Acesso rápido

Solução para o e-commerce brasileiro é superar a barreira logística

por Mário Minatel Terça-feira, 28 de agosto de 2018   Tempo de leitura: 5 minutos

O e-commerce brasileiro é um mercado em inegável expansão: mesmo com a economia buscando fôlego para se recuperar, a projeção de crescimento do setor é de 15% para este ano, segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm).

Entretanto, o caminho ainda é longo para chegar ao patamar de mercados maduros, como os Estados Unidos e a Ásia, onde a balança já aponta para um equilíbrio entre compras online e em lojas físicas: 12% do varejo americano corresponde ao e-commerce, enquanto 20% do mercado chinês opera nessa modalidade. Por aqui, apenas 3% do comércio está na internet.

A barreira mais óbvia é a reconhecida burocracia brasileira. Complexa para qualquer novo negócio, os trâmites burocráticos independem de áreas de atuação ou setor. Porém, considero a logística o principal entrave para a evolução do comércio eletrônico no Brasil – uma variável que pode, de fato, impactar a expansão do setor com grandes melhorias no curto prazo.

Embora todas as fases do relacionamento entre as lojas e seus clientes sejam relevantes, a entrega é o que consolida uma boa experiência. Por isso, focar nessa etapa do pós-venda é o caminho natural para a redução do gargalo presente no e-commerce.

A boa notícia: onde há desafio também há oportunidade. Ao passo em que o mercado como um todo cresce, aumenta também a exigência de seus consumidores. Hoje, falta confiança ao comprar online. Não são raros os casos de problemas em qualquer etapa do processo de compra, desde o pagamento até a conclusão, sobretudo no serviço prestado por empresas tradicionais.

Com dimensões continentais e uma malha logística precária, o mercado local vive um cenário delicado no que diz respeito à experiência do consumidor pós-compra na internet, principalmente fora de São Paulo.

O prazo médio para o recebimento de uma compra chega a ser 14 dias em algumas regiões do país, e os Correios ainda concentram 60% dos pedidos, mesmo com o contexto crítico enfrentado pela empresa há anos.

Para estabelecer um comparativo, a média de prazo nos Estados Unidos e na China, citando os exemplos anteriores, são bem menores: as entregas são realizadas no mesmo dia ou, no máximo, no dia seguinte à compra.

Neste contexto, a logística privada tem um nicho enorme para explorar. É uma oportunidade clara para fidelizar consumidores, que hoje estão sedentos por um serviço efetivo, de qualidade e com preço justo de ponta a ponta: do momento da compra até ter o produto em mãos.

A tecnologia é uma indiscutível parceira para as empresas do setor e as que começaram a investir em soluções multicanal já saem na frente na preferência dos clientes finais.

Em um futuro próximo, o processo de entregas não será binário – com conclusão da compra e recebimento do pedido, a qualquer momento dentro do prazo – mas sim dinâmico: para atender a todas as necessidades do consumidor e sair à frente nos negócios, uma empresa deverá mapear a disponibilidade do cliente em todos os aspectos, como melhores horários, rotas, locais possíveis, tudo para que a entrega seja feita da forma mais rápida e barata possível.

Para o varejo, muito se fala sobre manter o consumidor no centro das operações. Para o comércio eletrônico, essa máxima é potencializada para conquistar a confiança do cliente que está conectado à empresa apenas remotamente. Uma entrega rápida e transparente é o potencial de um ciclo de compra que deve estar no radar de qualquer vendedor que busca se consolidar no mais promissor mercado de vendas atual.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

O projeto E-Commerce Brasil é mantido pelas empresas:

Oferecimento:
Hospedado por: Dialhost Transmissão de Webinars: Recrutamento & Seleção: Dialhost Métricas & Analytics: MetricasBoss

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.