Logo E-Commerce Brasil

Ship From Store: como usar a estratégia em datas comemorativas?

Por: Douglas Cunha

Executivo com mais de 20 anos de experiência em tecnologia, especialista em varejo digital e logística, com passagens por empresas como PagSeguro, Walmart, Mandaê. Lidera os times de produto desde que entrou na Nexaas há dois anos e recentemente assumiu a função de COO.

O fim do ano é sempre um período que gera bastante expectativa por parte das empresas para aumentar suas vendas, e fechar o ano com um alto faturamento. Mas, para as marcas atingirem seus objetivos (e o sucesso) nesse período, é fundamental atender às exigências que os consumidores irão priorizar em sua decisão de compra.

Uma das principais tarefas a se enfrentar é a necessidade de tornar seus processos de logísticas mais ágeis e eficientes. Nesse sentido, a adoção do Ship From Store tem se destacado no mercado. Mas você já sabe o que é e como essa estratégia pode ajudar a potencializar as vendas da sua empresa? Se ainda não, continue comigo porque é sobre isso que falarei neste artigo.

O que é Ship From Store?

O primeiro passo para você entender como a adoção do Ship From Store pode ajudar seu negócio é compreender o que exatamente significa essa estratégia. Para isso, é fundamental ter em mente que vivemos na era da convergência dos mundos online e offline. Ou seja, estamos num momento onde os consumidores valorizam e priorizam empresas que oferecem uma experiência omnichannel.

O Ship from store nada mais é do que um artifício utilizado pelas empresas para cumprir esse papel. Portanto, posso dizer que a estratégia é um processo de atendimento pelo qual os varejistas usam o estoque de sua loja para atender aos pedidos vindos de qualquer canal — como, por exemplo, o site. 

Ou seja, essa modalidade de entrega se pauta na integração de estoques de lojas físicas e online. A finalidade, neste caso, é a de agilizar entregas sem aumentar o custo logístico, enviando mercadorias a partir de uma localização mais próxima do cliente. Isso faz com que cada loja se torne uma espécie de centro de distribuição.

Destaco ainda que a adoção da estratégia tem gerado uma série de benefícios para as empresas. Para se ter uma ideia, segundo um levantamento da Diálogo Logística, empresa nacional especialistas em entregas, houve um crescimento de 47% na média diária de operações feitas no modelo Ship From Store. Portanto, o envio da loja beneficia os varejistas de várias maneiras.

Para ficar ainda mais claro o potencial que o Ship From Store tem para varejo, listei abaixo as principais vantagens ao fazer uso da estratégia:

  • -weight: 400;" aria-level="1">Maior agilidade e eficiência nas entregas;
  • Redução de custos operacionais;
  • Melhora na experiência do cliente.

Como a estratégia de Ship From Store pode ajudar nas datas comemorativas?

Entendido a importância e os benefícios da estratégia de Ship From Store, é mais fácil compreender como esse modelo de delivery pode contribuir com as vendas em datas comemorativas, não é verdade? Afinal, sabemos que um dos principais diferenciais buscados pelos consumidores na data tem relação direta com o valor e tempo de frete.

Isso porque os consumidores sabem do alto volume de pedidos e grande demanda dos serviços de entregas que ocorrem no fim do ano. Sem falar na ansiedade pelo recebimento de um produto quando comprado de forma online. Uma prova disso: aproximadamente 82% dos consumidores já desistiram de alguma compra por causa do preço elevado do frete. 

Portanto, na hora de decidir por uma compra, os indivíduos têm priorizado cada vez mais as marcas que oferecem e possibilitam novos formatos de entregas. Por isso, investir em estratégias que tenham potencial de melhorar os processos de logística do seu negócio — como o Ship From Store — é sem dúvida uma atitude essencial para que sua marca alcance o sucesso esperado com as datas comemorativas.

Conclusão

Como apresentei ao longo desse conteúdo, os processos de logística são primordiais para uma empresa ter sucesso em datas comemorativas. Apesar de não ser uma tarefa tão simples, há caminhos para tornar esse processo mais eficiente, aumentando assim a satisfação dos seus consumidores.