SEO para E-Commerce: otimizando a monetização com dados

por Arthur Roder Segunda-feira, 14 de junho de 2021   Tempo de leitura: 5 minutos

Os desafios de SEO para e-commerce são múltiplos. Não há nenhum tipo de site tão complexo e tão dinâmico como uma loja virtual. Por isso, é necessária muita clareza na hora de priorizar a otimização de um e-commerce para mecanismos de busca.

Nesse post, eu vou mostrar um framework para identificar oportunidades de SEO a partir de uma simples análise de dados. Espero que esse approach traga muito mais clareza para otimizar a monetização da sua loja virtual!

Como identificar oportunidades de SEO para e-Commerce com dados

Uma verdadeira estratégia de marketing digital e SEO requer dados. Não basta saber quais palavras tem um volume maior de buscas mensais, ou quais são menos competitivas nos motores de busca. Para sustentar um crescimento orgânico de longo prazo, é preciso muito mais planejamento estratégico.

Quando pensamos em um e-commerce, isso é ainda mais verdade. Afinal, não basta só trazer mais e mais tráfego para um website. É muito importante também trazer tráfego qualificado. Ou seja, os visitantes com alto potencial de conversão, os que de fato têm um impacto na monetização da sua loja virtual.

Então, vou discutir abaixo como identificar oportunidades que realmente impactam a conversão e a geração de receita através da análise do e-commerce que você já realiza. Confira!

Os dados de e-commerce para SEO

Diferente de um site tradicional, como um portal de notícias, um blog ou um site empresarial, um e-commerce possui métricas específicas. Para dar um exemplo clássico, a taxa de abandono de carrinho. Quando falamos de SEO, contudo, não são todos esses problemas que podemos resolver.

No contexto do SEO, os problemas do seu e-commerce que podem ser tratados estão ligados à visibilidade em mecanismos de buscas, otimização para dispositivos móveis, resultados ricos, qualidade e relevância do conteúdo, velocidade de carregamento da página e arquitetura do website.

De todos os pontos onde o SEO é útil para um e-commerce, ele é mais acionável para a monetização do site quando pensamos na análise de termos de busca associados à conversão.

Portanto, para identificar oportunidades de SEO no seu e-commerce analytics, é preciso focar em:

  • Visitas mensais;
  • Taxa de conversão;
  • Palavras-chaves que levaram às conversões;
  • Receita de cada palavra-chave.

Acionando as análises de dados

Dados são informações brutas que precisam ser interpretadas. Ou seja, por mais que não mintam, números não falam por si mesmos. Saber interpretar os dados da interação dos usuários com a sua loja virtual é fundamental para sua estratégia de SEO.

O primeiro passo para acionar suas análises em propostas concretas de SEO é fazer as perguntas certas. Se você já conseguiu organizar as palavras-chaves que mais trazem receitas para o seu site, você já sabe onde focar os seus esforços de otimização no futuro: nos termos que menos trazem receita.

Ao invés do que pode parecer, as palavras-chaves que mais trazem receita não devem ser aquelas que vão ocupar seu time de SEO. Pelo contrário: se o seu site ranqueia em motores de busca por palavras que não geram tanta conversão, é vital que você inverta esse cenário.

Afinal, há grandes chances de que o seu e-commerce tenha pouco a ganhar na parte em que ele já está indo bem. Por outro lado, se existem termos que são relevantes para sua loja, mas que trazem menos renda, então a sua oportunidade de SEO é maior.

Para acionar essa percepção, realize as seguintes ações:

  • Investigue as páginas de produtos associadas aos termos. Elas estão realmente otimizadas com On-Page SEO? As descrições e os títulos estão otimizados?
  • Procure entender se há algum problema com a árvore de categorias do seu e-commerce. Há algo que confunde a navegação do usuário? Essas páginas estão a mais de 3 cliques de distância da página principal?
  • Faça uma auditoria técnica dessas páginas. Há algo que impeça que elas sejam visíveis nos mecanismos de busca? Tem algum conteúdo duplicado no site? Como estão as tags canônicas?
  • Busque entender como é a competição dessa palavra-chave. Ela é mais competitiva? Existem grandes players disputando pelo tráfego desses termos?
  • Compare as páginas com menos visibilidade com as que possuem mais. O que você pode aprender? Há algo muito diferente entre elas?
  • Com esse framework, você tem uma forma rápida de priorizar as atividades de SEO no seu e-commerce que vão impactar diretamente a monetização do site e o ROI do seu investimento em marketing de mecanismos de busca.

Se ficou alguma dúvida, ou se a leitura suscitou alguma opinião, deixe seu comentário logo abaixo!

Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo!
Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica?
Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER