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Seu e-commerce não vende por osmose!

Por: Gustavo Esteves

Gustavo Esteves atua no mercado de E-commerce há mais de 15 anos. Iniciou a sua jornada como estagiário na Americanas.com e Shoptime, chegando até a posição de coordenador da área de analytics da Comprafacil.com. Foi o terceiro brasileiro a conseguir certificação em Google Analytics, além de ter fundado o maior portal de analytics da América Latina. Atualmente é CEO da Métricas Boss , uma consultoria de analytics que atende clientes como como Domino’s Pizza, Médico Sem Fronteiras, Casa & Video etc. e CEO na Ecommerce PRO, a maior escola de capacitação profissional para o mercado de Ecommerce.

Você investe em seu e-commerce? Você possui metas para o desempenho dele?

Muitas lojas e-commerce novas e pessoas que estão montando seu comércio eletrônico querem vender apenas por tráfego direto e orgânico e acreditam que todos os players GIGANTES vendem assim. Mas isso é um ENORME erro e dediquei este post para explicar isso!

Primeiro Ponto:

Tráfego Orgânico você não controla!

Como gerar metas sobre uma fonte que você não controla? O tráfego orgânico não é “cobrado” por sessões e receita mas sim posicionamento! Com esse conceito, você já precisa ter em mente que não é possível estipular uma meta de vendas em algo fora do seu alcance.

Vamos para um exemplo prático?

Abaixo estão as buscas pela palavra ingressos:

ingressos

Veja o pico durante os dias 07 a 13 de agosto! O que ocorreu nesse período?

olimpiada

Perceba que durante o período das olimpíadas Rio 2016 a busca por ingressos cresceu ABSURDAMENTE, pois batia com o período dos Jogos. Logo após, existe um vale por essa mesma busca.

Isso significa que durante aquele período, as buscas e provavelmente as sessões e vendas subiram e, em seguida, caíram.

Quem não foi impactado em queda de vendas, sessões e ticket médio durante a Olimpíada?

Vamos para um exemplo mais prático ainda?

A busca pela frase: promoção de celular.

promocao-celular

O que aconteceu entre 22 a 28 de novembro de 2015?

black-friday

Durante o Black Friday, as pessoas procuram mais sobre promoções. Logo, se sua posição para esse termo no orgânico era boa, mais sessões aconteceram e possivelmente mais vendas.

A grande questão aqui é saber que existem para o orgânico fatores externos sobre os quais você não possui controle e que podem aumentar o número de sessões do seu site via essa mídia. Isso, não necessariamente, será para sempre!

Segundo Ponto:

Tráfego Direto não ocorre da noite para o dia!

Tráfego direto = Brand awarness

Brand Awarness é a consciência de marca, conceito de marketing que mede o conhecimento dos consumidores quanto à existência de uma marca.

Não é da noite pro dia que as pessoas vão “saber o seu site de cabeça” ou que vão pensar “Se é Bayer é bom”. Ou, então, vão substituir aparelho de barbear por Gillette!

Para isso acontecer, voltemos ao mais básico da publicidade: divulgação e divulgação é igual a $$$$$$.

Se formos buscar, mais ou menos cinco anos atrás a Dafiti estava surgindo no mercado. Pouquissímas pessoas conheciam a marca e muito menos saberiam seu site de cabeça!

Lembram qual foi a maior estratégia da Dafiti?

Olhem as buscas por Dafiti no histórico de cinco anos do Trends:

dafiti

Viu como a lembrança de marca não acontece da noite para o dia? Olha a evolução da Dafiti!

Conclusão:

Viu como é complicado ficar dependendo dessas duas mídias? Orgânico é uma mídia de um controle muito difícil e o tráfego direto não acontece da noite para o dia. Logo, mesmo para que essas mídias funcionem bem, você necessita ter um investimento.

Quanto a Dafiti investiu em anúncios na TV para poder ter essa lembrança de marca?

Seu e-commerce não vende por osmose, nem se for apenas por tráfego direto e orgânico. Mesmo aqui você precisa investir!