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4 ferramentas para otimizar o seu e-commerce (e o seu tempo)

Por: Mirelly Oliveira

Formada em Propaganda e Marketing e cursando MBA em gestão empresarial na FGV, tem mais de 10 anos de atuação em marketing, sendo 7 deles em e-commerce. Por 5 anos fez parte da equipe do Mercado Livre e hoje trabalha na Real Trends, empresa especializada em vendedores do Mercado Livre.

2020 chegou, a gente piscou e abril já bate à nossa porta e você que jurou para si mesmo que este ano será o ano da mudança e que desta vez terá coragem para abrir o seu próprio negócio a notícia é que as estatísticas são positivas. De acordo com a Boa Vista, empresa de informações de crédito, 2019 teve aumento de 18% na abertura de novas empresas. Já uma  pesquisa feita pela DHL revelou que o ecommerce deve crescer cerca de 22% em 2020 em toda a América Latina. Mas não se engane, pois essas informações não garantem o sucesso do seu ecommerce.

De acordo com um levantamento do Sebrae, mais de 60% das lojas virtuais que são abertas em nosso país fecham as portas em menos de 1 ano. Isso só comprova a importância de um bom planejamento.

Como marinheiro de primeira viagem, você sabe que tem muita coisa para aprender e antes de começar é fundamental responder algumas perguntas: O que você quer vender? Quem serão seus fornecedores? Você terá uma loja online? Vai tentar vender no Mercado Livre?  Qual será sua estratégia nas redes sociais? Para ter essas respostas é importante saber qual será seu público-alvo e entender quais são os seus hábitos de consumo. Todas essas informações precisam ser consideradas no seu planejamento.

Para ajudar você nesse processo, separamos uma lista com 4 ferramentas digitais para dar os primeiros passos ou impulsionar o seu negócio de uma vez por todas:

1 – Gerenciamento de tempo

O Trello é uma plataforma gratuita de gerenciamento de projetos, ela organiza seus projetos em quadros, está disponível para interface web e também para iOS e Android. Então, chega de fazer listas manuais, com a ferramenta é possível organizar suas tarefas e compartilhar a mesma com toda sua equipe. Por exemplo: você tem um passo a passo de atendimento e precisa que o seu time siga um padrão, para isso basta criar um checklist e depois compartilhar com todos ou, se preferir, enviar apenas para pessoas estratégicas. Visual e intuitiva a ferramenta será uma arma poderosa contra a desorganização.

2 – Gerenciamento de conteúdo

O WordPress é uma ferramenta que permite configurar um site ou um blog de forma gratuita. Com vários plugins (também gratuitos) é possível aprimorar funcionalidade de acordo com cada negócio. Fique tranquilo, a plataforma foi pensada para atender aqueles que não entendem nada de programação. Com os menus, você cria novas páginas, seções, adiciona novas funcionalidades, configura cor, tipo de fonte, sobe e altera os banners da home, tudo isso com muita facilidade. Para quem está começando um ecommerce pode ser uma boa opçãoe se no futuro precisar fazer a migração para uma plataforma maior, a mesma pode ser feita com facilidade.

3 – Design gráfico

O Canva é um software de design gratuito e totalmente online, com ele você cria peças gráficas, edita e publica as imagens em diversos canais. A ferramenta foi criada para pessoas que não têm conhecimentos em design, mas precisa produzir conteúdos. Se você está na fase do faça você mesmo e não tem verba para contratar um profissional, a ferramenta ajudará a construir peças incríveis para a divulgação da sua marca. Ah, e o melhor… Você pode usá-la tanto do seu computador como do seu celular.

4 –  Análises de tendências

O Google Trends é uma ferramenta que analisa e mostra tendências, sendo um produto do Google não poderia ser diferente, né? Construída com uma das maiores bases de dados do mundo permite que você faça buscas por palavras, tópicos ou um conjunto de termos. Existem vários fatores que vão influenciar nas vendas do seu ecommerce, saber as tendências do mercado e entender melhor o seu público-alvo com certeza é um fator que precisa de atenção. Então, use a abuse a ferramenta para fazer o seu negócio decolar para o caminho certo!

Deixo aqui uma lista com outras ferramentas online e para finalizar uma última dica: não desista dos seus objetivos, aproveite qualquer tempo livre para planejar suas metas, explore novos cenários e tenha um plano B. Boa sorte!