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Seu negócio possui presença digital ou apenas está na internet?

Por: Jéssica Marinho

Analista de Marketing na plataforma Tray e colunista na Escola de E-commerce. Apaixonada por e-commerce e redação. Publicitária por formação.

Seja para um e-commerce ou para um negócio físico, é essencial que a marca tenha presença digital.

Entretanto, há quem acredite que ter uma loja online e possuir redes sociais ativas, já basta para ter presença digital. O que é um erro. Se não houver planejamento, conteúdo, frequência e relacionamento, a marca está apenas na internet.

Continue lendo este conteúdo e descubra a importância da presença digital.

O que é presença digital?

Presença digital é estar na internet, com estratégia de marketing alinhada com seu posicionamento de marca e objetivos.

Consequentemente, ter presença digital é ser referência em seu segmento, ser lembrado por suas ações e ser inspiração para seus concorrentes. É a marca a ser batida.

Assim, é necessário ter uma estratégia. Apenas ter um site/loja e postar no Facebook não é presença digital, é apenas estar na internet.

Como ter presença digital?

De fato, a presença digital é construída com o tempo e muita dedicação à marca.

Logo, é necessário ter planejamento, constância e paciência. Pois, assim como SEO, os resultados virão em um período de meses ou anos, dependendo de seu segmento.

Pode parecer demorado, contudo, daqui a dois anos você vai desejar ter começado hoje.

Marketing de conteúdo

Sem dúvida, o marketing de conteúdo é o pilar principal na construção de sua presença digital.

Marketing de conteúdo é criar conteúdo relevante para sua audiência. Independentemente do formato, sua marca deve levar informações e/ou entretenimento para o cliente que você deseja atingir.

Artigos de blog, postagens nas redes sociais, interações online, entre outros, são formatos possíveis para começar a construir esse posicionamento. Com objetivo final de gerar engajamento.

Além disso, você pode apostar em:

Mídia própria: suas próprias redes sociais, seu blog etc. Considerando audiência orgânica;

Mídia espontânea: seu conteúdo compartilhado pelo público, eles querem levar isso para outras pessoas. Aqui conseguimos ver, de fato, os conteúdos mais relevantes para a audiência;

Mídia paga: para acelerar o processo e se mostrar mais presente, além de atingir novos públicos, investir em mídia paga deve fazer parte de sua estratégia.

Direcionamento de persona

Todo o seu marketing de conteúdo deve ser direcionado para sua persona.

Não leve em consideração o que você acha interessante ou o que você acredita que seja necessário. Procure criar conteúdo que o seu público deseja consumir e compartilhar com mais pessoas.

Ou seja, ter uma persona bem definida é parte fundamental desse planejamento.

Site/loja otimizada

De fato, não adianta ter os melhores conteúdos se sua loja ou seu site não forem otimizados.

É essencial que esse canal seja compatível com o comportamento de sua persona. Toda a navegação, desktop e mobile, deve ser otimizada para engajar sua audiência.

Relacionamento

Outro ponto-chave é a criação de relacionamento com seu público.

A geração de conteúdo relevante, consequentemente, proporcionará a possibilidade de criar um relacionamento com seu público.

Assim, é essencial dar atenção ao cliente. Responder comentários, mensagens privadas e engajar antes de vender. Lembre-se de manter a linguagem da persona, prezar pela educação e se mostrar sempre disponível.