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SEO para e-commerce: dicas para vender mais em 2022

Por: Daniela Molinari

Formada em Relações Públicas e especialista em Mídias Digitais, possui 8 anos de experiência na área de SEO, aplicando estratégias integradas com foco em performance. Atualmente atua como Coordenadora de SEO na GhFly, liderando uma equipe multidisciplinar, desenvolvendo estratégias data driven, voltadas para os pilares de Search Experience e customer centric.

Quando se fala em SEO, geralmente, vem logo à cabeça o ranqueamento de blogs com o objetivo de gerar tráfego orgânico e credibilidade a um site. No entanto, a estratégia de otimização para mecanismos de buscas também é um ótimo caminho com foco em vendas via e-commerce. 

Sendo assim, essa estratégia se torna cada vez mais explorada por marcas que buscam melhorar sua relevância e captar mais tráfego em um mercado tão concorrido. Já que com ela, para além do reforço de marca, é possível alcançar retornos em faturamento à medida em que as boas práticas são aplicadas e o site avança no ranking de buscas. 

Das técnicas mais básicas às mais complexas e específicas, SEO é a sigla para “Search Engine Optimization” – o que na tradução livre significa “otimização do sistema de buscas”. As técnicas têm como objetivo melhorar o posicionamento de um determinado site nos resultados de mecanismos de buscas como Google, Yahoo e Bing. 

A importância do SEO para e-commerce

Para entender a importância de se preocupar com a otimização para mecanismos de busca, basta dar um passo atrás e observar o comportamento comum aos usuários: grande parte deles, antes de decidir o que e onde comprar, recorre ao Google – o principal dentre os buscadores. E lá, saem na frente os primeiros resultados da busca orgânica. 

Segundo estimativas, de todas as buscas realizadas, em média, 28,5% dos cliques são feitos no primeiro resultado apresentado. Menos de 10% dos usuários chegam a acessar a segunda página do índice do Google. 

Além disso, os números absolutos de buscas também reforçam a importância do tráfego orgânico para quem busca resultados no ambiente virtual. Hoje, são cerca de 100 bilhões de consultas por mês, com uma média de 3 bilhões por dia apenas no Google, sendo que o Brasil é o segundo país do mundo que mais realiza buscas – ficando atrás apenas da China. 

Para implementar ou avançar com as estratégias de SEO para e-commerce, é grande a lista de otimizações possíveis para acelerar os resultados em tráfego orgânico. O que é imprescindível reforçar é a importância do conteúdo para alcançar um bom posicionamento de páginas e produtos.

Quando se trata de uma loja virtual, o conteúdo principal fica a cargo das descrições de categoria e dos próprios produtos, que devem sempre ter como prioridade informar tudo aquilo que o usuário tem como expectativa, da forma mais completa possível. 

Entendendo este ponto já é possível concluir que é esperado que os textos sejam assertivos para atender a intenção de busca do usuário. Assim, precisam ser bem estruturados e apresentar palavras-chave relevantes para a busca e tráfego, a fim de terem um melhor posicionamento nas buscas orgânicas. 

O quão extenso o texto de categoria ou produto será, vai depender diretamente do nível de complexidade do segmento e/ou objeto vendido e a quantidade de informações a ser comunicada ao cliente. 

É fundamental otimizar as páginas de produtos e categorias para alcançar um bom posicionamento nas buscas, já que elas estão ligadas às buscas transacionais – aquelas que tem como finalidade a realização de uma ação. No caso de um e-commerce, da compra propriamente dita. 

Essas páginas são aquelas que devem ser oferecidas aos usuários que estão já no fundo do funil, prontos para realizar a conversão. Estando elas bem ranqueadas, faz com que aumente a taxa de conversão entre aqueles que acessam o site e efetuam uma compra. 

No entanto, isso não exclui a importância de implementar uma estratégia focada nas outras etapas do funil de vendas, considerando que também são públicos-alvo necessários de serem nutridos para que cheguem ao momento de compra. 

Nesses casos, implementar um blog anexo ao e-commerce pode ser uma ótima alternativa para que o domínio produza conteúdos de interesse das buyers personas da empresa em cada momento da jornada. Assim, aumentaria a presença da marca nos resultados de buscas orgânicas – além de que faria crescer a autoridade do site diante dos buscadores, à medida em que a frequência de conteúdo de qualidade for mantida. 

As otimizações on-page no e-commerce

A partir do momento em que já se entende a importância do SEO e do conteúdo de qualidade, pode-se dividir algumas das principais otimizações para mecanismos de busca. Por exemplo, as implementadas nas próprias páginas do site (on-page) e as otimizações relacionadas a outras estruturas digitais (off-page). 

Para as empresas que estão na fase de planejamento do e-commerce ou de reestruturação do site, o primeiro e mais importante passo é a definição da arquitetura do site seguindo as boas práticas de SEO e de usabilidade. 

O estudo e planejamento de como serão construídas e categorizadas as páginas de uma loja virtual deve considerar que todo o site deve oferecer uma navegação simples ao usuário para oferecer a melhor experiência possível a cada um desses clientes – ampliando, assim, as chances de conversão em vendas.  

Com o e-commerce já no ar, existem algumas outras técnicas recomendadas em SEO on-page: 

  • Linkagem interna;
  • Heading tags;
  • Dados estruturados;
  • Otimização de fotos e vídeos;
  • Inserção de conteúdo multimídia para enriquecer o conteúdo descritivo de produtos;
  • Otimizações constantes para manter alta velocidade de carregamento do site;
  • Entre outras. 

Outras estratégias para melhorar o resultado

Grande parte do trabalho em SEO está focado nas melhorias implementadas no conteúdo e no código fonte de um site. Conseguir planejar o roadmap do e-commerce para realizar cada uma dessas boas práticas já garante um grande potencial de aumento no tráfego e conversão orgânica no curto, médio e longo prazo. 

No entanto, é essencial saber também que o trabalho não para quando se termina a lista de otimizações on-page. Até porque, a otimização do sistema de buscas é uma atividade constante, visto que um  site sempre sofrerá alterações e o SEO precisará se adaptar a elas. Além disso, quando se trata da venda de produtos no ambiente digital, a estratégia de vendas precisa olhar para o todo e considerar a forma como cada plataforma será integrada às demais. 

Ao analisar as técnicas de SEO e o investimento em mídia paga, por exemplo, fica evidente a semelhança entre os dois trabalhos: as palavras-chave. Ao unir o planejamento das duas áreas é possível otimizar o trabalho e conseguir reduzir o valor pago no leilão do Google ADS e atingir também uma diminuição do Custo por Clique, a medida em que se entende a conversão que já chega de maneira orgânica ao site. 

Da mesma maneira, ao dar importância à integração do e-commerce com um CRM, responsável pela gestão de dados de clientes, é possível ter acesso à informações importantes sobre a jornada de compra e trabalhar o pós-vendas para ter recorrência. 

Com tamanha quantidade de produtos disponíveis para a venda online e concorrência entre os resultados de busca do Google, não é pequena a lista de boas práticas a serem implementadas para melhorar o desempenho de um e-commerce. Por outro lado, com uma análise de concorrência é possível perceber como ainda são poucos aqueles que executam as técnicas que podem trazer grande diferença nos resultados. Ganham aqueles que saem na frente, passando da teoria e colocando em prática o SEO para e-commerce, garantindo relevância em um mercado tão concorrido.

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