Acesso rápido

Smartphones e os novos hábitos de consumo

por Larissa Lotufo Segunda-feira, 07 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com o PayPal, em 2017, ¼ das vendas realizadas no comércio virtual brasileiro foram realizadas via dispositivos móveis – smartphones e tablets. Este dado demonstra que a mobilidade, cada vez mais, está influenciando o processo de compra do consumidor brasileiro e os hábitos de consumo.

Uma das explicações para a expansão do consumo através dos dispositivos móveis está na democratização do acesso ao 3G e 4G no Brasil nos últimos anos, tornando o acesso por meio dos aparelhos móveis mais ágil e acessível. De maneira que tais fatores influenciam na expansão do consumo através dos aparelhos celulares.

Isso porque os celulares garantem ao consumidor um mecanismo de busca virtual prático, rápido e sempre disponível. E a garantia de tal disponibilidade é bastante importante ao consumidor, tendo em vista que, segundo o IBGE 92,1% do acesso à internet é realizado via dispositivos móveis.

Hábitos de consumo

E tal preferência do consumidor pelos dispositivos que lhe garantem mobilidade também influencia nos hábitos de consumo do cliente. Se antes o consumidor precisava separar um tempo de seu dia para efetuar uma compra online – o offline –, atualmente é possível realizar uma compra enquanto faz outras atividades, como se deslocar para o trabalho ou durante uma viagem.

Da mesma forma, o consumidor também tem mais tempo para pesquisa sobre o produto e realizar comparações de preço e marcas. Por isso mesmo, é importante que os lojistas estejam sempre preparados para oferecer o máximo de informações sobre o produto oferecido. Além disso, é preciso estar de olho no preço e condições de venda oferecidos pela concorrência.

Da mesma maneira, o consumidor mobile busca integração entre os canais de atendimento das empresas, já que muitas vezes inicia a sua compra por meio de alguma rede social e finaliza no site. Ou, ainda, inicia a busca no site e quer tirar dúvidas nas redes sociais.

Neste sentido, oferecer uma experiência multicanal é essencial para o consumidor mobile. Outro aspecto explorado pelo consumidor e que tem influência direta com a expansão do uso de celulares conectados à internet é a reputação da empresa.

Reputação

Isso ocorre porque os consumidores estão cada vez mais conscientizados sobre as relações de consumo e nem sempre adotam o preço como fator de decisão no processo de compra. Ou seja, a reputação das empresas perante o consumidor pode influenciar a sua decisão de compra mais do que nunca na realidade do comércio mobile.

Afinal, os aparelhos móveis permitem que o consumidor seja constantemente alimentado com informações sobre os mais diversos acontecimentos. Isso faz com que qualquer dano reputacional à sua marca afete de maneira quase instantânea a decisão do consumidor em efetuar ou não a compra em sua loja.

Neste sentido, a maneira que a sua empresa garante a segurança das operações, a proteção dos dados pessoais dos clientes e o fluxo seguro de informações são fatores importantíssimos para o consumidor digital. Ainda neste contexto, é importante destacar que o grande fluxo de informações e trocas de dados proporcionado pelos dispositivos móveis também faz com que as empresas tenham que apostar na criatividade para chamar a atenção do consumidor, sendo a personalização das ofertas um fator de diferenciação.

Todavia, essa personalização não pode ser invasiva a ponto de incomodar o consumidor, já que a privacidade e proteção de seus dados são aspectos importantes para a relação de consumo.

De toda forma, é notável que os dispositivos móveis têm influenciado o comportamento dos consumidores brasileiros. Agilizam e facilitam o processo de compra e venda e desafiam os lojistas à oferecer experiências de consumo personalizadas, mas não invasivas.

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