Logo E-Commerce Brasil

Seu e-commerce no TikTok: 5 dicas para crescer na rede social

Por: Guilherme da Luz

É especialista em Organic Search pela Quinstreet Brasil (Nasdaq: QNST). Com 15 anos de experiência de mercado, já trabalhou com algumas das maiores marcas que atuam online e offline, incluindo Google, Microsoft, Benetton, BBC, Avon, Heineken, Mars, Jaguar, Sotheby’s, entre outras. Tem contribuído na adaptação de campanhas publicitárias internacionais para o Brasil (Transcreation), além de estar sempre encontrando oportunidades para atrair, envolver e converter público-alvos por meio da busca orgânica. Seguroauto.org, Planodesaude.net e Emprestimo.org são alguns de seus trabalhos que se destacam no topo das pesquisas no Google, em mercados extremamente competitivos.

Saiba como sua marca pode usar o TikTok para ganhar popularidade e atrair mais clientes em 5 dicas simples e práticas.

Imagem: Pexels

Você pode não ser um usuário do TikTok, mas certamente já ouviu falar na rede social, uma das plataformas que mais cresceram no último ano em todo o mundo.

E apesar de ser uma rede criada para que os usuários compartilhem seu dia a dia em vídeos curtos, o TikTok não demorou a se transformar em uma ótima ferramenta para quem quer vender mais.

Por isso, se você tem um e-commerce, pode usar o TikTok a seu favor. Confira 5 dicas para crescer na rede social e colocar o seu comércio dentro do aplicativo!

1. Montando um bom perfil

Assim que você se cadastra no TikTok, consegue ter um perfil, onde seu conteúdo será publicado e onde outros usuários terão um primeiro contato com você.

No caso de empresas, é fundamental dedicar um tempo extra para montar um bom perfil. Nesse sentido, é preciso dar informações sobre o que sua marca faz.

No espaço da bio, escreva o nome da empresa e o que ela realiza. Aproveite para usar emojis e deixar a área mais atrativa. Você pode inserir o link do seu e-commerce ou um link que inicia uma conversa no WhatsApp, ideal para quem não tem site.

Se você optar pelo WhatsApp, prefira colocar sua conta Business, que passa mais profissionalismo e não interfere nas suas conversas pessoais.

2. Por dentro das trends

Uma das principais características do TikTok é a proposta de convidar todos os seus usuários para a criação de conteúdo – mesmo aqueles que não são “tão criativos”.

É pensando nisso que existem as trends, que são vídeos ou ações que viralizam na rede social e que todos são convidados a reproduzirem.

Uma trend costuma chamar a atenção de mais usuários para um perfil. Por isso, é importante não só observar as trends, mas também participar.

Sempre analise como sua marca poderia aparecer dentro de uma trend. E ainda que não consiga inserir a empresa, considere participar de uma ação para atrair mais seguidores.

Imagem: Freepik

3. Tutoriais interessantes

Outra forma de ganhar popularidade para crescer na rede social, é criar vídeo tutoriais que tenham relação com a sua marca.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas, pode fazer tutoriais rápidos que ensinam a fazer uma composição com determinada peça.

Você pode até aproveitar esses tutoriais para utilizar em outras redes, fazendo o download do conteúdo no próprio TikTok. Assim, todos os vídeos ficarão salvos na memória do seu smartphone.

E se acontecer de trocar de equipamento, saiba que já existem ferramentas que ajudam na transferência de dados, ideal para manter todos os conteúdos no seu celular em uso.

Leia também: Benefícios que as criptomoedas oferecem ao comércio eletrônico.

4. Bastidores

Outro tipo de conteúdo que pode te ajudar a atrair mais seguidores é no estilo bastidores, “por trás das câmeras”. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês, não é de se surpreender que o TikTok tenha um público considerável que gosta de acessar conteúdos de bastidores de marcas.

Nesse tipo de produção, você precisa mostrar como realiza alguma tarefa. Por exemplo, como embala os pedidos e envia, ou como é o seu dia a dia em determinada função.

Além de atingir um público bem específico, os bastidores ajudam a dar um tom humano para a marca, gerando proximidade com as pessoas.

5. Anúncios patrocinados

Se você quiser crescer na rede social com mais rapidez e puder fazer um investimento em dinheiro, é interessante considerar os anúncios patrocinados do TikTok como uma opção.

No TikTok, é possível fazer anúncios em vídeos publicitários ou banners. E assim como o Instagram Ads, o aplicativo permite que os anunciantes identifiquem o público com diferentes métricas.

Ainda assim, mesmo em posts pagos, é fundamental usar a criatividade para criar peças interessantes. E lembre-se de preparar seu perfil com mais conteúdo atrativo antes de anunciar, para que os novos visitantes encontrem bons materiais posteriormente.

Uma rede social a ser explorada

Apesar do grande número de usuários, o TikTok ainda é uma rede social a ser explorada, o que representa uma boa oportunidade para as marcas.

A plataforma ainda está passando por adaptações, como a inserção de mais recursos de segurança, especialmente após as atualizações de proteção de dados do iPhone.

Assim, a tendência é que o TikTok não só continue a crescer, mas que ofereça um ambiente virtual cada vez melhor e mais atrativo para seu público.

Começar agora, com as dicas para crescer na rede social, é a melhor forma de colocar sua empresa no TikTok. Depois, é só aproveitar os frutos do tempo dedicado!

Leia também: Marketing de vídeo: como impulsionar suas vendas no e-commerce.