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SEO para descrição de produtos no e-commerce em 5 passos

por Thiago Sarraf Quarta-feira, 17 de julho de 2019   Tempo de leitura: 5 minutos

O SEO tem um grande papel quando o assunto é aumentar tráfego orgânico e ajudar nas vendas em geral. Fazer o SEO da sua página do e-commerce é aquele diferencial que dá trabalho, mas se bem feito, pode te colocar a frente da concorrência. Aliás, hoje em dia o SEO não é mais tão diferencial, mas um requisito caso você queira que sua loja tenha bons acessos e boas vendas.

Neste artigo, vamos falar sobre os cinco passos para otimizar o SEO da descrição de produtos da sua loja online.

Você está confiante sobre a vitrine do seu e-commerce. A velocidade do seu site também está das melhores e as imagens estão profissionais.

Infelizmente, mesmo se sua descrição de produtos estiver otimizada para vendas, só isso pode não ser suficiente para impactar. Afinal, ninguém pode comprar seus produtos se não os achar. E se você não está nas primeiras opções… Pode ser que não exista para muitos internautas.

Escreva para os consumidores, não robôs

A regra número um do SEO de descrição de produtos é escrever para as pessoas, não aos mecanismos de busca.

A razão principal é: o que é bom para sua audiência, é bom para os mecanismos de busca. Afinal, a maior preocupação dos consumidores é a usabilidade do seu produto.

A busca é feita para os consumidores encontrarem justamente o que estão procurando. Se sua descrição de produtos se alinhar com seu objetivo, vai agradar o ranking do Google.

Ao escrever descrições de produtos, pergunte-se a si mesmo se ela ajuda ao consumidor:

  • Esclarece dúvidas?
  • Faz os consumidores desejarem o produto?
  • Ajuda na decisão final da compra?

Lembre-se que no e-commerce a interação humana é mínima. Por isso seus produtos não devem deixar dúvidas.

Destaque os benefícios

Você não pode escrever uma descrição informativa e certeira se não entender do produto por dentro e por fora. Conhecimentos vagos sobre o produtos vão levar à uma descrição igualmente vaga. Isso não é de muita ajuda aos consumidores nem aos mecanismos de busca.

Você pode achar o produto incrível e estar pronto para descrever as suas características, mas lembre-se: os consumidores estão em busca de benefícios.

Características: são impessoais. Descrevem o que o produto é e o que pode fazer, como funciona e o material de que é feito. Mas, por que o cliente deveria compra-lo?

Benefícios: descrevem como o produto vai funcionar para o comprador. Benefícios devem contar como o produto pode melhorar ou simplificar a vida do consumidor.

Listar benefícios é mais eficiente do que listar as características. Adicionar os benefícios torna o produto relevante para o comprador e, além de tudo, melhora o SEO.

Mire nas keywords certas

O trabalho de otimizar corretamente o SEO inclui escolher as palavras-chave certas. Isso vai facilitar a busca dentro de suas páginas e ajudar a internet a entender o que seu e-commerce está vendendo.

O mercado disponibiliza N ferramentas para você achar e entender diversas palavras-chave. Entender e mirar nas palavras-chave corretas fará com que seus produtos sejam encontrados mais facilmente e, consequentemente, mais vendidos.

Lembrando que a palavra-chave deve estar presentes nos seguintes locais:

  • URL da página;
  • Descrição de produto;
  • Atributo title da imagem.

Não pense que lotar o texto com a palavra chave vai fazer o Google encontrar mais facilmente seu produto, ao contrário, isso pode ser desvantajoso para seu e-commerce. Além do buscador descartar sua página, cansa a leitura do cliente e não instiga a venda.

Saiba quando a história é necessária

Ouvimos muito dizer que as descrições de produto devem contar a história do produto, mostrar seus benefícios e características, e assim por diante.

Porém, saiba medir quando o produto pede ou não essa descrição detalhada. “Enfeitar” demais produtos que são “simples” — ou cuja finalidade já é mais do que clara para o consumidor — pode não ajudar a alavancar as vendas.

Não enrole e crie histórias bonitas para o fio dental. Seu comprador já sabe para que ele serve. Por outro lado, invista na descrição de produtos manufaturados, por exemplo, já que são únicos.

Crie conteúdo único

Não copie descrições de outros produtos. Evite duplicar conteúdo o máximo que puder. No geral, criar descrições similares para todos os produtos da sua loja pode causar problemas para o Google indexar suas páginas.

Para ter certeza de que isso não aconteça, crie conteúdos únicos para cada produto da sua loja.

Demora, mas funciona

Pode ser demorado e cansativo escrever descrições de produtos, mas acredite: vale muito a pena. O ponto é pensar quais informações o e-consumidor vai querer primeiro. Então, seguir as regras de SEO e tentar atrair a atenção dos buscadores e dos consumidores.

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