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SEO: números importantes para observar se sua estratégia está dando certo!

Por: Jéssica Marinho

Analista de Marketing na plataforma Tray e colunista na Escola de E-commerce. Apaixonada por e-commerce e redação. Publicitária por formação.

Sem dúvidas você já ouviu falar muito de SEO, e não é para menos. As técnicas de SEO devem ser aplicadas para qualquer negócio que esteja presente na internet. Seja uma loja de produtos online, um serviço (físico ou online), blog etc.

Todas as páginas que estão na internet merecem ser trabalhadas com SEO. Assim, a possibilidade de melhorar seu posicionamento orgânico e aparecer para mais pessoas — sem pagar nada para o Google — aumenta consideravelmente.

Entretanto, uma das partes essenciais das técnicas de SEO é observar os resultados, especialmente de e-commerces. É importante não olhar apenas os números brutos e sim, compreender o que, de fato, eles significam.

Uma boa ferramenta para analisar esses números é o Google Analytics.

Números para observar em sua estratégia de SEO

Impressões

O número de impressões orgânicas da loja no geral ou das páginas otimizadas aumentaram? Isso é um ótimo sinal.

Significa que seu conteúdo está sendo entregue para mais pessoas, suas páginas estão aparecendo mais vezes para o público.

Embora seja um número bastante relevante, você não deve considerar apenas o aumento ou redução de impressões para saber se a estratégia está ou não dando certo.

Inclusive, redução de impressões não é necessariamente ruim.

Vamos conferir o porquê nos próximos tópicos.

Cliques

Os cliques acompanharam o aumento das impressões orgânicas?

De fato, não adianta aumentar muito suas impressões, se os usuários dos buscadores não estão clicando em seu link.

Caso o crescimento esteja em desacordo, entre impressões e cliques, pode significar que você não trabalhou bem sua title e description. Embora elas estejam otimizadas para a palavra-chave, devido ao aumento impressões, não estão atrativas o suficiente para serem clicáveis.

Sinal amarelo! Hora de rever o conteúdo destinado ao Google.

CTR

CTR é a taxa de clique em relação à quantidade de impressão.

Tudo que falei no tópico anterior fica mais claro aqui. O CTR mostrará a porcentagem dos usuários que foram impactados pelo seu link e realmente clicaram.

Se, de fato, houver o desacordo, através do CTR será muito simples de descobrir.

Entretanto, se os cliques aumentarem com as conversões, o CTR irá aumentar e esse é um sina de que a estratégia está indo bem.

Um outro caso implica na diminuição das impressões, contrapartida, um aumento de cliques e CTR. Observando apenas as impressões, pode ser assustador, mas olhando o contexto, é um bom cenário. Uma vez que você está impactando menos, mas está impactando os usuários certos — que possuem muito mais chances de comprar.

Posição média de KW

A posição média em que sua loja/blog está aparecendo para determinada palavra-chave, também é um bom indicador.

Quanto menor o número, melhor. Significa que as estratégias estão levando a página para as primeiras posições do Google.

Com o Search Console é bem simples fazer essa análise.

Conversão

Conversão não poderia faltar! Os outros números dizem muito, mas ninguém melhor que a conversão para dar a cartada final.

Entretanto, se o CTR está crescendo e a posição média da KW também, mas isso não está refletindo em vendas, esse pode ser um outro sinal amarelo.

É provável que os clientes estejam entrando na loja, mas não comprem por conta de vários motivos: falta de versão mobile da loja, difícil navegação, frete muito alto, dificuldade em finalizar a compra etc.

Muitas vezes os empecilhos de vendas estão dentro da própria loja e podem ser resolvidos de maneira muito simples.