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Seu e-commerce deu certo. Continue avançando no mercado digital

por Marcos Nannetti Quarta-feira, 01 de dezembro de 2021   Tempo de leitura: 4 minutos

Vários são os desafios do e-commerce no Brasil. Se aventurar no mercado digital é algo que cresce entre as empresas, que desejam atender o consumidor não somente no varejo físico, mas também no varejo digital. A jornada da transformação digital já é uma realidade.

A decisão de migrar totalmente ou parcialmente para o varejo digital e construir uma operação rentável requer investimentos, disciplina, mudança de mindset e disposição para o novo.

Primeiras etapas do processo de e-commerce

Abaixo, o passo a passo, para as empresas que estão ensaiando essa mudança dentro de suas organizações e que querem ter um e-commerce lucrativo:

  • escolher o produto;
  • realizar compras de qualidade;
  • descrever o produto com riqueza de detalhes;
  • anunciar de forma clara e objetiva;
  • segmentar e atingir o público-alvo certo;
  • fechar a venda e entregar de forma rápida e eficiente.

É preciso ter em mente que os processos são vivos e devem ser revistos e adaptados à medida que seu negócio cresce. Então, fica a pergunta: como manter lucratividade diante deste cenário? O segredo está na automatização das operações e contar com um ERP que já esteja adaptado e em constante evolução.

Vamos agora explorar um pouco mais cada um destes processos.

Apuração da margem de contribuição

No varejo físico o foco é o produto. Afinal, há um ponto de venda que necessita de funcionários, estoque, mobiliário, equipamentos e que siga as regras e leis de cada município. Já no varejo digital o foco é o cliente. Aqui, o ponto de venda está disponível 24h, 7 dias por semana.

O consumidor é quem decide que horas irá às compras, ou seja, disponibilidade total. Os custos totais de venda podem ser maiores na venda digital, mas são variáveis. Geralmente, quem gasta mais, vende mais. Por isso, no varejo digital, é importante acompanhar a margem de contribuição dos produtos e ter sistema de precificação que possibilita margens diferenciadas e a criação de preços específicos para cada canal é essencial.

Logística interna

A logística interna também é outro processo fundamental no e-commerce. Carregamento de estoques, armazenamento, separação, embalagem e envio dos produtos precisam ser feitos de forma rápida e assertiva.

Optar por um sistema que tenha capacidade de parametrizar todo o processo de picking & packing (separação e embalagem) — e, desta maneira, criar opções para que se defina a ordem e os horários em que cada etapa — é importante na integração dos processos. Portanto, ter versatilidade para se adequar aos vários tipos de produtos e operações é fundamental para atender a todos os e-commerces.

Logística externa

Já a logística externa (entrega dos produtos para os clientes) é também decisiva para o sucesso da operação no mercado digital. Ou seja, está diretamente relacionada à localização do seu centro de distribuição, uma vez que isso afetará o seu custo de transporte.

Acompanhar de perto o custo dos fretes e a eficiência de cada transportadora em cada uma das regiões em que sua empresa opera é uma tarefa do dia-a-dia da gestão de um e-commerce.

E o mesmo vale para realizar parcerias bem sucedidas com transportadoras. Afinal, irá gerar economia de tempo e dinheiro para sua empresa, deixando o cliente mais satisfeito com prazos menores de entrega do produto adquirido.

Os desafios são vários para as empresas que estão iniciando o processo de vendas no mercado digital. Então, conhecer o público-alvo, mercado, canais de vendas e divulgação são ações fundamentais, juntamente com os processos de e-commerce. Esse conjunto de ações irá nortear o processo de transformação digital das empresas.

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