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SEO para e-commerce de moda: como criar uma estratégia de palavras-chave

Por: Camila Panades

Formada em Moda pelo Senac, trabalhou em grandes marcas do varejo antes de montar seu próprio negócio. Hoje é Creative Director e CEO da Pajaris, e-commerce especializado em moda de praia que se destacou como Case de Sucesso de Inbound Marketing.

Criar um e-commerce hoje é muito mais fácil do que anos atrás. Essa facilidade se dá pelo desenvolvimento da tecnologia, e uma quantidade extensa de conteúdo disponível sobre o assunto em blogs e cursos.

Contudo, quando alguém decide por começar um e-commerce de moda, por exemplo, pode acabar esquecendo de algumas estratégias importantes para que a loja tenha sucesso. Neste caso, estamos falando da estratégia de palavras-chave para SEO.

A seguir você saberá criar uma boa estratégia de palavras-chave para SEO focada para e-commerces de moda. Assim, você não terá mais dúvidas sobre como garantir alguns requisitos mínimos para o sucesso da sua loja nos buscadores.

O que são palavras-chave?

Antes de mais nada, vamos definir este conceito tão importante para quem trabalha na internet: as palavras-chave.

Originalmente, a definição de palavra-chave seria a seguinte:

  • Uma palavra que resume os temas principais de um texto. Esta palavra identifica os temas importantes que servem como referências para pesquisas.
  • Antes do desenvolvimento da internet, era possível encontrar palavras-chave em artigos científicos, catálogos, e outras áreas bastante específicas.

Por outro lado, atualmente a utilização de palavras-chave para SEO têm uma definição um pouco diferente:

  • Termos que são formados por uma ou mais palavras. E são o meio através do qual as pessoas utilizam os buscadores de internet como o Google para responder as mais diversas dúvidas que possuem.
  • Portanto, as palavras-chave mais buscadas dentro do seu nicho de mercado, são as que devem ser trabalhadas na sua estratégia de SEO para e-commerce de moda.

Para ilustrar, vamos criar um exemplo

Considerando o nicho de e-commerce de moda, vamos considerar que muitas pessoas buscam pela palavra-chave “roupas femininas baratas”. Ou então “roupas masculinas para formatura”.

Ambos os termos possuem um volume de buscas bastante elevado no Google, e por isso são interessantes para você.

Agora… E como fazer com que as pessoas encontrem o seu e-commerce quando pesquisarem por este tipo de palavra-chave?

Para alcançar as primeiras páginas do Google, é preciso utilizar algumas estratégias. Porém, a base de qualquer estratégia de palavras-chave para SEO será trabalhar o conteúdo do seu site com qualidade e organização.

Assim, as pessoas poderão acessar este conteúdo, ou a descrição do produto, e tirar todas as suas dúvidas relacionadas à palavra-chave que pesquisaram.

Como começar uma estratégia de palavras-chave para SEO

Agora que o conceito e exemplos de palavras-chave já ficaram claros, podemos seguir o raciocínio para as estratégias eficazes de SEO para um e-commerce de moda.

Confira os passos mais importantes nesta caminhada, para que a sua loja virtual conquiste destaque na internet.

Faça uma pesquisa das palavras-chave

A primeira pergunta que você deve se fazer é: o que os meus clientes se perguntam antes de comprar o produto que eu vendo?

Considerando que a sua loja virtual comercializa itens de moda praia:. O que uma mulher procurando um biquíni novo para o verão vai digitar no Google antes de comprar?

Você pode até perguntar para alguns clientes como foi que eles encontraram você. Mas se você ainda estiver começando — ou querendo realmente entender o que está por trás dos acessos no seu site —, é possível utilizar algumas ferramentas disponíveis gratuitamente, como:

  • Ubersuggest;
  • Planejador de palavras-chave do Google Adwords;
  • SemRush (ferramenta paga e mais completa).

