Seu e-commerce carrega em menos de 2 segundos?
Por mais incrível que pareça, ainda existem sites lentos. Projetos que não foram otimizados, tanto na estrutura quanto na hospedagem de site que são fatores decisivos para ter o carregamento rápido.
Se seu site demora mais de 6 ou 7 segundos para carregar, fique alerta. O Google já leva em consideração o tempo de abertura do seu site para rankeamento nos resultados de busca.
E ano passado, John Mueller, Webmaster Trends Analyst da Google publicou em sua conta no Twitter, que não há limite de requisições HTTPS, mas é importante seu site carregar rapidamente, cerca de 2 e 3 segundos.
Alguns outros fatores que você precisa manter a atenção são a taxa de rejeição e o tempo médio na página.
As vendas digitais aumentaram em 2017, cerca de 7,5% comparado com mesmo período em 2016.
Isso quer dizer que usuários estão realizando suas compras através da internet, buscando por qualidade, preço e rapidez.
Por isso a importância de ter um site rápido. E isso talvez seja influência do Google, pois a velocidade que ele responde às suas solicitações é “desumana”.
Para ficar bem posicionado no Google, existem milhares de fatores que são levados em consideração, certo? E a velocidade é uma delas. Sim, a velocidade que seu site é carregado afeta no posicionamento no Google.
Então se seu site demora para ser carregado, acredite, o Google e os usuários não gostam.
John Mueller, afirma que: “As páginas muito lentas são levadas em consideração.”
Infraestrutura / Hospedagem
Você sabia que a infraestrutura de hospedagem do seu E-commerce afeta a velocidade do seu site?
Se você gerencia um E-commerce acredito que o seu tempo vale ouro, mas isso é um problema, sabia?
Na correria do dia a dia, a infraestrutura pode passar despercebida, e você acaba dando pouca importância para o desempenho do seu site.
O E-commerce precisa de uma hospedagem de qualidade, otimizada e gerenciada, assim além de ter um site rápido, sua equipe mantém o foco nas vendas.
Há vários planos de hospedagens disponíveis no mercado, como a Hospedagem Compartilhada, Cloud Server e o Servidor Dedicado, cada uma com seu diferencial.
Alguns fatores essenciais para uma infraestrutura de sites criar experiências incríveis para você e seus clientes, são:
Se tratando de velocidade, existem algumas configurações em seu ambiente que servem para que sua hospedagem forneça o melhor de sua capacidade. É claro que cada caso é um caso, mas entre os sites com menor tempo de carregamento as configurações utilizadas são:
- Otimização do servidor web (apache ou nginx);
- Configuração do PHP;
- Utilização de uma rede de distribuição de conteúdo inteligente (CDN);
- Tuning do banco de dados.
Separei nesse post alguns hacks não convencionais para gerar mais tráfego, multiplicar sua conversão e aumentar os lucros – acredito ser útil.
CDN
A CDN faz parte da infraestrutura, mas decidi criar um tópico somente para ela, por sua importância em relação a velocidade dos sites.
As CDNs otimizam o carregamento do seu site, como? Utilizando o conceito de redes de distribuição de conteúdo (content delivery networks), seu site é carregado em servidores próximos de acordo com a sua região geográfica. Isso é demais!
Procure uma hospedagem com esse recurso disponível que com certeza a diferença de latência será menor.
SEO
A velocidade de um E-commerce influencia o SEO, acredito que você já sabia disso, não é? Minha dica é, no seu planejamento de SEO, análise todos suas páginas, verifique a velocidade de abertura, taxa de rejeição e o tempo médio na página.
De nada adianta ter um conteúdo épico na página de produto se a velocidade não contribuiu para o SEO e sua hospedagem não for otimizada.
A um tempo atrás, a SEMRUSH apresentou para nosso leitores do blog da SECNET, alguns segredos de SEO para E-commerce, se usados de forma estratégica e alinhada com sua infraestrutura, o resultado será visível na SERP.
