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Sua loja virtual é competitiva com o mercado?

por Fabiano Luiz Quarta-feira, 12 de dezembro de 2018   Tempo de leitura: 6 minutos

Ao criar uma loja virtual, a grande dúvida que aflige a maior parte dos novos empreendedores é como se manter firme no mercado. A resposta para essa dúvida é: manter-se competitivo e superar a concorrência.

Os consumidores estão cada vez mais exigentes quando se diz respeito a competitividade e também ao posicionamento da marca na sociedade, seu comprometimento com a ética e até mesmo em relação as causas sociais e ambientais, e quando se diz respeito a vantagem competitiva, trabalhar esse diferencial é uma grande estratégia.

Encontrar seus diferenciais é que o que vai fazer você superar a concorrência.

A melhor estratégia é o conhecimento. Estudar o mercado ao qual está inserido em todas as suas dimensões, estudar seus concorrentes e as estratégias que eles aplicam em seus negócios, conhecer todos os detalhes é imprescindível para que você se torne sua loja virtual uma campeã em vendas.

Encontre as vantagens que pode oferecer

Como dissemos lá em cima, conhecer o seu negócio a fundo é essencial para o sucesso, e só fazendo isso é que você poderá enxergar o que tem a oferecer.

Para oferecer vantagens que realmente valham a pena para o seu consumidor e para o seu e-commerce é preciso que você trabalhe todos os seus setores e elabore suas estratégias individualmente, desta forma você estenderá a excelência do seu atendimento por toda a jornada de compra e principalmente nas tomadas de decisão de marketing.

Você pode trabalhar para oferecer benefícios iguais aos dos seus concorrentes, enxugando custos e oferecendo ofertas melhores, ou pode trabalhar para superar seus concorrentes, oferecendo mais do que melhores ofertas, mas também benefícios que os afetem de forma direta a tomada de decisão de compra do seu consumidor.

Estratégias individuais

Existem alguns setores aos quais você precisará destinar maiores recursos para se manter a frente da concorrência, será necessário que você mantenha sua equipe motivada, para que não haja medição nos esforços, mas para que você concentre sua energia nos lugares certos separamos algumas dicas de por onde você pode começar:

Atendimento ao cliente

O atendimento ao cliente é a base de gestão do seu relacionamento com o consumidor. Procure trabalhar com um banco de dados que seja capaz de gerir todas as informações básicas do seu cliente.

Disponibilize um chat online, e se possível, separe um funcionário para cuidar exclusivamente deste setor. A disponibilidade de atendimento interfere diretamente no valor das vantagens que você deseja oferecer ao seu cliente, sendo capaz de te consolidar definitivamente no mercado de e-commerce.

Marketing digital

As estratégias de marketing digital são cruciais para tornar seu e-commerce competitivo.

Invista nas redes sociais, instagram ads e Facebook ads, e no google adwords, personalize sua campanha, crie anúncios atrativos e direcione a eles todos os recursos que puder, não se esqueça que nesta etapa conhecer seu publico alvo a fundo é indispensável.

Permita e incentive que seus consumidores te forneçam um feedback, mostre a eles que você se importa com suas opiniões e utilize isso, principalmente, como valor agregado e credibilidade a sua marca, nada melhor que a opiniões de outros clientes para convencer novos clientes.

Promoções e exclusividades

Invista no que é tendência no mercado. Os consumidores buscam referenciais na moda, no esporte, na politica e também nas lojas virtuais. Todos querem estar por dentro dos últimos lançamentos, dos melhores benefícios e promoções.

Esteja pronto para o mercado durante as datas comemorativas, planeje e organize seu estoque para que possa sempre oferecer o preço mais vantajoso para o seu consumidor.

Brindes, descontos, frete grátis, toda bonificação é bem-vinda e quanto mais você tem a oferecer, maiores são sua chance de eficiência.

Layout e Usabilidade

Criar uma loja virtual pode ser simples de verdade, mas é preciso também torna-la rápida, pratica e atraente para conquistar o seu cliente.

Torne a experiência de compra do seu cliente em algo que ele sempre irá lembrar, pela agilidade e pela disponibilidade de informações precisas.

Crie uma vitrine atraente, adapte-se as datas comemorativas, personalize sua loja virtual afim de que ela transmita a seriedade dos eu negócio.

Mobile

Os smartphones e tablets se tornaram uma peça chave do guarda-roupa de todo ser humano, ninguém sai de casa sem o seu.

A competitividade de mercado também é influenciada diretamente por esse setor, pois os computadores de mesa já perderam espaço, e se um cliente acessar sua loja via mobile e não tiver uma navegação compatível, encontrar dificuldades para localizar mercadorias e informações ele com certeza abandonará a jornada de compra.

Por isso, se tornou irreversível a necessidade de ao criar uma loja virtual, adapta-la para os acessos via mobile, sendo indispensável que você construa um layout para esse ambiente.

Trabalhar essas dicas é preciso para que você alinhe o interesse dos seus clientes com os valores do seu negócio. Não se trata de uma estratégia rápida, é necessário adaptar-se e os resultados serão vistos a longo prazo, mas poder oferecer ao seu cliente a melhor experiência de compra que ele já teve é o que tornará sua loja virtual competitiva e diferenciada.

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