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Social commerce: entenda se é uma estratégia para todos os negócios

Por: Sidney Zynger

Formado em Administração de Empresas e Propaganda e Marketing pela ESPM, é apaixonado por e-commerce. Já trabalhou na implantação de várias lojas virtuais e está sempre atento às novidades do setor para oferecer soluções ao dia a dia dos empreendedores brasileiros.

Vender pelas redes sociais já é um caminho bastante possível que, além de aproximar o consumidor do lojista, acaba convertendo em mais vendas para o negócio. Em tradução livre, o social commerce significa comércio social, ou seja, um formato de venda que utiliza as redes sociais para negociar, se aproximar e vender.

Em meio a plataformas que são mais direcionadas ao entretenimento, é possível criar relações com os consumidores e apresentar novidades, produtos e serviços. Neste artigo, vamos entender como o social commerce é uma estratégia interessante e se funciona para todos os negócios.

Os dados não mentem

Em 2020, foram mais de 1,3 milhão de novos usuários brasileiros por dia nas redes sociais. As vendas via redes sociais saltaram de 22% para 34%, ou seja, um aumento de 12%. Somente o Instagram é responsável por 87% dessas vendas, mostrando o seu alto potencial para social commerce.

O social commerce é indicado para todos os negócios?

Seja um restaurante, um prestador de serviços, uma loja de acessórios, uma venda de cursos online ou um clube de assinatura. Tudo é potencializado pelo social commerce. A estratégia só não é indicada para quem não tem uma gestão integrada, de vendas, atendimento e logística. Como o alcance de público será maior, é preciso o negócio também estar preparado para a ampliação do mercado. E os consumidores de social commerce demandam um atendimento próximo, antes, durante e depois da compra.

Interação dinâmica

Nas redes sociais, as marcas ganham uma proximidade maior com o consumidor. E assim como a interação com amigos, nas redes sociais, o dinamismo é uma marca registrada, e o lojista deve estar preparado para interagir, dar atenção e criar novas estratégias de vendas periodicamente. É preciso ter cuidado para não frustrar o cliente e se colocar disponível para atendimento.

Quais as principais redes para criar uma estratégia de social commerce?

Todas as redes sociais podem ser um canal para abrir vendas e contato com o consumidor, seja WhatsApp, Pinterest, Facebook, Instagram. Estas últimas são as principais, e por isso é preciso entender como fazer a integração entre o seu sistema de gestão e as redes sociais para administrar o negócio de forma simples e dinâmica.

  • O primeiro passo é ter uma conta no Instagram ou no canal em que deseja vender e criar um perfil comercial, que contém funções diferentes das contas pessoais. Também é preciso criar uma fanpage no Facebook, para então vincular os dois perfis.
  • Também é preciso ter um domínio do site onde você vende os produtos para conseguir fazer a integração entre o catálogo de produtos do Facebook e a sua loja.
  • Depois, é necessário cadastrar os produtos no catálogo de produtos do Facebook e para isso se utiliza o Gerenciador de Negócios do Facebook. Esse catálogo é válido para iniciar as vendas no Facebook e também no Instagram.

O fluxo de vendas que o social commerce como estratégia de vendas traz é grande. Por isso, não é indicado para negócios que não tenham uma boa gestão de vendas e atendimento. Portanto, é preciso encarar o social commerce como mais um canal de venda, assim como vende em loja física, virtual ou marketplaces.

É preciso ter o olhar para todos os canais de venda para metrificar resultados. Para isso, é importante integrar os canais ao sistema de gestão. Dessa forma, vendas, estoque e entregas ficam em um sistema único para unificar canais de venda e gestão. Isso dá ao empreendedor uma visão ampla e controle sobre o negócio. Por isso, é importante contar com um ERP que contenha a integração ao catálogo de produtos do Facebook para que a estratégia saia do papel e vire realidade.