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Storytelling para e-commerce: venda mais contando histórias

Por: Josele Delazeri de Oliveira

Head de Canais e Parceiros da Get Commerce. Coordenadora do projeto de Empoderamento feminino da Get Commerce. Mais de dez anos de experiência na área de empreendedorismo digital. Líder da Embaixada Geração de Valor. Líder do Grupo Mulheres do Brasil, Núcleo Santa Maria. Mestre em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Administração (2003) e em Sistemas de Informação(1999). Pós-graduada em Psicopedagogia, Gestão Empreendedora de Negócios e Gestão de Negócios e Intuição ( com módulo realizado na Itália). Pós graduanda em Psicologia Positiva pela PUC RS. Atuou por mais de 15 anos como docente no ensino superior, com ênfase na área de Empreendedorismo Digital. Docente de Pós graduação na área de empreendedorismo.

Storytelling é uma técnica de vendas baseada em contar histórias que podem capturar a atenção de um cliente por meio das emoções. Ele nasce para que obter sua cumplicidade e sua simpatia, aumentando assim o seu desejo de comprar os produtos daquela marca ou loja.

Desde o momento em que nascemos, a sociedade nos fornece histórias do velho, do novo e do futuro. Elas nos inspiram, nos dão confiança e nos ajudam a aprender. Quando se trata de fazer uma compra, uma boa história pode ser a diferença entre nós nos apaixonarmos por um produto ou ignorá-lo completamente.

Construir uma loja online de sucesso, no cenário hiper competitivo de comércio eletrônico de hoje, requer mais do que um site atraente, uma boa exibição de produto e pagamento fácil. Quando um cliente chega ao seu carrinho de compras, geralmente é depois de ter encontrado sua marca em uma longa jornada, repleta de várias paradas e desvios.

5 razões para utilizar storytelling no e-commerce

Aumente o valor do seu conteúdo contando histórias

Em uma época em que as marcas reconhecem o poder do marketing de conteúdo, escrever um bom conteúdo simplesmente não é suficiente. Para chamar a atenção do seu público, você precisa contar histórias.

Conecte-se com seus clientes

E se os clientes em potencial se sentissem ligados à sua marca? Suponha que eles se sentissem entusiasmados com o que poderia parecer uma experiência comum de compra online. Esses casos cativariam a atenção do mercado e lhe dariam uma vantagem sobre seus concorrentes.

Construa uma marca forte

No mundo do comércio eletrônico, os clientes têm muitas opções — que na maioria das vezes parecem semelhantes e intercambiáveis. Consequentemente, eles podem não se sentir compelidos a escolher você em vez de outra marca. Outra razão para usar a narrativa, a construção da marca pode dar à sua marca uma profundidade que transcende sua linha de produtos.

Fidelize o cliente

Você gasta muito tempo e dinheiro atraindo novos clientes. Por esse motivo, você naturalmente deseja que eles permaneçam fiéis à sua marca. A narrativa pode ajudá-lo a fazer isso. As emoções e o valor agregado que suas histórias fornecem podem manter seu público envolvido de um ciclo de compra para o outro.

Destaque-se de seus concorrentes

Como foi observado, as emoções evocadas por sua marca podem ajudá-lo a alcançar uma identidade online diferenciada. De qualquer forma, contar histórias pode lhe dar uma vantagem competitiva que resulta nas vendas e nos lucros de que você precisa.

Talvez seja porque elas nos permitem engolir grandes quantidades de informações complexas com relativa facilidade. Também pode ser porque elas nos ajudam a perceber e identificar padrões, que nos ajudam a fazer previsões. Ou pode até ser porque elas ressoam conosco emocionalmente, o que garante que não as esqueçamos.

Não é surpresa que o mundo do marketing tenha adotado a narrativa. É uma das maneiras mais eficazes de se conectar em um nível mais profundo com os consumidores e humanizar uma marca.

“Para mim, marketing é sobre valores. Os melhores exemplos de todos e um dos maiores trabalhos de marketing que o universo já viu são os da Nike. Quando você pensa na Nike, você se sente de uma certa maneira… Eles homenageiam grandes atletas e honram os grandes atletas… Isso é o que eles são e é isso o que eles fazem”, Steve Jobs.

Contar histórias se tornou uma estratégia de comunicação importante que as empresas podem usar para construir relacionamentos com seu público — o que pode levar a taxas de conversão mais altas. Compreender os princípios básicos da narrativa pode impulsionar empresas em praticamente qualquer setor.

Vamos para a prática do storytelling!

A narrativa após sua passagem bem-sucedida como um conceito de design envolvente, e estratégia para o desenvolvimento de conteúdo, agora fez uma entrada no mundo do comércio eletrônico com muitas promessas. No e-commerce, nada mais é do que a empresa que produziu uma narrativa sobre todos os produtos que vende. É também sobre o e-commerce transmitir aos clientes o seu surgimento, seus valores e as particularidades no atendimento ao cliente.