fato, os clientes esperam ansiosamente por promoções sazonais e na maioria dos casos, promoções bem pensadas fazem todos ganhar, você e seu cliente!

Mas aí vai a pergunta chave: a plataforma escolhida para o seu e-commerce permite trabalhar esse nível de refinamento e estratégia como ele merece ser tratado? Ela tem as ferramentas necessárias?

Ter alternativas para realizar a configuração avançada e detalhada de diferentes abordagens promocionais na sua plataforma é ideal para estes casos. O que permite explorar muito mais da sua promoção. Quer um exemplo do que você pode fazer?

Agrupamento de produtos: neste modelo de promoção você pode criar pacotes definitivos de produtos que se relacionem de alguma forma e também atribuir descontos aos clientes. Você diminui um pouco sua margem de lucro, mas ganha no aumento do ticket médio e no volume de vendas!

Algumas estratégias comprovadas são recomendadas neste caso como brindes e frete grátis, você oferece mais praticidade aos clientes e um kit completo por um preço inferior ao dos produtos quando vendidos de forma individual.

Exemplos de pacotes para este modelo: cestas de páscoa – chocolates – café da manhã, kit de cosméticos, peças para computador, eletroeletrônicos, entre outros.

Pacote de produtos: nesta alternativa a mobilidade é maior, você pode criar os pacotes, mas eles não são definitivos, seus clientes podem alterar produtos, incluir ou retirar. Ou seja, se for um cliente frequente ou que já tenha um dos itens do kit, ele não precisa levar o kit inteiro e pode calcular o preço e os descontos gerados conforme manipula os produtos no pacote.

Exemplos de pacotes para este modelo: peças automotivas, bicicletas, coleções de itens, cesta de flores + bombons, produtos esportivos de uma mesma categoria.

Adeque os modelos ao seu público, produtos e promoções! Muitas vezes, trabalhar com as duas estratégias de uma só vez é um bom negócio, comparando as vantagens singulares de cada uma e associando estrategicamente aos produtos e serviços.

Produtos exclusivos e que trazem necessidade especiais: oferecer produtos que demandam uma montagem específica e uma certa “orientação automática” por parte da plataforma para evitar falhas de escolhas dos clientes pode parecer bem trabalhoso.

Já imaginou um comprador escolhendo as peças para montar seu próprio computador na sua loja virtual? Ou então as partes para montar seu novo skate? Esse nível de especificidade e detalhamento é possível sim, com soluções semelhantes às que permitem o agrupamento fixo de produtos, já citados acima. Basta que sua plataforma esteja preparada!

Exemplos de pacotes para este modelo: montagem de uma bicicleta completa ou de um skate e computador. Produtos em geral onde o cliente escolhe as partes, mas precisa montar um “todo” que funcione em conjunto.