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Seu e-commerce está preparado para o universo mobile?

Você sabe por onde anda o seu cliente? Por todo lugar, deve ser a resposta da maioria dos empreendedores de e-commerce, já que esta ferramenta possibilita atingir um número gigantesco de consumidores sem aumentar os custos de estrutura, não é mesmo? Sendo assim, não seria conveniente você andar lado a lado com o seu cliente, onde quer que ele esteja? Se a sua resposta for sim, você deve se perguntar também se o seu e-commerce está preparado para o universo mobile.

O universo mobile está aí e as expectativas de crescimento para os próximos anos são surpreendentes. Até 2018 estima-se que haja um aumento de 54% neste mercado, que inunda os mais diversos segmentos de comércio eletrônico. Contudo, para ingressar neste universo é preciso tomar algumas precauções a fim de que a experiência do cliente seja única e satisfatória.

Esteja preparado para o 4G

Uma das falhas de muitos e-commerces que se aventuram no m-commerce (mobile commerce) é a falta de estrutura tecnológica para garantir a responsividade da ferramenta, ou seja, proporcionar uma boa conexão, rapidez no carregamento da página, agilidade na inscrição do cliente e na finalização da compra. Para não perder tempo com desenvolvimento de novos recursos, o empreendedor deve deixar a sua plataforma preparada para o 4G, que já está com força total no país.

Invista em design responsivo

Como falamos no item anterior, garantir a responsividade da ferramenta é essencial para manter o cliente satisfeito. Contrate um bom web designer, que consiga dar ao seu e-commerce um layout agradável, com usabilidade simples e intuitiva. As pessoas evitam realizar compras pelo celular por falta de uma ferramenta que agilize o processo, pois o m-commerce continua com a mesma cara do e-commerce, com cadastros longos e processos cansativos para o fechamento de vendas.

Melhore a experiência de compra

Comprar já não é mais um ato impensado, as pessoas procuram comparar preços, características dos produtos e também a reputação da loja virtual. Sendo assim, promova ações que melhorem o relacionamento do cliente com o seu m-commerce, com confirmações de compra via SMS, cadastros simples, comunicação clara e assertiva.

Invista em atendimento personalizado

A evolução do atendimento via chat é o atendimento via Whatsapp, que está totalmente de acordo com a tendência do universo mobile. Enquanto seu cliente busca informações sobre determinado produto no celular, ele pode tirar dúvidas via Whatsapp ou outro app de comunicação instantânea, tornando a experiência de compra mais interessante e eficaz.

Em 2013 o m-commerce bateu o recorde de 2 bilhões de vendas só no Brasil, o que não é pouco se comparado aos números do e-commerce como um todo. Como alternativa prática e de fácil absorção pela população, em especial os mais jovens, o m-commerce tem um longo e motivante caminho a ser seguido, já que o número de smartphones e tablets, entre outros gadgets, cresce exponencialmente.

Para não ficar de fora dessa fatia de mercado, pesquise sobre as novidades que vêm sendo implantadas neste segmento, acompanhe as tendências e compartilhe conosco sua opinião!