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Sua loja não está convertendo por que você ainda não enxergou a conversão além da venda

Por: Rodrigo Martucci

Rodrigo Martucci é formado pela Universidade de Massachusetts e possui mais de 10 anos de experiência com e-commerce e marketing digital nos EUA e no Brasil. É o CEO e fundador da Nação Digital, agência especialista em e-commerce e eleita a melhor agência digital do Brasil pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.

Se você não se interessasse por e-commerce e sobre como vender mais online, não estaria lendo esse material, certo? Se tivéssemos feito algo relacionado a sistemas de franquias, teríamos atraído um outro público.

Esse é o princípio do conteúdo dentro do Inbound Commerce, você pode conhecer mais aqui. O conteúdo de valor, além de ser moeda de troca na hora de converter, acaba atraindo somente as pessoas certas. Isso permite a segmentação de toda a comunicação pós-conversão que levará a venda.

Conteúdo para quem?

Escrever bons conteúdos é criar o conteúdo certo para cada pessoa. A sua empresa precisa de um perfil de cliente ideal definido, a buyer persona.

Buyer personas são personagens semi-fictícios baseados em seus clientes reais, criados com base em dados e conhecimento de mercado, que definem o comportamento, desafios e objetivos de um cliente. Saiba como defini-las aqui.

Não venda, conquiste

98% das pessoas que entram no seu e-commerce estão nas etapas 1 e 2 do processo de compra, ou seja, estão reconhecendo o problema e considerando suas opções para solucioná-lo. Seu conteúdo precisa estar preparado para isso.

Considere o funil de vendas: visitantes do seu site que estejam no topo do funil estão na fase de aprendizado e descoberta do problema ou daquilo que sentem necessidade. Para estas pessoas, é mais interessante fornecer listas de sinais que indicam que ela está precisando de um novo notebook do que um desconto no seu produto.

As pessoas que estão no meio do funil estão considerando as soluções para o problema ou necessidade. Para elas, é interessante entregar comparativos entre uma e outra opção de notebook, informações aprofundadas sobre um software novo implementado ou prós e contras de se comprar determinado modelo.

Já os visitantes que estiverem no fundo do funil estão na decisão de compra, ou seja, esta é a hora de apresentar o seu produto. Apresente os benefícios do modelo de notebook que está vendendo, guias definitivos de como utilizar suas funções, unboxing, promoções por tempo limitado e outras vantagens que o façam optar pelo seu peixe.

Spread the word!

É hora de espalhar seu conteúdo pelo mundo! Além dos clientes cadastrados no seu e-commerce, consiga o nome e dados de navegação convertendo seus visitantes por meio de formulários na hora de entregar aquilo você criou. A partir disso será muito mais fácil guiá-lo durante o funil de venda.

Os formatos de conteúdo de valor são inúmeros: e-books, whitepapers, webinars, hangouts, vídeos, textos, newsletters, ferramentas, entre outros. A escolha certa é aquela que mais vai ter relevância para o seu cliente.

Aproveite o que criou para gerar postagens no blog e redes sociais, campanhas de e-mail marketing, landing pages, campanhas, comunicação com blogueiros e influenciadores, entre outros. As possibilidades são incontáveis, já que você não está vendendo um produto, lembra?

O seu conteúdo será muito mais aceito e compartilhado como algo que as pessoas gostam e precisam, do que como uma mensagem comercial. Conheça as melhores ferramentas para cada fase do funil aqui.