Acesso rápido

Smartphones e os novos hábitos de consumo

por Larissa Lotufo Segunda-feira, 07 de outubro de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box em parceria com o PayPal, em 2017, ¼ das vendas realizadas no comércio virtual brasileiro foram realizadas via dispositivos móveis – smartphones e tablets. Este dado demonstra que a mobilidade, cada vez mais, está influenciando o processo de compra do consumidor brasileiro e os hábitos de consumo.

Uma das explicações para a expansão do consumo através dos dispositivos móveis está na democratização do acesso ao 3G e 4G no Brasil nos últimos anos, tornando o acesso por meio dos aparelhos móveis mais ágil e acessível. De maneira que tais fatores influenciam na expansão do consumo através dos aparelhos celulares.

Isso porque os celulares garantem ao consumidor um mecanismo de busca virtual prático, rápido e sempre disponível. E a garantia de tal disponibilidade é bastante importante ao consumidor, tendo em vista que, segundo o IBGE 92,1% do acesso à internet é realizado via dispositivos móveis.

Hábitos de consumo

E tal preferência do consumidor pelos dispositivos que lhe garantem mobilidade também influencia nos hábitos de consumo do cliente. Se antes o consumidor precisava separar um tempo de seu dia para efetuar uma compra online – o offline –, atualmente é possível realizar uma compra enquanto faz outras atividades, como se deslocar para o trabalho ou durante uma viagem.

Da mesma forma, o consumidor também tem mais tempo para pesquisa sobre o produto e realizar comparações de preço e marcas. Por isso mesmo, é importante que os lojistas estejam sempre preparados para oferecer o máximo de informações sobre o produto oferecido. Além disso, é preciso estar de olho no preço e condições de venda oferecidos pela concorrência.

Da mesma maneira, o consumidor mobile busca integração entre os canais de atendimento das empresas, já que muitas vezes inicia a sua compra por meio de alguma rede social e finaliza no site. Ou, ainda, inicia a busca no site e quer tirar dúvidas nas redes sociais.

Neste sentido, oferecer uma experiência multicanal é essencial para o consumidor mobile. Outro aspecto explorado pelo consumidor e que tem influência direta com a expansão do uso de celulares conectados à internet é a reputação da empresa.

Reputação

Isso ocorre porque os consumidores estão cada vez mais conscientizados sobre as relações de consumo e nem sempre adotam o preço como fator de decisão no processo de compra. Ou seja, a reputação das empresas perante o consumidor pode influenciar a sua decisão de compra mais do que nunca na realidade do comércio mobile.

Afinal, os aparelhos móveis permitem que o consumidor seja constantemente alimentado com informações sobre os mais diversos acontecimentos. Isso faz com que qualquer dano reputacional à sua marca afete de maneira quase instantânea a decisão do consumidor em efetuar ou não a compra em sua loja.

Neste sentido, a maneira que a sua empresa garante a segurança das operações, a proteção dos dados pessoais dos clientes e o fluxo seguro de informações são fatores importantíssimos para o consumidor digital. Ainda neste contexto, é importante destacar que o grande fluxo de informações e trocas de dados proporcionado pelos dispositivos móveis também faz com que as empresas tenham que apostar na criatividade para chamar a atenção do consumidor, sendo a personalização das ofertas um fator de diferenciação.

Todavia, essa personalização não pode ser invasiva a ponto de incomodar o consumidor, já que a privacidade e proteção de seus dados são aspectos importantes para a relação de consumo.

De toda forma, é notável que os dispositivos móveis têm influenciado o comportamento dos consumidores brasileiros. Agilizam e facilitam o processo de compra e venda e desafiam os lojistas à oferecer experiências de consumo personalizadas, mas não invasivas.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentário

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.