A partir destas ferramentas, você conseguirá um relatório esclarecedor sobre os acessos que acontecem no seu site. Além disso, pode pesquisar sites de concorrentes e criar a partir disso a sua própria estratégia.

Organize o seu site e seus produtos conforme as palavras-chave

Com o conhecimento das palavras-chave que mais geram tráfego para o seu nicho de atuação, você pode começar a trabalhar com elas.

De maneira geral, é importante que o site seja otimizado para que os robôs do Google consigam encontrá-lo em meio a tantos domínios disponíveis.

Portanto, se você deseja vender itens de moda praia, é preciso comunicar isso em diversas partes do seu site:

  • Título da página inicial do site;
  • Descrição da página inicial e dos produtos no próprio site;
  • Criar categorias no site com as palavras-chave identificadas, e marcá-las nos produtos;
  • Nomear as imagens utilizadas com as palavras-chave. Afinal, você pode ser encontrado também por meio do recurso de busca por imagens do buscador;
  • Criar uma meta-description do produto, que vai aparecer no próprio buscador antes mesmo da pessoa entrar no seu site para receber mais informações;
  • Editar a URL da página do produto para conter a palavra-chave e não caracteres especiais e números como 3456=$%%.

E além de tudo isso, pense sempre na experiência do usuário dentro do seu site. Faça perguntas como:

  1. É possível entender as características do produto?
  2. O tamanho, cores e formatos ficaram claros?
  3. E o preço, está visível e claro para os usuários?
  4. A forma de pagamento é acessível para o seu público e está discriminado na página?
  5. O usuário consegue visualizar bem todos os lados do produto para imaginá-lo em sua frente?

Se todas as respostas forem sim, você fez um ótimo trabalho ao descrever o produto. Mas se a resposta para alguma das perguntas for não, é necessário revisar e deixar tudo organizado.

Utilize as ferramentas do Google como Search Console e Analytics

Se a sua intenção é ser encontrado no Google pelos seus usuários, nada melhor do que utilizar ferramentas do próprio Google para monitorar tudo isso.

E não se engane, as duas ferramentas são utilizadas para objetivos diferentes, e são ambas essenciais para o seu e-commerce de moda.

Para que serve o Google Search Console

Através do Google Search Console, será possível monitorar algumas informações importantes. Entre elas, podemos citar algumas:

  • Quais são as palavras-chave mais utilizadas pelas pessoas que chegam até o seu e-commerce;
  • Erros encontrados nas suas páginas;
  • Sites que fazem links para a sua loja;
  • Rastrear cada URL para ter ainda mais informações ricas do seu negócio.

Em um primeiro momento, o painel do Google Search Console não estará muito interessante. Contudo, depois de alguns dias ou semanas, dependendo do seu tráfego, as informações coletadas nesta ferramenta serão essenciais para toda a sua estratégia de SEO.

Para que serve o Google Analytics

Por outro lado, o Google Analytics contribui com informações sobre o comportamento dos usuários dentro das suas páginas. Entre as informações coletadas por essa ferramenta poderosa podemos citar:

  • Número de visitantes da loja, e quantas páginas cada pessoa visitou;
  • Origem destes visitantes (google, campanhas de email, redes sociais,…);
  • Qual o dispositivo que foi utilizado (computador, celular, tablet);
  • Tempo de permanência da loja;
  • Taxa de conversão de visitantes para clientes.

Assim, é possível perceber que estas duas ferramentas são muito importantes se você quer entender se a sua estratégia com as palavras-chave estão funcionando.

Pronto para escalar os resultados do seu e-commerce de moda?

Depois de entender algumas estratégias importantes para aplicar na sua loja, é hora de começar a colocar tudo em prática.

Entendemos que começar não é fácil, e são diversos conceitos e ferramentas diferentes a utilizar.

Contudo, ao investir tempo neste tipo de tarefa, os resultados que são colhidos no futuro são bastante positivos.