Acesso rápido

Smartphone é cada vez mais protagonista na jornada de compra do consumidor digital

por Dalila Ferreira Quinta-feira, 11 de abril de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

O consumidor digital muda seus hábitos ou os renova de acordo também com os avanços tecnológicos. Quando falamos, por exemplo, sobre o smartphone dentro da jornada de comprar do consumidor digital, é possível dizer que ele tornou-se um meio cada vez mais protagonista para o consumidor pesquisar, procurar por avaliações de um produto, até que por fim chegue a fechar de fato sua compra via smarthphone.

Investir na jornada do consumidor nunca foi tão necessário

Um dado interessante é olhar para o quanto esse meio para fechar uma compra cresce, enquanto o e-commerce total alcançou 12% em 2018, o m-commerce (compras realizadas via dispositivos móveis: celulares, tablets, aplicativos) cresceu 41% no mesmo período, conforme dados do 39º Webshoppers.

Sendo assim, investir na jornada do consumidor nunca foi tão necessário. Contudo, as estratégias precisam ser alinhadas de acordo com o produto, o consumidor e qual experiência o lojista e varejista pretende gerar neste processo.

A conexão de internet no Brasil não é a mais elogiada, contudo, é quase impossível, salva as exceções, não ver um celular na mão de alguém ao seu redor. Talvez o leitor esteja acompanhando o texto no próprio celular. Este é um cenário que os lojistas e varejistas precisam se atentar. Ainda com dados do 39º Webshoppers, o m-commerce, por exemplo, teve outro destaque importante, eles alcançaram a marca de 42,8% de todos os pedidos do e-commerce do Brasil em janeiro de 2019.

Para tentar entender como este ano pode caminhar, em 2018 as categorias responsáveis pela alta de pedidos no m-commerce foram:

Perfumaria e Cosméticos| Saúde (com 112% de crescimento), Moda e Acessórios (com 59% de crescimento), Esporte e Lazer (com 40% de crescimento) e Casa e Decoração (com 38% de crescimento). Isso mostra a potência das vendas via mobile na decisão final do consumidor.

Loja física e loja online, mais que amigas, friends!

Tem um outro personagem nesta trama, mas o embate entre loja online e física parece já estar superado por muitos lojistas, o que muitas empresas procuram fazer no cenário atual é entender como trabalhar em conjunto, tanto o online quanto o offline.

Portanto, é necessário sempre ter na régua de estratégia uma operação consistente e um atendimento de excelência focado no consumidor, o que vai desde uma descrição ou disposição de produto até a uma entrega rápida e eficaz.
Mediante os dados extraídos no relatório do 39º Webshoppers, “a jornada de compra também se torna mais complexa a cada ano no Brasil. Em 2018, o brasileiro visitou, em média, 8 canais diferentes para fazer as suas compras ao longo do ano, e está mais conectado, utilizando as Redes Sociais para se manter informado e compartilhar informações.”

Cada cliente possui o compartilhamento de uma informação na palma da mão e transformou-se em um formador de opinião em sua comunidade e meio onde vive. Se ele compartilha sua experiência de compra ou de um produto e a propaganda é positiva, essa informação vai ficar registrada e outros poderão usufruir dela.

Sempre vai existir uma demanda maior pela boa experiência do cliente, até porque, em um mundo onde tudo caminha rápido, se renova em um piscar de olhos, correr o risco de não proporcionar uma boa experiência para cliente não pode ser opção.

Sendo assim, existem novas formas de consumo e muitos clientes que buscam por boas experiências, que se vier a acontecer, estarão dispostos a propagá-la.

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