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Storytelling no webdesign: fortalecendo sua marca com inteligência!

Por: Felipe Martins

É especialista em E-commerce, Negócios Digitais e Marketing Digital. Ex-CEO da Dotstore, plataforma de e-commerce e fundador da Boigy, agência de marketing e tecnologia. Há mais de 20 anos ajuda pequenas e médias empresas a venderem pela internet lucrando, juntas, + de R$ 1 Bilhão.

Storytelling nada mais é do que contar histórias. Este contar de histórias, quando empregado corretamente em ações de marketing, é uma poderosa ferramenta de comunicação que conquista a atenção plena do público e, assim, te permite transmitir a mensagem que deseja.

No mercado, muitos não usam corretamente este ‘artifício’, mas é possível, sim, integrar a narrativa à sua marca e ao seu design. Veja algumas dicas:

Não diga, mostre!
Um dos princípios da redação criativa é este: não dizer, mostrar. Leve isso para o seu projeto de storytelling e procure maneiras de mostrar a história de sua marca, sua personalidade e posicionamento. Contar histórias é uma maneira de levar o cliente para o universo da marca de forma pessoal, de acordo com suas interpretações.

Descubra quem você é!
Tudo que estará em sua história deve ser uma realidade de sua empresa, ou seja, suas características desempenham importantes papéis na narrativa. Quem é você? O que você está vendendo? Por que isso importa? Que tipo de ambiente você quer representar com o seu negócio? Quem são seus principais clientes?

Parta para a ação!
Com a história já em mente, você pode utilizar diversos elementos do design para contá-la. Exemplos:

Palavras e tipografia
É preciso compreender que as palavras fazem parte do web design. As palavras emprestam sua definição e atribui “atmosfera” à sua história. Estilo de escrita, tom e vocabulário desempenham um importante papel na narrativa online. Lembre-se que é a partir do texto que se chama para a ação. A mesma atenção deve ser dada à tipografia; o que ela te faz sentir está de acordo com a marca e a mensagem?

Fotografia, Ilustração, vídeo
As fotografias mostram simultaneamente a definição, caráter e ação de uma história. Mostrar alguém usando um produto conta uma história, assim como o seu fundo que mostra o ambiente. As ilustrações estão no mesmo teor, porém são melhores para ‘explicar’ conceitos mais abstratos. E o vídeo é o que traz a história para a vida, veja este exemplo de narrativa ilustrada.

Mascotes
Mascotes são ótimos elementos que podem guiar o visitante através do site, ou mesmo demonstrar o papel que você quer que seu visitante desempenhe na história da marca. Não importa o que ou quem é seu mascote desde que ele esteja encaixado em sua história e ajudando a passar o que você tem a dizer. Aposte em um destes ‘representantes’.

Você ainda pode apostar em ícones e símbolos que agregam bons valores à sua marca e, ainda, apostar na interatividade com botões, fundo e rolagem personalizados.

Tudo pode ser utilizado para contar uma história, aposte nisso e estenda a história para suas mídias sociais, ações de marketing, atendimento ao cliente, transporte e até a embalagem do produto. Fortaleça sua marca de forma inteligente!

Sucesso!