Velocidade das Gigantes Brasileiras
Resolvi analisar os maiores e-commerces do Brasil. Utilizando a extensão do Chrome, Page Load Time. Fiz duas requisições em modo anônimo para medir o tempo de abertura das páginas principais (Home). Confira o resultado:
Americanas
1º acesso: 4,5s
2º acesso (cache): 2,0s
Privalia
1º acesso: 2,1s
2º acesso (cache): 1,4s
Shoptime
1º acesso: 5,7s
2º acesso (cache): 3,0s
Barateiro
1º acesso: 3,1s
2º acesso (cache): 0,7s
Netshoes
1º acesso: 6,4s
2º acesso (cache): 1,1s
Walmart
1º acesso: 3,4s
2º acesso (cache): 2,8s
Submarino
1º acesso: 4,7s
2º acesso (cache): 2,7s
Extra
1º acesso: 5,4s
2º acesso (cache): 1,3s
Algumas lojas virtuais hospedadas na SECNET chegam a carregar em 4,5s. Esses números pequenos podem ser a sua grande dor de cabeça. Cada segundo ganho, melhora a experiência dos seus clientes.
Os principais motivos do carregamento lento
Uma pesquisa realizada pela Load Impact em 2013 mostra que a média de carregamento de uma loja virtual é 8 segundos. O bom desempenho é crucial para o comércio eletrônico, já que a correlação entre o desempenho e as vendas são visíveis.
Alguns motivos que levam seu e-commerce a ficar lento são:
Fora estes citados acima, existem outros fatores que levam um site a lentidão e que devem ser considerados e corrigidos para obter o melhor desempenho da sua plataforma e infraestrutura.
Dicas práticas para aumentar a velocidade do seu e-commerce
E aí, seu E-commerce carrega em menos de 2 segundos? Acredito que para chegar nesse ponto é preciso muito planejamento, desde a infraestrutura a arquitetura do site.
Ter um site rápido trará apenas benefícios para o seu negócio, mas para que isso aconteça é necessário que algumas otimizações sejam realizadas, como:
- Otimizar sua hospedagem para sua aplicação e evitar lentidão;
- Utilizar CDNs, como por exemplo o CloudFlare, dessa forma você oferece uma navegação mais rápida e segura para seus clientes;
- Compactar arquivos (como CSS, HTML e JavaScript) para diminuir o tamanho dos arquivos que precisam ser carregados;
- Otimizar arquivos HTML, “identando” as linhas de código e removendo comentários para facilitar a leitura de seu arquivo e diminuir seu tamanho;
- Otimizar e/ou comprimir todas as imagens para diminuir seu tamanho e o tempo que leva para carregá-las.
5 motivos para melhorar a performance do seu site
E se você chegou até aqui e ainda está se perguntando: “Tá! Mas pra quê eu preciso de um site rápido? Como isso vai ajudar meu negócio?”, acalme-se a seguir te darei alguns bons motivos para ter um site com menos de 2 segundos de carregamento.
Há uma melhora significativa nas conversões do site. A maioria das compras online são feitas por impulso. Para um e-commerce é importante aproveitar este momento para aumentar as conversões em vendas, mas é impossível fazer isso tendo um site lento.
O gráfico abaixo é foi obtido a partir de uma pesquisa realizada pela equipe do Walmar durante a reestruturação de seu e-commerce, nesse processo eles analisaram o tempo de carregamento do site e qual o desempenho das conversões. Eles tiveram os seguintes resultados:
Pesquisa completa – Gráfico disponível no slide 37
Outra vantagem de ter um site rápido é a melhora no ranqueamento. O Google apoia páginas com carregamento rápido.
O Google gosta de sites rápido, pois assim o trabalho dos “Robots” que navegam os sites para indexá-los, também, fica mais rápido.
É possível aumentar sua receita tendo um site que carrega em menos de 2 segundos. De acordo com a mesma pesquisa da Walmart, citada anteriormente, no resultado final observaram que para cada 100 ms de melhoria, eles aumentaram a receita incremental em até 1%.
Espero ter te ajudado a entender a importância de ter um site rápido, de preferência que carregue em menos de 2 segundos.
Se você gostou desse conteúdo e acha que mais pessoas precisam saber como otimizar a velocidade de seus sites, compartilhe esse artigo com sua rede de contatos e agregue mais valor ao seu perfil.
Um grande abraço e até a próxima!
Artigo produzido em parceria com Bruno Scoz da SECNET.