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Soluções Out of Home conquistam adesão dos e-shoppers e embarcadores

Por: Bruno Tortorello

Com mais de 21 anos de experiência na área de logística e distribuição, Bruno Tortorello é um dos executivos mais destacados do setor. Graduado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP, com especialização em Administração pela FGV e MBA em Gestão Internacional pela FIA, Tortorello foi presidente da Total Express e, anteriormente, liderou áreas comerciais e operacionais do braço logístico do Grupo Abril. Chegou na Jadlog com a missão de alavancar as vendas e os negócios por meio das operações do e-commerce e do fortalecimento do negócio B2B de pequenas encomendas, contribuindo para que a transportadora alcançasse o faturamento de R$ 1 bilhão em 2020.

As mudanças de comportamento e os novos hábitos de consumo relacionados ao e-commerce têm ampliado a busca por novas opções de serviços que tornem a experiência da compra online melhor e mais fácil. Pesquisas como a Barômetro E-Shopper, realizada anualmente por uma das empresas líderes de entregas de encomendas da Europa, no Brasil, apontam que os consumidores brasileiros buscam cada vez mais flexibilidade nas opções para o recebimento dos produtos adquiridos via e-commerce.

Entre os serviços que têm contribuído para melhorar a experiência dos consumidores e dar mais segurança aos varejistas que atuam no comércio eletrônico, estão as soluções Out of Home, que permitem retirar a mercadoria em um determinado local, definido previamente. Flexibilidade e conveniência são atributos que caracterizam esta modalidade de logística, que vem conquistando a adesão dos e-shoppers e dos embarcadores.

Por representar mais conveniência à logística, estas soluções são grandes impulsionadoras de vendas no varejo online, já que mais opções de entregas e de devoluções influenciam os consumidores a concluírem suas compras. Também são uma opção eficiente ao delivery, porque reduzem significativamente o insucesso nas entregas e os custos logísticos para os embarcadores e os consumidores finais. Em média, são 20% mais baratas que a entrega domiciliar, condição que pode viabilizar mais facilmente a oferta de frete grátis pelos varejistas da internet.

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Além disso, estas soluções são consideradas mais sustentáveis, porque a mitigação dos insucessos e das tentativas adicionais de entregas representa menores emissões de CO2 na atmosfera. A redução das emissões se dá também pelo menor número de carros de entregas nas ruas, pois em uma única viagem várias encomendas de diversos destinatários são deixadas em um único ponto de pick-up.

Este aspecto de sustentabilidade é uma preocupação mundial crescente dos operadores logísticos em geral, e também um desafio no sentido de neutralizar as emissões das operações nos grandes centros. A utilização de veículos elétricos e movidos a gás natural, entre outras soluções adicionais às OOH, vêm sendo adicionalmente implementadas nos últimos anos, e devem se intensificar ainda mais.

Apoiadas em novas tecnologias e em uma rede de pontos físicos que permitem retirar os produtos nos horários de conveniência do usuário, as soluções Out of Home estão em franco crescimento no Brasil e no exterior. A expectativa é de que em cinco anos elas respondam por cerca de 20% das entregas totais do e-commerce no mercado brasileiro, número já atingido em mercados mais maduros, como nos Estados Unidos e em países da Europa..

No País, as soluções OOH já estão sendo oferecidas por alguns players, que têm registrado crescimentos significativos no volume de mercadorias entregues desde o ínicio da pandemia da Covid-19, e atuam com uma série de soluções como pontos pick-up e lockers, para atender os consumidores e embarcadores com segurança e conveniência.

Todas essas soluções Out of Home estão contribuindo para dar mais segurança, facilidade e conveniência aos e-shoppers e aos embarcadores. Nesse sentido, a atuação de empresas de logística torna-se cada vez mais relevante para melhorar a experiência do usuário e, consequentemente, impulsionar as conversões de vendas do e-commerce.