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Sua loja virtual está pronta para o fim do ano?

por Fabiano Luiz Quarta-feira, 19 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 2 minutos

O ano passou voando e o seu fim está próximo, mas junto com ele chega também o melhor período de vendas para quem possuiu um e-commerce.

Especialistas garantem que novembro e dezembro são os meses principais para quem deseja fechar o ano em alta nos negócios, por isso se planejar com antecedência se faz tão necessário.

É preciso atenção na hora de realizar um planejamento estratégico para oferecer ao seu consumidor os melhores serviços e produtos, elas vão desde um plano financeiro, passando pela estratégia visual da sua plataforma até os investimentos em marketing virtual e de conteúdo.

Começar a trabalhar o mais cedo possível é a estratégia principal em direção ao sucesso, para te ajudar a evitar o máximo de erros possíveis e arrasar nas vendas durante este período, separamos dicas infalíveis.

Investimento

A regra é clara, fica inviável realizar um planejamento estratégico de marketing sem saber, ao certo, qual o seu budget disponível para a sua execução.

Neste primeiro momento é necessário que você reveja com atenção seus recursos, pois um alto investimento pode comprometer seus lucros na mesma proporção em que um baixo pode não te trazer o resultado que tanto espera.

Por isso é importante que estude com cuidado seus históricos, reveja seus investimentos anteriores e os rendimentos que eles acarretaram antes de definir um valor x.

Vitrine – Design – Layout

A vitrine da sua loja virtual é a porta de entrada do seu site e trabalhar o seu impacto visual pode parecer uma estratégia clichê, mas te garante grandes resultados.

Um design adaptado para o período mostra ao seu consumidor que você se preparou para a sua chegada, o clima de comemoração traz o cliente para mais perto de você transmitindo credibilidade e confiança.

Mantenha sempre um layout responsivo, não deixe o mobile de lado. As compras por smartphones e tablets crescem cada vez mais e serão um ponto alto nas vendas deste final de ano, portanto se faça presente e esteja preparado para tirar proveito dessa oportunidade.

Estoque e Logística

Antes de iniciar qualquer campanha ou colocar em prática seu plano de mídia é crucial que você prepare seu estoque.

Criar promoções e não ser capaz de suprir a demanda é um erro inadmissível, planeje detalhadamente quais serão os seus principais produtos neste período, atente-se a perceber quais estão “parados” no seu estoque para criar uma promoção mais efetiva em cima dele, negociar sempre que puder com o seu fornecedor também é uma ótima alternativa.

Procure pensar sempre no todo do seu estoque, separe seus produtos de acordo com as ações de marketing que pretende efetuar, desta maneira você sempre irá oferecer aquilo que possui para comercializar.

A organização é fundamental nesta etapa. Estude sua logística junto aos seus distribuidores, encontre o tempo médio necessário para as entregas, não prometa um tempo que não será capaz de cumprir isso afeta diretamente a reputação da sua loja virtual.

O fim do ano é o momento ideal para você colocar em prática o tão famoso FRETE GRÁTIS, além de ser uma estratégia muito inteligente para o período é também uma forma de você condicionar o consumo do seu cliente dentro da plataforma, estipulando por exemplo um valor mínimo em compras para se ter direito ao beneficio.

Marketing

Um planejamento de mídia é indispensável para quem deseja turbinar as vendas nos meses de novembro e dezembro.

As redes sociais são o principal meio deste período, nelas é possível trabalhar a divulgação de campanhas de todo tipo: enquetes de interação direta com o consumidor, ofertas e promoções, sorteios e até mesmo a liberação de cupons de desconto.

Se fazer presente nas redes sociais pode render bem mais que os outros meios de promoção. Facebook, instagram e Twitter são as mais famosas atualmente e juntos dominam aproximadamente 75% do mercado de e-commerce no quesito usuários que são também consumidores.

Procure sempre lembrar que cada rede social pede sua linguagem, utilize esse recurso para oferecer novos serviços que combinem especificadamente com os usuários de cada uma delas, humanize sua marca e os traga para mais perto de você.

Aproveite das redes sociais também para divulgar conteúdos a respeito da sua marca, dos seus produtos, dicas, passo a passo, usabilidades e etc. Crie um fluxo de publicação, disponibilize artigos que tirem duvidas, que tragam seus produtos para a realidade do seu consumidor. Mostre a eles que você entende do assunto e que está comercializando algo que confia.

Links patrocinados

Dentro do seu planejamento de mídia é valido levar em consideração os links patrocinados como arma pra aumentar suas vendas de final de ano.

Esta estratégia requer um acompanhamento constante, para que as palavras chaves utilizadas estejam sempre entre as mais utilizadas e de acordo com o seu negócio. Leve em consideração também que, nesta época, as principais buscas giram em torno de presentes para o amigo secreto, natal, produtos personalizados e afins.

Ah… E não se esqueça de habilitar os anúncios em dispositivos moveis também!

Atendimento ao Cliente 

É um fato incontestável que a fidelização de clientes é o principal meio de aumentar a receita da sua loja virtual. É bem mais fácil cativar um cliente que já efetuou uma compra na sua loja virtual anteriormente do que conquistar um novo consumidor, por isso é fundamental fidelizar seus clientes.

Antes de iniciar suas campanhas certifique-se de que todos os problemas com a sua plataforma foram resolvidos, lembre-se que você deve ofertar ao seu cliente a melhor experiência de compra que ele merece ter.

Esteja preparado para tirar todas as duvidas que vierem a surgir, esteja atento as redes sociais, aos e-mails. Habilite o chat online da sua loja virtual e se possível disponibilize um funcionário para cuidar apenas do atendimento ao cliente e assim poder atende-los sempre o mais rápido possível.

6. Plataforma

Como já falamos acima a funcionalidade e o desempenho da sua plataforma devem estar impecáveis.

Converse com os responsáveis pela hospedagem do site e garanta que ele permanecerá no ar mesmo com o aumento do fluxo de acessos durante o período sazonal.

Utilize as ferramentas certas da maneira correta e ao seu favor. Busque melhorar sempre e não perca tempo! Comece hoje! Boas vendas!

Artigo publicado com autorização do autor. Original disponível em: https://simplesdeverdade.com.br/blog/sua-loja-virtual-esta-pronta-para-o-fim-do-ano-2/

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