Acesso rápido

Soluções de mobilidade: uma necessidade urgente para o varejo

por Carlos Alves Segunda-feira, 06 de maio de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

O futuro é mobile e o do varejo, mais ainda. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), publicada pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), há tempos já revelou que o acesso à internet pelo celular ultrapassou o desktop. Isso reflete diretamente no comportamento de compra dos usuários e, consequentemente, no modo como as lojas do varejo vão disponibilizar seus produtos ao público.

45% dos entrevistados já realizam pagamentos por meio do seus smartphones

Nossa dependência do celular não é pouca: segundo a pesquisadora Mary Meeker, checamos nossos smartphones mais de 150 vezes por dia. Isso significa que boa parte das consultas, buscas e compras que um consumidor faz já é no seu smartphone.

Portanto, não é exagero dizer que soluções de mobilidade não são mais um tema do futuro, inclusive no Brasil: uma entrevista encomendada pelo Mercado Pago e realizada pela Ipsos em 2014 constatou que 45% dos entrevistados já realizam pagamentos por meio do seus smartphones (em 2014, eram 21% dos consumidores, ou seja, menos da metade); 59% dessas transações se referem a compras de roupas e acessórios.

Agora, uma pesquisa da consultoria Ovum traz insights indispensáveis sobre as direções nas quais as soluções de mobilidade para o varejo no futuro caminham. A adoção crescente de consumidores ao smartphone projeta consequências diretas nas compras por mobile, com estimativa de 2,05 bilhões de vendas que em algum momento tenham passado pelo celular até 2020.

O relatório “The Future of Ecommerce: The Road to 2026” indica que a tendência é o surgimento de tecnologias otimizadas, que ajudem os consumidores a explorar produtos, comparar características e preços e fazer pagamentos com facilidade a partir do smartphone e de tablets, explorando cada vez mais o conceito de hiperlocalidade. Será importante ter capacidade de perceber e antecipar mudanças de tendência nos desejos e buscas do consumidor, que oscilam com velocidade cada vez maior, adequando estoques e aproveitando janelas de oportunidade.

Segundo o relatório, a jornada de compras como conhecemos e trabalhamos hoje estará completamente ultrapassada até 2026. Uma das tendências é que não haverá mais previsibilidade quando e onde o consumidor busca informações e concretiza a compra. Os e-commerces, lojas físicas e outras plataformas digitais podem se alternar em momentos totalmente diversos.

Outra tendência esperada é a localização contextual por GPS. Isso vai permitir trazer ofertas associadas à localização exata do usuário com relação a lojas ou prazos de entrega. Iniciativas hiperlocais já operam em fase beta, mas até 2026 devem crescer horizontalmente. Há também os beacons, pontos de acesso wi-fi localizados nas lojas físicas que, com permissão do usuário, que enviam dados sobre produtos e anúncios personalizados, atualizados e relevantes.

Não podemos esquecer que até pagamento imediato em lojas físicas pode ser feito via dispositivos móveis, por serviços como o Apple Pay e o AndroidPay, eliminando a necessidade de carregar dinheiro ou cartões de crédito. Aplicativos no smartphone de funcionários podem dispensar a ida até o caixa para finalizar a compra. Os serviços financeiros, aliás, estão entre dos setores de maior expansão no ecossistema das compras online.

Será importante ter capacidade de perceber e antecipar mudanças de tendência nos desejos e buscas do consumidor, que oscilam com velocidade cada vez maior, adequando estoques e aproveitando janelas de oportunidade.

Boa parte das mudanças já está desenhada, com as condições de aplicabilidade disponíveis, mas há um espaço enorme para o desenvolvimento, aperfeiçoamento e adoção de soluções de mobilidade que o varejo deve explorar nos próximos anos. Vamos aproveitar!

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.