SEO on-page e off-page: quais as diferenças?

por Gustavo Dechichi Segunda-feira, 02 de novembro de 2015

Ferramentas SEO são fundamentais para posicionar sua marca no meio on-line e em sites de busca, como o Google e o Bing. Para tal é primordial aplicar de maneira eficaz as estratégias SEO on-page e off-page.

SEO on-page

São todas as estratégias utilizadas na página da empresa. Portanto, são aqueles itens relacionados com a otimização do conteúdo do site. A escolha de um título otimizado, que contenha as palavras-chave, é um exemplo de estratégia On-page. Veja outros pontos importantes:

Título e subtítulos: precisam ser claros, conter as palavras-chave principais e obedecer a hierarquia h1, h2, h3. Ou seja, o título deve estar formatado como header 1, os subtítulos principais como header 2 e assim por diante.

Isso contribui para que o conteúdo fique visualmente mais agradável e também para que os robôs dos sites de busca percebam como o conteúdo está organizado e qual é a ordem de relevância de cada título dentro do texto.

Meta descrição: é o resumo do conteúdo da página. Cada página deve ter sua meta descrição e é importante que elas não tenham mais do que 160 caracteres. Também devem ser instigantes, para que o leitor queira acessar o site ao ver o resumo da sua página no site de busca.

URLs amigáveis: é importante observar a URL criada automaticamente pelo site e alterá-la, caso necessário. Uma URL cheia de números e símbolos é bem menos interessante do que uma URL que contenha o assunto tratado na página, certo? Observe os exemplos:

1. www.minhamarca.com.br/ip=2454870&0
2. www.minhamarca.com.br/otimizacao-de-sites
A segunda opção é muito mais amigável e agradável, por isso, é mais indicada.

SEO off-page

O SEO Off-page são os direcionamentos dos links para a sua página colocados em outros sites da internet. Esta é uma estratégia tão importante quanto o SEO On-page, que faz com que mais pessoas conheçam o seu site e que também influencia no seu posicionamento nos buscadores.

Elas devem ser relacionadas, de modo que uma complemente a outra, para que ambas contribuam para aumentar o tráfego da sua página. Veja algumas estratégias Off-page, que ajudam a conseguir mais links para o seu site:

Parcerias: é interessante firmar parcerias com outros sites e blogs para que eles linkem sua página sempre que possível. Mas é importante que os links estejam bem contextualizados, por isso, o ideal é encontrar parceiros que tenham uma linha de conteúdo relacionada a sua área de atuação.

Comentários: podem ser feitos em posts de outros blogs ou em fóruns da internet. Mas é muito importante que o comentário feito seja relevante e demonstre autoridade no assunto. No final, basta colocar o link para o seu site.

Redes sociais: não esqueça de compartilhar links para sua página nas redes sociais. Facebook e Instagram são dois exemplos de mídias que podem gerar um bom número de redirecionamentos para o site da sua empresa.

Você recomendaria esse artigo para um amigo?

Nunca

 

Com certeza

 

Deixe seu comentário

0 comentários

Comentários

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentando como Anônimo

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  Assine nossa Newsletter

Fique por dentro de todas as novidades, eventos, cursos, conteúdos exclusivos e muito mais.

Obrigado!

Você está inscrito em nossa Newsletter. Enviaremos, periodicamente, novidades e conteúdos relevantes para o seu negócio.

Não se preocupe, também detestamos spam.