Seu e-commerce está preparado para o final de ano?

por Sirlene Costa Quarta-feira, 18 de dezembro de 2019   Tempo de leitura: 4 minutos

O empreendedor passa o ano inteiro pensando em estratégias para aplicar nas vendas de final de ano. Datas como Black Friday, Cyber Monday e Natal, podem ajudar o negócio a crescer.

Mesmo sabendo do retorno e vantagens de vender no final de ano, muitos empreendedores deixam para pensar nas estratégias muito próximo das datas, o que é um erro crucial para o negócio.

Além de perder vendas, você ainda prejudica sua marca — perdendo credibilidade — e desmotiva sua equipe com a correria e as decisões de última hora.

Treine sua equipe (vendas e atendimento)

Indiferente de qual época do ano estamos nunca se esqueça sua equipe, seja de vendas ou atendimento, precisa estar treinada. Ou seja, quando um cliente abordar um funcionário, o colaborador saberá exatamente como ajudar a pessoa.

Sua equipe precisa entender a necessidade do cliente e saber como resolver o problema, seja uma peça que acabou e não tem em estoque, um boleto que não foi compensado, um cartão recusado, um produto com defeito etc.

É de extrema importância que o treinamento seja realizado com todos os funcionários — antigos e novos — e com periodicidade.

Traga novidades para o seu e-commerce

Novidades no mundo virtual vão muito além de lançar novos produtos, sua marca pode implementar uma funcionalidade nova na plataforma, mudar o layout, acrescentar chatbot, novas formas de pagamento ou contato.

Enfim, nem só de produtos vive um e-commerce, pense na experiência do usuário como um todo: é fácil usar a barra de busca? A página do site carrega fácil e rápido? O site é responsivo (posso usar no celular, tablet, etc)?

O atendimento é integrado? Se o cliente reclamar no telefone e depois reclamar novamente nas redes sociais, sua equipe vai saber que é a mesma pessoa? Vai conseguir sanar o problema ou acalmar o cliente? Todos esses fatores influenciam na decisão de compra e recompra do cliente.

Faça promoções, descontos e frete grátis

Toda loja virtual, seja pequena, média ou grande, usa de estratégias como desconto, promoção, pague 1 leve 2, frete grátis, entre outras opções, para atrair e engajar os clientes.

Mas, vale ressaltar que, para implementar as estratégias mencionadas você precisa conhecer seu público, seu produto e, principalmente, sua margem de lucro.

Entendendo essas frentes seu negócio não sai no prejuízo com promoções e descontos irreais.

Entregue com perfeição

Nem só de venda vive um e-commerce, o que adianta você ter uma promoção legal e vender o produto, mas não entregar com excelência? Pense na logística, ou seja, como sua equipe vai manusear e controlar todos os pedidos, o estoque, o atendimento etc.

Também avalie o quão rápido o pedido é separado, embalado e enviado para o cliente, nunca exceda o prazo de entrega, isso gera muito frustração no cliente.

Além de entregar no prazo – que é o mínimo que as pessoas esperam da sua empresa — pense na embalagem, faça uma cartinha a mão ou desenvolva um cheiro (perfume) que as pessoas consigam associar a sua marca.

Tenha um pós-venda bem estruturado

Depois que você passou por todos os passos acima, ainda tem um passo fundamental no processo de venda (e jornada do consumidor) o pós-venda.

Você precisa, e deve, manter relacionamento com a sua base de clientes, seja via WhatsApp, e-mail marketing, SMS, Instagram, enfim, o pós-venda precisa existir. Lado a lado com o pós-venda caminha o atendimento e a régua de relacionamento com o cliente.

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